Água Gamboa: uma oportunidade refrescante
Confira a coluna Made in Bahia desta terça-feira
Em um estado como a Bahia, onde os principais produtores de água mineral estão concentrados na região metropolitana de Salvador, uma nova envasadora instalar-se no segundo maior município, em uma localização estratégica, trazendo inovação e qualidade, é uma notícia refrescante.
O projeto foi iniciado em 2018, quando fomos conhecer uma envasadora de água mineralizada adicionada de sais em Sergipe. Imediatamente, fomos estudar o mercado e percebemos que, no cenário global, e no Brasil, as águas purificadas e adicionadas de sais estavam experimentando um crescimento significativo.
Os consumidores norte-americanos, por exemplo, mostravam interesse crescente por águas purificadas, que passam por processos avançados de filtração para remover impurezas e melhorar a qualidade. Os estudos mostravam que o consumo per capta de água envasada crescia quase 8% ao ano. Como não trazer para o nosso estado uma oportunidade assim?
Tornar este sonho uma realidade não foi tarefa fácil. Além dos desafios inerentes à abertura de um novo negócio, como questões burocráticas, investimento financeiro, obtenção de licenças e autorizações, e problemas com fornecedores e planejamento para enfrentar um sistema tributário desafiador em um mercado altamente competitivo, enfrentamos o período da pandemia e a crise econômica associada.
Apesar de todos os obstáculos, após 8 milhões de reais de investimento e muito trabalho, a Envasadora Gamboa abriu as portas no mês de maio deste ano, em Feira de Santana, representando um marco para o município e para o estado da Bahia, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social, gerando empregos diretos e indiretos, abrindo portas para novas oportunidades no segmento e, principalmente, levando mais saúde para a sociedade, através de uma opção de hidratação equilibrada e de alta qualidade.
Contamos com um processo de produção altamente eficiente e moderno, desde a captação, tratamento e purificação da água por meio da osmose reversa até o envase, o que nos garante uma água mais pura e leve ao nosso paladar. A localização estratégica gera uma economia de tempo e do custo de frete para a uma boa parte dos distribuidores do estado, tornando a Gamboa uma opção mais conveniente e competitiva no mercado local e regional.
Empreender requer planejamento, persistência, capacidade de adaptação e investimento adequado, mas principalmente vontade de realizar. Este projeto representa o desejo de quatro grupos de sócios de diversificar a indústria local, através de uma novidade, o que reforça a marca Made in Bahia, fortalecendo a imagem do estado como gerador de produtos de excelência. Baianos, água boa é Gamboa!