PT já se resolveu em Conquista e Feira. O problema é em Salvador
Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta quinta-feira
Os partidos aliados do governo já bateram o martelo sobre a disputa de 2024 em Salvador: vão marchar unidos. Mas quem é que vai encarnar a figura de adversário principal de Bruno Reis? Eis a questão: nome natural não tem, mas sai ainda este ano.
Quem avalia nessa linha é o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia, refletindo o pensamento do conjunto.
— Ainda é cedo, temos tempo de sobra. Agora, a definição tem que sair ainda este ano. não pode ficar para adiante.
E o nome será do PT?
— Não necessariamente. A pretensão é escolher um que represente melhor o grupo.
Nomes — Na lista de nomes da base governista os mais cotados até agora é José Trindade, hoje presidente da Conder, que iria pelo PSB, a deputada Olívia Santana (PCdoB) e o deputado estadual Robinson Almeida (PT). Salvo maiores surpresas, destes será um.
Esse cenário mostra que em Salvador, o terreiro de ACM Neto, os aliados do governo tem essa dificuldade, ao contrário das duas outras grandes. Em Vitória da Conquista, a terceira, o PT governou por 20 anos e agora quer retomar o poder com o deputado federal Valdenor Oliveira (PT), que vai enfrentar a prefeita Sheila Lemos (UB).
Em Feira de Santana, a segunda, o nome é o do deputado federal Zé Neto (PT), que vai para a sua sexta tentativa num cenário em que o prefeito Colbert Martins (MDB), já é reeleito e está desgastado , pior para o ex-prefeito Zé Ronaldo (UB), o nome principal..
Em suma, nas três grandes os cenários são bem distintos.
Rui Costa só cai se for para cima, segundo Rosemberg
E por falar em Rosemberg, pergunta feita a ele: e Rui Costa cai ou não cai?
— Rui Costa só cai para cima. No governo de Jaques Wagner também havia uma forte pressão para derrubá-lo da Secretaria de Relações Institucionais e ele acabou governador. Acho que está mais um repeteco da história.
Na avaliação dos petistas baianos, nos ataques a Rui Costa estão embutidas outras questões consideráveis.
Uma é o fato de Rui ser do Nordeste, já que o sul é acostumado a mandar no país. Mesmo nos governos petistas anteriores, com Lula e Dilma, a maioria dos votos saiam do Nordeste e quem mandava eramos petistas paulistas.
No começo do terceiro mandato de Lula, Rui Costa assumiu a Casa Civil , a antesala da Presidência e se disse que Rui é presidenciável para 2026. Segundo Rosemberg, a ideia está de pé.
Alívio para os municípios
Quinho de Belo Campo (PSD), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), diz que o projeto que desonera as folha dos municípios, reduzindo a contribuição de 22,5% para 8%, é uma vitória e tanto da luta dos prefeitos.
— Os municípios vão recuperar boa parte da sua capacidade de investir em saúde, educação e afins. Sem dúvida algo a festejar.
A desoneração da folha é velha pedida municipalista.
Biribinha volta a campo em Feira. A torcida é única
Gilmar Luz de Santana, o Biribinha, 69 anos, ex-craque de futebol, foi ontem ao aeroporto de Salvador recepcionar outro ex-craque e amigo, Afonsinho, para ir hoje a Câmara de Feira de Santana onde ele receberá a Medalha Maria Quitéria, maior condecoração da terra dele.
Biribinha, que já jogou no Fluminense, Vasco da Gama, Chile, EUA e Argentina gostaria de ver lá outro amigão de mais de 40 anos, Roberto Dinamite, o ex-craque do Vasco, falecido em janeiro.
— Apesar das dores da vida, tive também muitas alegrias. Essa homenagem da Câmara é mais um bom momento único.
A homenagem a Biribinha vem do vereador Correia Zezito (Patriota).