A indústria de shopping centers na Bahia
A história de shopping centers na Bahia teve início em 1971, pelo Empresário Joaci Góes. Logo que retornou da California, EE.UU, onde estudou na Stanford University. Após visitar vários Shopping Centers naquele Estado, Joaci se convenceu de que Salvador já comportaria um Shopping.
Não existia no Brasil profissionais com conhecimento no segmento. O planejamento foi elaborado por um especialista americano que se encontrava em São Paulo fazendo estudos para implantação de um Shopping naquela Cidade. O arquiteto foi o Espanhol Ramon Pedregal que elaborou o projeto após visitar vários shopping centers na Florida nos EE.UU. O local indicado pelo americano foi onde hoje está o Salvador Shopping. A Avenida Paralela, em construção, definia o novo vetor de crescimento da cidade e facilitava o acesso ao shopping.
O Empreendimento denominado Abaeté Shopping center com 17.000 m2 de área bruta locável – ABL. foi apresentado e aprovado pelo então prefeito de Salvador no ano de 1972 e não foi construído em decorrência das dificuldades de financiamento, pois á época não existia bancos com linhas de crédito específicas.
Em 1975 foi inaugurado o Shopping Iguatemi hoje denominado Shopping da Bahia, o primeiro na Bahia e o segundo no Brasil. O primeiro foi o Shopping Iguatemi São Paulo em 1966.
Salvador por alguns anos apresentava um déficit de ABL em shopping se comparado com a população com poder para comprar nestes Estabelecimentos. Assim, em 1980, inaugurou o Itaigara; em 1985, o Piedade ; em 1987, o Barra; em 1996, o Lapa;, em 2007 ,o Salvador Shopping; em 2008, o Passeo; em 2009, o Paralela; em 2010, os shopping Bella Vista e o Salvador Norte. Salvador tem hoje 10 shoppings center. No interior o primeiro foi o Boulevard, em 1993, em Feira de Santana, vindo logo em seguida os Shopping Centers Jequitibá- Itabuna, Conquista Sul e Boulevard em Vitoria da Conquista, Boulevard em Camaçari e Teixeira de Freitas na cidade do mesmo nome, Outlets Centersem Salvador, Cidade Baixa, em Camaçari e na cidade de Juazeiro, entre os maiores.
Em Salvador, antes da pandemia, transitavam diariamente nos corredores dos shopping centers mais de 400.000 pessoas e na Bahia 560.000. Empregam mais de 25.000 pessoas em Salvador, 34.000 em toda Bahia com mais de 3.500 Lojistas, comercializando mensalmente mais de R$ 760 milhões de bens e serviços.
Com a pandemia, os shopping centers sofreram muito. Ficaram mais de 160 dias fechados e voltaram a funcionar com muitas restrições trazendo sérios prejuízos, notadamente para os pequenos lojistas. Todavia, o setor demonstrou resiliência pois já estão com níveis de vendas bem próximos àqueles alcançados antes da pandemia.
Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.