Pesquisas sinalizam que 2022 vem aí com Lula e Bolsonaro na ponta

Pesquisas de intenções de voto a esta altura do campeonato, a um ano e meio das eleições, claro que dizem muito pouco sobre o resultado das urnas, mas sinalizam os humores coletivos do momento.
E pelas pesquisas divulgadas até agora, a última ontem, pelo Datafolha, já se pode dizer que 2021 foi um infeliz ano novo para Bolsonaro. Veio a segunda onda da Covid, ele já sem as graças do auxílio emergencial, que jorrou farto na primeira, e Lula, o principal adversário, entrou em cena.
Até então, Bolsonaro tinha a dianteira. Até porque um nome natural para enfrentá-lo já não existia antes de Lula, que ocupou o espaço do adversário principal. Se Ciro Gomes ou outro vai tomar a dianteira, é outro papo.
Viradas — A pesquisa, dizem em Brasília, acendeu o sinal de alerta entre os bolsonaristas. Até porque o jogo que vem sendo jogado com o Centrão, o do tal orçamento paralelo, Lula também sabe jogar (melhor até).
Convém lembrar que até as urnas de 2022 há uma longa estrada. A história é pródiga em pesquisas apontando candidatos lá embaixo que chegam na frente (como Rui Costa em 2014), ou que largam na dianteira e ninguém pega (Bruno Reis em Salvador ano passado).
O próprio Bolsonaro, em junho de 2017, tinha 16% contra 30% de Lula. Sempre esteve em segundo e na chegada foi turbinado pela facada. A diferença é que antes ele era pedra, agora é vidraça.
Fausto Franco se despede com os sinos badalando na Bahia
Fausto Franco, o ex-empresário de Bell Marques que virou secretário de Turismo da Bahia, deu azar no tempo dele. Foi indicado pelo PL e agora se despede por conta de injunções políticas, a pandemia atingiu em cheio o setor e as ações foram muito mais de socorro do que novos projetos, mas uma marca ele conseguiu impor como obra que pode dizer que é sua: a volta dos sinos badalando pela Bahia afora.
Com o Bonfim, completou a nona igreja que voltou a adotar a prática. Ali foram 30 anos parados, o que turisticamente é uma heresia.
Caso Alden no conselho
A mesa diretora da Assembleia, o presidente Adolfo Menezes (PSD) mais o 1º-vice, Paulo Rangel (PT), e o 1º-secretário, Júnior Muniz (PP), acatou por unanimidade o parecer da Procuradoria da Casa que dá admissibilidade à denúncia da oposição contra o deputado Capitão Alden (PSL).
O caso vai para o Conselho de Ética, mas o próprio presidente Adolfo Menezes diz não acreditar em cassação. ‘Vai ser algo mais leve’.
Palácio Rio Branco vai ser licitado segunda-feira
O governo baiano vai dar o pontapé inicial no projeto de transformar prédios históricos em hotéis, como é comum na Europa. Segunda o governo faz a licitação da PMI (proposta de manifestação de interesse) do Palácio Rio Branco, no coração de Salvador.
Segundo João Leão, secretário de Planejamento, o grupo que já manifestou interesse é o Vila Galé, por meio do presidente, Jorge Rabelo, que inclusive já fez todo o projeto de adaptação do imóvel.
– É bom ressalvar que a concorrência é aberta, qualquer grupo do mundo pode participar. Se alguém der uma proposta melhor que a do Vila Galé, ganha mas se obriga a pagar o projeto já pronto.
Vários outros prédios similares estão na mira.
REGISTROS
O Brabo
Reinaldo Braga Filho (MDB), o Reinaldinho, filho do ex-deputado Reinaldo Braga e prefeito de Xique-Xique, chamou um empresário que criticou as medidas restritivas por ele adotadas de ‘malandro’ e ‘filho da p...’. Dizem que Reinaldinho faz jus ao apelido que tem: O Brabo.
Fiol e Porto Sul
A 7ª edição Vamos debater?, série que o Crea-BA realiza, tem como pauta na próxima terça (17h, pelo YouTube) a Fiol e o Porto Sul. Pamela Thais Firchhof, inspetora do Crea em Luís Eduardo Magalhães, fará a mediação. O assunto gera grande interesse no oeste baiano.
África de cá
Sérgio Siqueira, produtor musical, e Mateus Aleluia, músico, lançam hoje (19h) pelo Face e Instagram o e-book África do lado de cá – Diálogos entre Angola e o Recôncavo baiano. O jornalista Aurélio Nunes medeia o ato.
Parabéns, Mucugê
Mucugê, na Chapada, completa 174 anos segunda, mas vai comemorar a partir de hoje, com lives reunindo artistas da terra transmitidas em canais da prefeitura. A artistagem adorou: ganham o cachê sem aglomerar.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
