Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 29 de outubro de 2025 às 7:45 h | Autor:

Preservar a Pupileira é questão de respeito com os negros, diz Maíra

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta quarta-feira, 29

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Maíra Azevedo, Tia Má
Maíra Azevedo, Tia Má -

Diz Maíra Azevedo, jornalista e escritora, uma das vozes na luta contra o racismo, que a preservação da Pupileira, após a descoberta de que era um cemitério onde estão mais de 100 mil negros, índios e pobres em geral, é uma grande contribuição para preservar a memória.

– Nós não temos documentos que digam de onde vieram os nossos negros. E por coincidência, a Pupileira fica no Campo da Pólvora, quase em frente ao Fórum Ruy Barbosa. E foi Ruy Barbosa quem queimou grande parte desses documentos.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ela conta que as pesquisas realizadas por Samuel Vida, professor da Faculdade de Direito da Ufba e um dos baluartes da luta antirracista, e por Silvana Olivieri, doutoranda em urbanismo, têm significado especial para a história da negritude no Brasil.

– São pessoas qualificadas, sabem bem o que fazem.

Casa de lamentos –Diz Maíra que o ideal seria a Pupileira virar uma Casa de Lamentos, que aqui não tem.

– A grande vantagem dessa pesquisa é que tem a participação do Ministério Público, do Ipac e do Iphan, sem dúvida um conjunto bastante respeitável. Melhor é que isso está acontecendo justamente no finzinho de outubro de 2025, às vésperas de começar novembro, o mês da Consciência Negra.

A Pupileira, antes chamada de Asilo dos Expostos, hoje é Cerimonial Rainha Leonor, é administrada pela Faculdade Santa Casa de Salvador. O velho cemitério, hoje, é estacionamento, que o MP pede para fechar.

De Itacaré até a chapa do PT, o tititi que restou da Amurc

Jerônimo e Rui Costa foram a Itacaré no último fim de semana participar do encontro da Amurc, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, com mais de 50 prefeitos lá.

Rui falou para eles que o jogo é consorciar mesmo, e citou o exemplo do lixo, os municípios pequenos sozinhos não têm dinheiro para fazer o devido processamento, ‘então têm que se juntar’.

Mas o melhor da festa é que Rui Costa reafirmou a disposição de disputar o Senado, enquanto Jerônimo carimbava a ideia.

– É um bom candidato.

Lá, o pessoal lembrou que, em 2018, os senadores com direito a reeleição eram Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB). Pinheiro caiu fora da política e Lídice sobrou para Jaques Wagner e Angelo Coronel. Agora, como vai se resolver sabe-se lá, mas a sobra da vez é Coronel.

Rosemberg pede cautela

Abordado, ontem, sobre a chamada chapa puro sangue, com Jerônimo, Jaques Wagner e Rui Costa, o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Alba, disse que o grupo deve agir com prudência, sem subestimar a oposição.

– O PSD, o PT, o Avante, o PSB, o PCdoB e os diversos partidos da base estão dialogando e, no momento certo, vão escolher o melhor. Precisamos definir a melhor composição, independente de partido.

Sérgio Carneiro surpreende Feira ao pedir demissão

Secretário da Mobilidade em Feira de Santana, Sérgio Carneiro, ex-deputado federal quatro vezes, filho do ex-governador João Durval Carneiro, surpreendeu o mundo político ao pedir demissão. E desencadeou enorme tititi sobre os motivos, entre eles a lista de pessoas com HIV, recentemente divulgada, ou o de que estaria entrando no PV para se candidatar a deputado. Ele nega.

– Não sou candidato a nada. Se alguém quiser ser deputado federal tem que ter, por baixo,

R$ 15 milhões. Onde é que eu vou arranjar isso?

Sérgio diz que pediu demissão desde sexta-feira, o prefeito Zé Ronaldo (UB) só divulgou agora.

– Achei que já dei o que tinha que dar. Agora vamos esperar a poeira baixar e a vida seguir.

REGISTROS

Simonetti comendador

Beto Simonetti, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), receberá, sexta, a Comenda 2 de Julho da Alba, fechando com chave de ouro o outubro de 2025. A presidente da OAB-BA, Daniela Borges, estará lá. E a presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD), também. A iniciativa é do deputado Tiago Correia (PSDB).

Raul Jungmann

Mas, o mix de homenagens na Alba está gordo. Amanhã (10h), Raul Jungmann, pernambucano de Recife e ministro do Desenvolvimento Agrário de Fernando Henrique Cardoso, vai receber o título de Cidadão Baiano, autoria do deputado Júnior Muniz (PT).

Carballal lá

Na mesma hora, Henrique Carballal, piloto da CBPM, receberá a Comenda 2 de Julho, proposta do deputado Roberto Carlos (PV).

No Ilhéus Hotel

Relíquia nos áureos tempos do cacau, ainda sobrevivendo na era do turismo de sol e praia, o Ilhéus Hotel foi palco de um episódio singular no fim de semana: um transformador explodiu e derrubou parte da parede. Por sorte, não houve vítimas, mas nem por isso deixa de ser absurdo.

*Colaborou Marcos Vinicius

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco