Zé Coió, 40 anos carregando um jornal nos pés, nas costas e na cabeça | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

Zé Coió, 40 anos carregando um jornal nos pés, nas costas e na cabeça

Há mais de 40 anos ele toca o Jornal Feira Noite & Dia, semanário, já no número 1217

Publicado sábado, 18 de março de 2023 às 06:00 h | Autor: Levi Vasconcelos
José Carlos Machado, o Zé Coió
José Carlos Machado, o Zé Coió -

Dizem que a mídia impressa, ou a informação com suporte de papel, é a que mais sofre os efeitos da sociedade em rede, a era da internet, em que as informações circulam em velocidade estonteante e os anunciantes pulverizam suas mensagens, há um personagem que faz a diferença nesse campo.

É José Carlos Machado, o Zé Coió, 86 anos, viúvo, duas filhas, filho de São Gonçalo dos Campos, onde ficou até os seis anos, até que fixou-se em Feira de Santana. Há mais de 40 anos ele toca o Jornal Feira Noite & Dia, semanário, já no número 1217, com um detalhe: é ele quem faz tudo, as matérias, distribuição, a venda e a cobrança dos anúncios. Tem uma única funcionária, para digitar os textos que ele escreve. E só.

Coió passou parte da vida como proprietário de casas noturnas, mas depois que abraçou o jornal, garante:

— Se depender de mim, só paro quando morrer.

João Durval —Anualmente ele reúne amigos e fãs na Feijoada do 1º de abril. E no conjunto da obra, virou patrimônio cultural de Feira de Santana. Se Coió conviveu com as mais altas estrelas da política de lá, quem ele julga ser o grande cara do seu tempo?

— Sem dúvida, João Durval Carneiro. Ele foi tudo, vereador, prefeito, deputado federal, governador. Só não foi presidente da República.

Com uma característica pessoal forte, a capacidade de organização, ele diz que é no impresso que deixará a marca da Feira do seu tempo:

— Aqui é uma cidade amável, as pessoas se sentem em casa. Sempre foi assim. E continua assim.

Ponta dos Castelhanos, o xis da polêmica vai a debate na Alba

Alguém já viu, aqui ou na Cochinchina, agora e em todo o tempo, empreendimentos imobiliários de luxo causarem danos ao meio ambiente?

Muito pelo contrário, ambiente limpo é tudo que todos querem e em tais empreendimentos a questão é colocada como ponto central. Na Ponta dos Castelhanos, na ilha de Boipeba, no arquipélago de Cairu, a celeuma acendeu-se depois que o Inema liberou a licença para a implantação de um condomínio de luxo. Se diz que a construção de aeródromo, pousadas e residências vai ‘agredir o meio ambiente’.

Fala Hildécio Meirelles (UB), prefeito de Cairu:

— Meio ambiente limpo é o nosso meio de vida, somos um espaço turístico. E o Inema também é um órgão muito sério.

Dia 5 o caso estará na Comissão de Meio Ambiente da Alba. Hildécio estará lá.

Lesa Pátria na Princesa

E já que estamos falando em Feira de Santana, a Princesa do Sertão viveu ontem dia de intenso tititi. A PF prendeu Josafá Ramos, sargento da PM da reserva e também ex-vereador. A questão: acusado de envolvimento nos atos antidemocráticos em Brasília, dia 8 de janeiro.

O que vitamina as conversas é o fato de Josafá ser ligadíssimo ao ex-prefeito Zé Ronaldo. O caso tem fôlego para chegar a 2024?

A universidade do sertão depende da bancada baiana

Naomar Almeida, ex-reitor da UFBa, e também da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que ele ajudou a instalar, além de ter sido um baluarte na instalação da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), diz que Minas Gerais  lidera o ranking nacional em número de instituições similares por um detalhe: lá, a bancada federal se une em torno da causa.

Quando a Bahia só tinha a UFBa, Minas já tinha 5. Hoje, os mineiros têm 11 e a Bahia 6. É nessa linha que o deputado Joseildo Ramos (PT) se pega para viabilizar a universidade do sertão baiano.

— Os deputados Daniel Almeida (PCdoB) e Ricardo Maia (MDB) estão conosco nessa luta, mas nós queremos todos, ou quanto mais, melhor.

POLÍTICA COM VATAPÁ

Os leões de Balbino

Conta Sebastião Nery em 1950 Histórias do Folclore Político Brasileiro que lá por volta de 1920 Antonio Balbino, com oito anos de idade, foi ao Palácio da Aclamação, no Campo Grande, levado pelo pai, Geraldo Rocha, visitar o governador José Joaquim Seabra, o J.J. Seabra, que vem a ser o homem do nome da Baixa dos Sapateiros.

O menino Balbino encantou-se com os dois leões que adornam o jardim do palácio, não quis nem saber de Seabra, só ficou lá, grudado, o tempo inteiro admirando.

35 anos depois, em 7 de abril de 1955, Antonio Balbino tomou posse como governador. Festas, recepções, cumprimentos e bajulações, finalmente pode dizer ‘enfim, sós’, com a mulher e as duas filhas. Chamou as três, já pra lá da meia noite, foi ao jardim onde estavam os leões, montou num deles e bradou:

—Eu sempre disse que minha posse só seria completa no dia em que montasse nesses leões!

Até hoje os leões estão lá. Só falta quem monte.

CURTAS

Lula e Rui discutem energia limpa em reunião

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), se reuniu com o presidente Lula (PT) e com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), para tratar das questões energias renováveis do Brasil. "É a primeira reunião que contou com a presença do presidente da República, uma demonstração clara da sua prioridade pela questão energética do País", pontuou Rui. O ministro acrescentou que foi criado um grupo de trabalho para discutir o hidrogênio verde e os impactos na transformação energética e econômica do País.

Governo federal retomará compras através do PAA

O governo federal relança, no próximo dia 22, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o governo pretende aproveitar uma visita do presidente Lula ao Recife para anunciar a retomada do programa. “No dia 22 agora, lá em Recife, o governo federal vai relançar o PAA, com R$ 500 milhões para comprar da agricultura familiar e levar [os produtos] para a mesa do povo”, anunciou o ministro na 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, evento do MST em Viamão (RS).

Publicações relacionadas