Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 05 de junho de 2022 às 6:00 h | Autor:

Os segredos da ilha: ela vai aguentar a ponte?

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Cacha Pregos, a ponta sul da ilha e também da preservação ambiental na era da ponte
Cacha Pregos, a ponta sul da ilha e também da preservação ambiental na era da ponte -

A concessionária da ponte Salvador-Itaparica botou o pé na estrada tomando uma boa providência, o estudo completo, olhando tin tin por tin tin todos os aspectos ambientais e sociais dos 36 quilômetros de comprimento e mais de 400 mil quadrados na área que engloba os municípios de Itaparica (20%) e Vera Cruz (80%).

O estudo revela detalhes curiosos. A ilha, avistada por Américo Vespúcio em 1501, no paleolítico da colonização portuguesa, tem hoje 130 terreiros de candomblé, mais de 10 comunidades quilombolas. E também, no lado ambiental, nada menos que 70 mil espécies de plantas catalogadas uma a uma.

Oficialmente Vera Cruz tem 45 mil habitantes e Itaparica 22 mil. Uma ressalva: no verão a população em geral lá no mínimo triplica. E também os problemas, tendo na pauta principal dois, segurança e saúde. Os atrativos dos encantos geram uma demanda por serviços tão essenciais quanto precários, exatamente pelo estouro da demanda.

banda podre —Quem nos revela as angústias da banda podre da ilha é o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius (MDB). Ele diz que segurança é uma questão essencial lá, também cada dia mais se degenerando com os tiroteios provocados por brigas entre traficantes, um mal que contagia a Bahia de ponta a ponta, ressalte-se.

— Nós temos aqui uma Cia da PM para atender Itaparica, Vera Cruz e Salinas. Não dá. Já protocolamos esse pedido com farta documentação de justificativas e estamos na espera. Se a ponte vier como estamos, com certeza será pior.

Marcus ressalva também que é uma vergonha a ilha ter um sistema de saúde precário, tudo tem que se correr para Salvador, quando dá.

— Não temos aqui nem uma UTI. Nessas circunstâncias, a ponte vai com certeza agravar o problema cá.

Meio ambiente —Cláudio Vilas Boas, o CEO da Concessionária da ponte Salvador-Itaparica, diz que do ponto de vista ambiental o foco principal da linha de desenvolvimento é a preservação.

— Na banda da pista que vai dar na praia será permitido construir, na que vai dar na contra costa, não. Essa é a ideia.

Vai colar? Marcus Vinicius diz que já foi instituído um Fundo Compensador que trabalha justamente nessa direção, o que inclui dizer para a gurizada nas escolas que preservação ambiental é dever moral. O melhor é acreditar

Política com Vatapá

Camarada Álvaro

Clóvis Ferraz, quatro vezes deputado estadual, ex-presidente da Assembleia da Bahia e carlista a vida inteira, e Álvaro Gomes, três vezes deputado estadual, sempre ligado ao PCdoB, adversários políticos, mas amigos fraternais.

Esta semana os dois se encontraram na sala do cafezinho, na Assembleia, quando lembraram a visita que fizeram em 2010 a Moscou, a capital da Rússia, em visita oficial pelo legislativo baiano.

Conta Clóvis:

— Em todos os lugares que chegávamos Álvaro fazia questão de se apresentar a alto e bom som: ‘Sou Álvaro Gomes, integrante do Partido Comunista do Brasil!’. O tradutor traduzia, todo mundo entendia.

Clóvis lembra que num único local, um museu, o Hermes, de acesso bem restrito, quando Álvaro se apresentou, uma mulher reagiu eufórica:

— Eu também sou comunista, também sou!

Álvaro rebate:

— Várias reagiram bem!

E Clóvis:

— Eu só vi essa.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco