Chez Bernard - Vida longa ao se reinventar
Parisiense, Bernard Goethals (1935-2009), formou-se pela Escola Hoteleira de Paris e antes de trabalhar na França, chegou em Salvador e trabalhou no Hotel da Bahia como Maître d’ Hôtel por mais de um ano. De lá, assumiu o bar do recém inaugurado Hotel Themis, onde pôs em prática seus conhecimentos franceses e o tornou point de intelectuais e boêmios.
Apaixonou-se por uma baiana e pela cidade. Logo se casaram e a vista oferecida da Baía de Todos-os-Santos, na Rua Gamboa de Cima, nº11, foi decisiva na escolha da casa para moradia do casal.
Em 10 de julho de 1963, na “casa de Bernard”, nasceu o “Chez Bernard”, na sua perfeita tradução, num formato de mini bistrot improvisado.
O sucesso desse seu pioneirismo foi rápido pela boa fama e por parte do menu ser dos pratos já conhecidos quando esteve à frente do Themis, atraindo a sua fiel clientela.
No final dos anos 60, Bernard e família não mais moravam nessa casa. Ao firmar sociedade com seu concunhado Guilardo Marques, o renomado restaurante foi reformado. Em 1976, esse comprou a parte de Bernard e adiante fez sociedade com seu compadre Albérico Pedreira e esteve por 44 anos neste.
Já no grupo Odebrecht, a sua construção passou por obras de reforço estrutural e de ampliação de mais um andar. Ainda hoje, essa mesma chez é a mais antiga e principal referência de culinária francesa em Salvador.
Em 2018, o novo Chez Bernard de sempre, foi reinaugurado pelo casal Verônica e Ademar Lemos. Sua decoração foi toda repaginada com visual sofisticado e aconchegante para esse icônico restaurante, já patrimônio dessa cidade.
Em 2021, recebeu o prêmio Top of Mind de restaurante de alto padrão mais lembrado pelos soteropolitanos na sua categoria e perpetua-se o mais querido por várias gerações, que guardam nas suas melhores memórias afetivas momentos especiais celebrados ao redor de suas mesas.
Seu elaborado cardápio, assinado pelo chef Laurent Rezette, cumpre o legado de manter viva a tradição dos pratos clássicos, aliados aos demais contemplados neste, no padrão de qualidade exigido pela alta gastronomia da França. Tem adega conceituada e a carta de drinks se revela nos preparados autorais e nos selecionados.
Em seu calendário de eventos gastronômicos, jantares harmonizados sugeridos pelo sommelier da casa marcam as temporadas. Julho, mês de celebrar seu aniversário com o tradicional festival do melhor da culinária francesa. O Dia dos Namorados e o Réveillon também são datas especiais, ao receber os apaixonados e os otimistas pelo novo ano.
Um dos salões recebe, reservadamente, clientes para eventos sociais ou corporativos com toda a infraestrutura de serviços e de alta gastronomia, tornando-os especiais e inesquecíveis.
Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos