Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 09 de maio de 2023 às 5:00 h | Autor:

Zé Neto está de novo na briga em Feira. Ou vai ou acaba, dizem lá

PT já mandou 20 anos em Vitória da Conquista, até perder em 2016 para Herzem Gusmão

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Se na capital tudo ainda está em banho-maria, em Feira já deu a largada com o deputado Zé Neto
Se na capital tudo ainda está em banho-maria, em Feira já deu a largada com o deputado Zé Neto -

O PT, partido de Jerônimo e Lula, nunca governou Salvador e Feira de Santana. Já mandou 20 anos em Vitória da Conquista, até perder em 2016 para Herzem Gusmão.

O sonho petista é botar a mão na taça nas duas maiores. E se na capital tudo ainda está em banho-maria, em Feira já deu a largada com o deputado Zé Neto, já lançado desde sábado.

Se em Salvador os petistas estão órfãos de nomes, em Feira isso não é problema. Zé Neto será candidato pela sexta vez, o que o faz ostentar o indigesto título de penta-campeão baiano de derrotas. Agora, com Jerônimo marcando presença lá e sendo bem recebido, resta um caminho, e agora acaba aí.

Zé Ronaldo —Na outra banda, que inclui o prefeito Colbert Martins (MDB) e o ex-prefeito Zé Ronaldo (UB), a situação está bem mais embaralhada, com ingredientes que em tese favorecem a oposição local.

Zé Ronaldo diz que é cedo para falar nisso, mas circula pelos quatro cantos do município distribuindo abraços e tapinhas nas costas. Ele apoiou Colbert, que não faz uma boa administração, e fica, como dizem lá, bônus sem ônus, ou seja, quer as benesses, mas não o desgaste.

Ronaldo dá as cartas na política de Feira há 24 anos. Numa delas, elegeu Tarcízio Pimenta, na seguinte derrotou o próprio Tarcízio. Agora está diferente. O deputado Pablo Roberto (PSDB) já disse que é candidato, e mais: topa ser o candidato de Colbert para defender o governo. Mais: o deputado Zé de Arimatéia (Republicanos), outro aliado, também é candidato. No frigir dos ovos, melhor para Zé Neto.

Amanhã, falaremos de Salvador

Uma camisa 13 para Lula

Lula vai receber um presente na visita a Salvador nesta quinta, ao lado da ministra Margareth Menezes (Cultura): uma camisa do Vitória com o número 13.

A iniciativa é do deputado Robinson Almeida (PT), que também é conselheiro do Vitória e se diz animado porque o presidente se declarou rubro-negro.

—Até hoje ele só recebeu camisas do Bahia dadas por Jaques Wagner e Rui Costa.

Quase fake na porta da Alba

A entrada da Assembleia da Bahia e as suas cercanias passaram o dia ontem ocupadas por viaturas da PM com policiais da Tropa de Choque.

Foi precaução, após a notícia de que servidores da Polícia Civil iriam invadir a Assembleia em protesto contra o reajuste de 4%.

A PM estava lá, mas não aconteceu a invasão. Por isso diziam que a notícia foi uma quase fake. Não aconteceu, mas foi levada a sério.

Edvaldo, o bom amigo

O sepultamento do pecuarista Edvaldo Martins, irmão do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, teve a presença de muitos políticos, das antigas e atuais, feirenses em peso.

A jornalista Olívia Soares, amiga de Edvaldo e presente no ato, diz que as presenças carimbaram o que se sabia:

— Vi os funcionários dele chorando. Era uma pessoa muito boa, para a família e para os amigos.

A história do Bahia em inglês está quase no prelo

O jornalista Nestor Mendes Jr. já entregou ao peruano Raul Aguirre, novo CEO do Bahia, do City Football Group, a versão em inglês do livro “Bahêa, Minha Paixão – Primeiro Campeão do Brasil”, o “Bahêa, My Passion – The First Brazilian Championship”, que conta a trajetória de 90 anos do Esquadrão de Aço, e Nestor está marcando lançamentos pelo país onde há baianos torcedores do clube. O primeiro é no próximo sábado, em São Paulo, junto com a Embaixada Bahêa Sampa (14h, no Quintal do Espeto, Vila Madalena).

Aguirre é economista pela Universidade del Pacífico e especialista em estratégia e finanças corporativas pela Universidade de Michigan, EUA. A esperança é que ele ajude a internacionalizar a obra.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco