Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 10 de maio de 2022 às 6:06 h | Autor:

Segundo Eden, desafio do PT é passar voto de Lula para Jerônimo

Entre maio e junho, o PT baiano terá 40 inserções com Lula focando a Bahia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Zé Rocha: ‘São 11 mandatos e nunca fui acusado de nada’
Zé Rocha: ‘São 11 mandatos e nunca fui acusado de nada’ -

Junto com Rui Costa, Jaques Wagner, Otto Alencar e Geraldinho, Eden Valadares, o presidente do PT na Bahia, integrou a delegação baiana que foi domingo a São Paulo para o lançamento da pré-candidatura de Lula. E voltou de lá muito satisfeito:

— Foi bom demais. Lula brincou com a gente, deu um tratamento diferenciado para a delegação baiana.

Ele diz que a estratégia do partido daqui pra frente já está claramente definida:

— Os nossos votos já são de Lula. O desafio agora é passar os nossos votos para Jerônimo. Eles são nossos e não de ACM Neto.

Ou seja, tentar afinar a tendência do eleitorado baiano, onde Lula surfa bem nas pesquisas, para Jerônimo, que começa em baixa.

Sidônio —O deputado federal Joseildo Ramos, que também estava em São Paulo, voltou muito animado, mas o encanto dele recaiu sobre o publicitário baiano Sidônio Palmeira, agora o marqueteiro oficial da campanha de Lula.

— Ele repaginou o Lula lá, botando aqueles cantores para entoar e também lá no palco botou como pano de fundo uma enorme bandeira do Brasil. Mostrou logo com bastante objetividade que o símbolo nacional é nosso e não propriedade de alguns.

Os passos do PT estão sendo cronometrados. Segundo Eden Valadares, agora, entre maio e junho, o PT baiano terá 40 inserções com Lula focando a Bahia. É a partir daí que os petistas vão intensificar a propaganda Lula-Jerônimo.

Eis a questão: que o jogo federal influencia o estadual não há dúvidas e ao PT interessa ampliar essa influência o máximo possível, enquanto ACM Neto quer justamente o inverso.

Segurança, o alvo de Neto

No périplo que realizou no fim de semana pelo sertão baiano, incluindo Ribeira do Pombal e Olindina, ACM Neto reforçou o tom que pretende dar na campanha, o ataque à segurança pública, o ponto fraco de Rui Costa, segundo as pesquisas dele.

Robinson Almeida, deputado do PT, diz que Neto “está fazendo demagogia”.

Moema e o vício petista

Circulando ontem pela Assembleia, Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas, que lá estava no encontro do partido, foi chamada de ‘quase governadora’, mas reagiu na esportiva.

— É, mas não deu vamos seguir em frente indo pra cima. O PT viciou em ganhar no primeiro turno e vamos nessa, atrás de uma nova vitória no primeiro turno.

Presídio e o golpe via zap

Marcus Presídio, que fez toda a sua trajetória na Assembleia, pautou os papos entre amigos ontem na Assembleia. Hoje presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), disse que tem gente tentando aplicar golpes no zap pedindo dinheiro em nome dele.

O consenso: Presídio pedindo ajuda em dinheiro nas redes parece mais piada.

Zé Rocha, o decano quer o 12º mandato consecutivo

Com quatro mandatos de deputado estadual (iniciados em 1979) e sete de deputado federal, todos consecutivos, Zé Rocha (UB), em vias de completar 74 anos, vai tentar este ano a sua jogada mais audaciosa, conseguir o 12º mandato de federal e também eleger o filho Manuel, duas vezes prefeito de São Félix do Coribe, estadual. E acha que vai dar:

— Minha história me credencia a tocar a vida numa boa. Nesse tempo todo, nunca fui denunciado por nada e nem acusado de nada.

Ele também trocou o PL de Bolsonaro e o UB, mas explica os motivos: ‘Lealdade a ACM Neto’.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco