Piatã, na Chapada, abraça o frio com forró e um bom café quente
Café da região vem recebendo várias premiações nacionais e internacionais
Você já pensou que em pleno Nordeste brasileiro, um lugar historicamente marcado por secas tão intensas que impõem a fuga da população em paus de arara e afins, tem o frio como uma das suas vedetes?
Pois tem. Situada a 1.268 metros acima do nível do mar, Piatã, na Chapada Diamantina, é tida como o lugar mais alto e frio de todo o Nordeste brasileiro. Lá, este ano, a temperatura já chegou a 7 graus. Mas pode baixar mais em julho, mês em que já chegou a até 2 graus positivos.
E o município tira algum proveito por chegar a ter a temperatura de um congelador de geladeira? Segundo o prefeito Marcos Paulo, é certo como sem dúvida.
— O frio traz lá suas vantagens. Aqui, nós produzimos um café dos mais premiados no mundo inteiro.
Bocaína e mocó —O café produzido por Antonio Rigno de Oliveira na Chácara São Judas Tadeu acumula títulos como o de campeão do Cup of Excellence – Pulped Naturals , certame realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e patrocínio do Sebrae.
Diz Marcos Paulo que o frio e o café com o tempero do forró resultam numa mistura que atrai gente do mundo inteiro.
Lá, para não dizer que tudo são flores, há a histórica briga entre os ambientalistas e a Brazil Iron, que explora ferro nas cercanias dos povoados de Bocaína e Mocó, daí ter surgido o grupo SOS Bocaína e Mocó.
Lá, os próprios ambientalistas dizem que nem tudo são flores, mas que fique o café.
Requentando os ‘doidos’
Circula nas redes um vídeo em que o deputado federal Sargento Isidório (Avante) discursa muito ao seu estilo:— Sou conhecido como doido. E para conversar com doido, só outro doido...
Claro que o vídeo é editado. Diz apenas isso. Na real, é um discurso de maio de 2019, quando ele criticava a flexibilização da liberação de armas, agora requentado.
A última do Cel Siqueira
Palavras atribuídas no Instagram ao Cel Siqueira, personagem ativo também no Face e Twitter, cujo criador, Sérgio Liote, morreu, mas negam:
‘Se o Lula tivesse pedido para um presidente estrangeiro intervir nas nossas eleições os jornalistas da Globonews estariam fazendo greve de fome ao vivo e o cano de esgoto do Jornal Nacional ia estar jorrando sangue de bebê’.
Rui pede novo empréstimo
Entre os projetos que a Assembleia deve apreciar e votar hoje à tarde, está o que pede autorização para contrair empréstimo de R$ 100 milhões para a construção de todo o acesso à nova rodoviária de Salvador, em Águas Claras.
Em si, o projeto nada tem demais. Apenas alguns deputados acham que poderia ficar para depois das eleições.
STJ libera o plantio de maconha para remédio
Os segmentos que lutam pela legalização do plantio de maconha para uso medicinal tiveram uma vitória ontem. Por unanimidade a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça concedeu a três pessoas tal direito.
Algumas pessoas já conquistaram esse mesmo direito na justiça por decisões liminares ou monocráticas. Decisão colegiada como essa, é a primeira vez na história.
O ministro Rogério Schietti fez um apelo para que todos os agentes públicos que atuam nessa temática cumpram um “dever cívico e civilizatório” de ajudar. Sem dúvida, algo novo.