Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 11 de julho de 2023 às 5:30 h | Autor:

Roberto Jefferson e Valdemar, dois condenados e dois destinos

Confira a coluna Levi Vasconcelos desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Confira a coluna Levi Vasconcelos desta terça-feira
Confira a coluna Levi Vasconcelos desta terça-feira -

Por que o ex-deputado Roberto Jefferson, preso e doente, é tão achincalhado, enquanto outros de conduta similar estão aí numa boa?

A pergunta aí é do leitor Adriano Filgueiredo, carioca que há mais de 20 anos adotou a Ribeira como morada, e agora se diz intrigado com o melancólico destino que o conterrâneo está tendo, após seis mandatos de deputado federal.

Ele conviveu com Jefferson um tempo no Rio e agora se confessa pasmado com as notícias de que o ex-deputado tem um quadro depressivo acentuado, com choros frequentes, alucinações e falta de apetite.

Postura —Adriano, prezado, talvez você seja melhor para explicar, mas Jefferson sempre teve como marca o temperamento aloprado, com um agravante, virou delator, e a história não contempla traidores.

Veja você que ele e o também ex-deputado Valdemar Costa Neto, de São Paulo, quatro vezes deputado federal, foram condenados a pouco mais de sete anos de cadeia por conta do escândalo do mensalão.

A diferença é que Valdemar não entregou ninguém, e enquanto Jefferson vive esse inferno astral sem perspectiva de um bom final, ele surfa como presidente do PL de Bolsonaro, o maior partido do país hoje.

A pecha de traidor é poderosamente maligna. O mais emblemático deles é Judas, o que traiu Jesus Cristo, mas também Silvério dos Reis, o traidor de Tiradentes, morreu lá nos cafundós do Maranhão com outro nome porque se soubessem quem era ele, matavam. É assim que a banda toca.

Otto Filho, uma derrapagem que acabou em acidente grave

Até soltaram uma nota atribuindo ao deputado Otto Alencar Filho (PSD) a afirmação de que o voto contra os incentivos para a BYD se instalar em Camaçari no espaço que era da Ford foi um ato consciente, voto dado por ato de inteira vontade.

Fake, é claro. Mas mesmo sendo um erro, como disse Otto pai, o senador, na hora de votar, o fato é que o episódio pegou mal.

Otto, o filho, foi notícia no fim de semana inteiro nos quatro cantos da Bahia. E a oposição, a começar pelo prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo (UB), caiu matando, lembrando até que na época da Ford, Jaques Wagner, hoje senador, então deputado federal, foi contra.

Coisa das futricas políticas. Um aliado de ACM Neto disse ter consciência de que não tem sentido ver Otto Filho chutar o pai, Lula, Jerônimo e a Bahia. Mas...

Praia cheia na Boa Viagem

Domingo, tido como o dia mais quente da história, foi inverno em Salvador mas o sol bateu forte e as praias no entorno da Península de Itapagipe, da Ribeira a Boa Viagem, ficaram tão cheias de gente que mais parecia dia de verão pleno.

Moisés Biscateiro, garçom na Boa Viagem, disse que lá é assim mesmo.

— Parece festa, mas é normal. Aqui é assim, o sol apareceu, a galera vem.

Maragogipe se mobiliza em defesa de São Roque

Lideranças de Maragogipe congregadas em 22 associações decidiram montar um Fórum para correr atrás da reabilitação do estaleiro e do canteiro da Petrobras em São Roque do Paraguaçu.

Além da reativação dos equipamentos, eles querem também a recuperação da estrada entre São Félix e Maragogipe e o trecho de São Roque e a BA-001 entre Bom Despacho e Nazaré.

Sílvio Ataliba, ex-prefeito, diz que os deputados federais Lídice da Mata (PSB) e Josias Gomes (PT), e o estadual Rosemberg Pinto (PT) estão apoiando as iniciativas, que têm foco definido:

— Nossa pauta é vasta. Nós queremos puxar a Petrobras com a Transpetro, a construção de 70km de ferrovia entre Castro Alves e São Roque.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco