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Almacen Pepe se reinventa em 2020

Publicado terça-feira, 24 de agosto de 2021 às 06:03 h | Autor: Da Redação
André Faro, empresário faz parte da 2ª segunda geração de família cujo sobrenome é um marco na gastronomia baiana | Foto: Divulgação
André Faro, empresário faz parte da 2ª segunda geração de família cujo sobrenome é um marco na gastronomia baiana | Foto: Divulgação -

Apesar de ter raízes na Espanha, a rede de delicatessen Almacen Pepe é produto Made in Bahia. Vindo da região espanhola da Galícia, Pepe Faro chegou ao Brasil com apenas 14 anos, em 1962 inaugurou sua primeira padaria em Salvador, que se chamava Padaria Elétrica da Barra. Pouco tempo depois abriu uma sorveteria em frente à panificadora que já era tradição no bairro: a Perini, trazendo para a capital baiana o conceito de delicatessen, que até então não estava muito difundido no Brasil.

Administrador por formação, o empresário baiano André Faro faz parte da segunda geração de uma família cujo sobrenome é um marco na gastronomia baiana. Aos 14 anos começou a trabalhar na empresa: “Ia para a padaria no turno oposto das aulas, para aprender a arte da padaria, ali comecei a amar a panificação”, conta André, que hoje é diretor geral da Almacen Pepe e se divide entre as três lojas, sem deixar de dar atenção pessoal a clientes e funcionários, além de manter a qualidade que é marca da família Faro.

Em 2015, após um hiato de cinco anos, Pepe e filhos abriram a primeira unidade da Almacen Pepe, na Pituba. Instalado num prédio de 300 m², teve um investimento de cerca de R$ 3,5 milhões. Nesta época contava com 40 empregados. Seis anos depois, a rede conta com três lojas e um mix de mais quatro mil produtos, garimpados pelo próprio empresário entre os melhores produtores artesanais do Brasil e, claro, da Bahia.

As lojas contam com respeitado setor de panificação, grande parte de fabricação própria, assim como a variedade de doces e tortas. Outra tradição mantida foi a linha de gelatos, aperfeiçoada a cada dia. As lojas possuem setores de embutidos, queijos, cortes especiais de carnes, mariscos, além da adega com os melhores rótulos de destilados, vinhos e demais bebidas.

Em 2020 a pandemia da Covid-19 assustou todos os setores, mas a Almacen Pepe se reinventou desenvolvendo um novo canal de compras: o Pepe Online.

“Tivemos que criar o Delivery e treinar os nossos funcionários para entenderem o momento que estamos passando”, explica André. Através do site www.almacenpepe.com.br os clientes podem fazer e receber suas compras em casa, com todo conforto e comodidade. Para isso, a rede investiu em modernos processos de logística, os protocolos de segurança e higiene foram reforçados, desde o manuseio dos produtos até a entrega na casa do cliente. As equipes receberam treinamentos específicos, além de equipamentos de proteção individual. No último trimestre de 2020, a rede registrou um crescimento de 186% nas vendas em relação aos primeiros meses do ano, e hoje a marca aderiu, também, ao IFood.

Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

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