Saldo da briga pelo ICMS: os postos demitiram mais de 7 mil
Os que pensam que postos de gasolina ganham com a escalada dos preços dos combustíveis vão ver agora que não é bem assim. Os cerca de 2.500 postos espalhados pelos quatro cantos da Bahia já demitiram nada menos que sete mil trabalhadores com a crise.
Segundo Walter Tannus, presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis da Bahia (Sindicombustíveis) o xis da questão está no ICMS do diesel, que como a gasolina enfrentou de janeiro para cá cinco reajustes da Acelen, a nova dona da Refinaria Landulpho Alves, e dois da Petrobras.
Explicando: o governo congelou o ICMS do diesel, mas a Acelen resolveu questionar e não obedeceu. Resultado: nos últimos 90 dias a Bahia ficou com o preço mais caro do que outros estados e a clientela fugiu.
40 preços — Disso resultou virar comum caminhoneiros abastecerem no Espírito Santo, viajar até Goiás, por exemplo, só reabastecer noutro Estado. Tannus diz que é aí que o bicho pega.
— A Acelen tem 40 preços para o mesmo produto, o diesel. O que vai por dutos é um preço, o preço de Juazeiro é um, de Ilhéus é outro, de Vitória da Conquista é outro, ainda avaliado se está incluso o frete ou não.
Tannus diz que uma solução já está encaminhada, o que não repara tão cedo o estrago já feito. Moral da história: com a privatização da Landulpho Alves até agora só os compradores ganham.
Bolsonaro com Santa Dulce
Lançado candidato ao governo como aliado de Bolsonaro desde que virou ministro da Cidadania, João Roma não decolou. Agora, na reta das definições, está mais só do que antes.
Talvez por isso Bolsonaro tenha escolhido as Obras de Irmã Dulce como foco da sua visita à Bahia hoje.
A Bahia é o maior colégio eleitoral do Nordeste e Bolsonaro até sonhou em ter João Leão. Não deu. O jeito é esperar o milagre da santa.
Clarindo no aniversário
Ao lançar ontem a sexta edição de Memórias da Cantina da Lua, no Cine Metha Glauber Rocha, Clarindo Silva, 80 anos, ícone do Centro Histórico, anunciou que dia 29, aniversário de Salvador, o presente será nova obra da lavra dele.
Vai lançar novo livro, desta vez no Shopping Barra, o Memórias de Buzu. Ele conta que são relatos colhidos nas ruas e observa:
— São fatos do cotidiano. As pessoas perderam a noção de privacidade.
O adeus a Geminiano
Falecido na terça-feira da semana passada de infarto no aeroporto de Guaiaquil, no Equador, o desembargador José Geminiano foi sepultado ontem no Jardim da Saudade.
Integrante do Senadinho do Shopping Barra, colegas ‘senadores’ também estavam lá, mais uma legião de amigos desembargadores, juizes, promotores, a começar pelo presidente do TJ, Nilson Castelo Branco e o desembargador Lidivaldo Brito, amigo particular.
Com Leão, Neto toca a velha estratégia, a chapa ‘Nelu’
Éden Valadares, presidente do PT, disse que João Leão, após romper com o governo, seria o candidato ao governo de Bolsonaro.
Talvez fosse o que mais os petistas gostariam ver acontecer, mas Leão reagiu: ‘Eu vou apoiar Lula, é meu amigo. A não ser que ele não queira o meu apoio’. Ou seja, precipitou a estratégia de ACM Neto de manter-se com um link com Lula.
Neto elabora suas estratégias a partir de pesquisas, e elas mostram que Lula na Bahia vai muito bem. É nesse cenário que ele tenta o máximo possível evitar na disputa baiana a polarização antipetista, muito pelo contrário, alguns aliados dele dizem que o ideal é a ‘chapa Nelu’, a mistura de Neto com Lula.
É nesse tom que a disputa baiana se configura.
REGISTROS
Extremistas e terroristas
Pesquisa sobre Polarização Política no Brasil, do Instituto Locomotiva, a pedido da ONG Despolarize, diz que 18% dos brasileiros se declaram extrema direita, 13% se dizem de extrema-esquerda e 10% de centro. A centro-direita tem 8 e a centro-esquerda 4%. Como dizem que extremista e terrorista rimam, se isso for verdade o soneto é tenebroso.
Santander expande
Até o fim de abril, o Santander Brasil vai inaugurar mais três agências na Bahia. Dia 23, Candeias será a 67ª loja no Estado. Em abril, virão Jaguaquara, no sudoeste, e Campo Formoso, no norte.
Cabeças brancas 1
A Escola Nacional de Formação do PT abriu inscrições para atrair jovens. Quer formar cinco mil deles pelo país para atuar já este ano. A iniciativa caminha para atender antiga bandeira no partido: é preciso renovar. Ou seja, está envelhecendo sem ver novos quadros despontarem.
Cabeças brancas 2
A falta de renovação, ressaltam alguns petistas, ficou evidente já em 2018, quando Rui Costa foi buscar fora a Major Denice e também agora, quando Jerônimo Rodrigues, que nunca disputou mandatos eletivos, subiu ao topo.