Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 19 de novembro de 2020 às 6:05 h | Autor:

Trump, Bolsonaro e o ataque às urnas eletrônicas, o mesmo balaio

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Mesmo sem indícios de fraudes, Bolsonaro e Trump questionaram o sistema de votação durante as eleições no Brasil e nos EUA, respectivamente | Foto: Isac Nóbrega | PR | 19.3.2019
Mesmo sem indícios de fraudes, Bolsonaro e Trump questionaram o sistema de votação durante as eleições no Brasil e nos EUA, respectivamente | Foto: Isac Nóbrega | PR | 19.3.2019 -

Veja o encadeamento dos fatos. Ano passado, voltando dos EUA, após uma visita ao amigo Donald Trump, Bolsonaro levantou suspeitas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas. Após a eleição de domingo voltou a dizer que o Brasil precisa de um sistema ‘confiável’.

Nos EUA, Trump perdeu e está dando murro na mesa dizendo foi roubado sem provar nada. Lá como cá, quando eles ganharam pelo mesmo processo não teve problema. E agora o tom é o mesmo. Os aliados de Bolsonaro foram retumbante fracasso nas urnas, e a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), bolsonarista carimbada, bradou.

– O que houve com os conservadores? Erramos, nos pulverizamos ou sofremos uma fraude monumental?

Barroso — E eis que entra em cena, no mesmo espetáculo, o ministro Luís Barroso, do STF, e presidente do TSE denunciando que as urnas eletrônicas sofreram 480 mil ataques dos EUA, Nova Zelândia e do próprio Brasil.

Tudo isso é mera coincidência? Para ficarmos na linguagem presidencial, só um bundão acreditaria nisso. Missa encomendada. Há precedentes de ataques escancarados às instituições partindo dos mesmos.

Do ponto de vista político, hoje, Bolsonaro é poder. Estava na esperança de que o seu lugar de fala privilegiado vitaminasse os simpatizantes. Vá lá que democraticamente todos tenham direito de existir, mas ele não entendeu, ainda, que extremista, de direita ou de esquerda, rima com terrorista. E a maioria refuta isso.

Aporá: Covid estraga festa

Ivoney Raimundo (DEM), prefeito de Aporá, já reeleito, apoiou Carine de Ataíde (PP) e derrotou Marcos Santana (PT), mas não teve nem tempo de comemorar. Está internado no Hospital Santa Izabel, em Salvador, com Covid.

No início de 2013, Aporá, na região de Alagoinhas, já sofreu outro baque. Zé Raimundo (PT), o então prefeito, foi encontrado morto, suicídio. No seu mandato, Ivoney fez uma série de eventos de prevenção ao suicídio.

Luizinho perde e ganha

Luizinho Sobral (Pode) perdeu a eleição em Irecê de goleada (seis mil votos) para o prefeito Elmo Vaz (PSB), mas terá um consolo vip: vai assumir a Assembleia na vaga de Jânio Natal, que se elegeu prefeito de Porto Seguro.

Se diz na Assembleia que Rui Costa não chamou nenhum deputado estadual para o secretariado justamente para não abrir vaga para ele. A deputada Fabíola Mansur (PSB), que foi vice de Major Denice, é aliada de Elmo.

Anilton torce em Conquista

Outro que está soltando foguetes é Bira Coroa (PT). Ele é o segundo suplente da coligação governista da época e sobe com a vitória de Zé Cocá (PT) em Jequié.

Zé Raimundo (PT) em Vitória da Conquista, vai ao segundo turno contra o prefeito Herzem Gusmão (MDB). Quem muito torce por ele é Anilton Bastos (Pode), derrotado agora em Paulo Afonso, mas é o terceiro suplente na Alba. Dizem que ele dorme e acorda de dedos cruzados.

Zito Barbosa e o balaio de gatos montado em Barreiras

Zito Barbosa, prefeito reeleito de Barreiras, é um caso à parte no cenário político baiano. Ele é do DEM, amigo de ACM Neto, mas em 2016 contou com o apoio da ex-prefeita e agora deputada estadual Jusmari Oliveira, que é do PSD de Otto Alencar. Este ano, na busca da reeleição, agregou ao seu palanque o ex-prefeito Antônio Henrique, do PP de João Leão, que ele derrotou em 2016.

Ganhou de lambuja, em todas as urnas, 51.109 votos (70,030%). Mas o segundo colocado, Tito (Avante), que em 2018 se elegeu deputado federal no rastro da votação de Sargento Isidório, não tem do que se queixar. Teve 19.716 votos e se firmou como terceira via. Lá se diz que ele é um botão de rosa. Bom avisar a ele que todo cuidado é pouco, no trato da planta. Muitos botões de rosa pecam.

REGISTROS

Natal solidário

A Cidade da Luz, centro espírita fundado pelo médium José Medrado há 42 anos, vai fazer sábado, em sua sede, Pituaçu, a segunda edição do Drive-thru Solidário. A ação visa receber alimentos para distribuir com famílias carentes no Natal.

Novembro Azul

A Associação Bahiana de Medicina (ABM) realiza hoje pelo instagram@abmedicina uma live para tirar dúvidas sobre o câncer de próstata. Com a palavra, a diretora científica da entidade, Cláudia Galvão, e o urologista Augusto Modesto.

Uefs volta

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) já tem pronto um plano de retomada das atividades presenciais. O protocolo tem quatro eixos: infraestrutura para a saúde e biossegurança, gestão e planejamento, pedagógico e comunicação. Mas a volta mesmo só mais adiante. Agora, não dá.

SAC Pituaçu

Rui Costa inaugura semana que vem 0 novo posto do SAC Pituaçu, que vai funcionar num ônibus, no terminal. O deputado Jacó (PT) diz que ele é o pai da criança. Fez a indicação ano passado.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco