Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado Wednesday, 22 de May de 2024 às 0:00 h | Autor:

Quinho de Belo festeja vitória na Marcha a Brasília. Ele se deu bem

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Quinho de Belo festeja vitória na Marcha a Brasília. Ele se deu bem
-

Quinho de Belo Campo, o prefeito de Belo Campo, na região de Vitória da Conquista, e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), já é prefeito reeleito, mas está se despedindo do mandato por cima.

Na homenagem que o PSD, o partido dele, fez ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sentou-se no palco e na mesa do jantar ao lado do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, e do governador Tarcízio Freitas. E ontem, pousou ao lado de Lula.

Os prefeitos estão na Marcha a Brasília 2024, com 150 dos 417 mandatários baianos presentes. A grande pedida: manutenção da desoneração da folha de pagamentos. Também discursando no Senado, Quinho mandou o recado:

— Haddad precisa entender que o desenvolvimento passa exclusivamente pelos municípios, a base de tudo.

Vitória —No encontro com Lula ontem a vitória. O governo vai manter a folha desonerada até o ano que vem, para depois reonerar de forma gradativa, mas pegando mais leve com os municípios.

Quinho diz que a maioria dos prefeitos baianos, 232 dos 417, estão encerrando seus mandatos este ano, mas não perdem de vista uma obrigação.

— Deixar os municípios financeiramente saudáveis e com boas perspectivas.

No encontro, Lula começou tomando vaia e acabou aplaudido. Pediu aos prefeitos serenidade na campanha eleitoral. E começar pelo momento seria muito bom.

Colaborou: Marcos Vinicius

Segundo Walter Xéu, a morte do presidente do Irã é suspeita

O jornalista baiano Walter Xéu, que nutre estreitas ligações com países como Siria, Irã e Cuba, todos inimigos dos EUA, conta que após ter conversado com alguns amigos iranianos ficou na dúvida: será que o presidente Ebrahim Raisi e o ministro das Relações Exteriores Hossein Amir-Abdollahian morreram mesmo num acidente?

Ele cita a entrevista de Michael Maloof, ex-analista de política de segurança do secretário de Defesa dos EUA: ‘Haviam três helicópteros voando em fila e um de repente cai. Se foi por conta da neblina, como os outros passaram bem?’.

Cita também que o helicóptero sobrevoava a fronteira com o Azerbaijão, aliado de Israel. E as comemorações pela morte de Ebrahim?

— Ah, se acontecesse aqui algo similar com Bolsonaro ou Lula, sempre haveria gente comemorando.

Embaixador do Canadá cá

Emmanuel Kamaraniskis, embaixador do Canadá no Brasil, fará uma visita oficial a Salvador na semana que vem, para conversar com os baianos sobre as expectativas canadenses aqui.

A duas semanas deputados baianos liderados por Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia, o procuraram para se queixar da Via Bahia, concessionária das BRs 324 e 116, que tem link canadense.

A vida de Judélio Carmo, o prefeito de Alagoinhas

“Judélio Carmo, o Semeador de Utopia”, é o livro de Tom Torres e Luiz Eudes sobre a vida do jornalista Judélio de Souza Carmo, ou Judélio Carmo, que fez grande parte de sua trajetória em A TARDE.

Judélio foi prefeito de Alagoinhas duas vezes. Na segunda, entre 1983 e 1988, plantou as bases para a industrialização de Alagoinhas, uma utopia que deu certo. Mas na primeira gestão (1973-1976), pouco antes de assumir o mandato o vereador Celso Dantas foi assassinato num crime em que o então prefeito Murilo Cavalcanti foi acusado de ser o mandante. Certa vez abordado sobre o assunto, ele foi rápido e caceteiro.

— Na nossa primeira gestão a minha grande obra foi conseguir sair vivo.

Assuntos relacionados

desoneração da folha infraestrutura na Bahia morte suspeita de Ebrahim Raisi Política brasileira prefeitos baianos relações internacionais

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco