CSB – 40 anos investindo na saúde baiana | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

CSB – 40 anos investindo na saúde baiana

Publicado terça-feira, 14 de setembro de 2021 às 06:02 h | Autor: Da Redação
Edson Paschoalin é presidente do conselho no Grupo CSB | Foto: Divulgação
Edson Paschoalin é presidente do conselho no Grupo CSB | Foto: Divulgação -

No ano em que completa 40 anos de existência, o Grupo CSB Nefrologia & Hemodiálise acaba de conquistar mais um marco em sua trajetória: a Clínica Senhor do Bonfim, unidade Rio Vermelho, se tornou a primeira instituição de diálise no Brasil a atingir o nível de excelência em sua primeira visita de certificação. Quando os médicos Edson e Sandra Regina Paschoalin abriram a primeira unidade do Grupo, em Feira de Santana, havia muito trabalho a ser feito. “Desde formados decidimos que exerceríamos a medicina no interior da Bahia. Em 1981, ao chegarmos em Feira de Santana, notamos a carência da região quanto ao tratamento de terapia renal substitutiva”, conta Dr. Paschoalin, que se especializou em Cirurgia e Urologia no Transplante Renal.

A atuação do Grupo CSB tem sido desbravadora desde o início, pioneiro na oferta de hemodiálise no interior da Bahia, transformou a difícil realidade de milhares de pacientes, que precisavam viajar até três vezes por semana para fazer o tratamento em Salvador. Já em 1984, realizaram o primeiro transplante renal, com um doador vivo, no interior do Norte-Nordeste, quando algumas capitais do país ainda não tinham realizado tal procedimento. “Foi um pioneirismo com todas as dificuldades, porém transpostas com muito afinco, dedicação, profissionalismo, humanismo e trabalho em equipe” explica o médico.

Atualmente, o Grupo CSB é composto por nove centros de Terapia Renal Substitutiva na Bahia, dotados de alto padrão tecnológico e equipe qualificada, responsável pela assistência de cerca de 2.100 pacientes em diálise, e gerando emprego para mais de 500 colaboradores. Além das duas Clínicas Senhor do Bonfim, em Salvador, o CSB tem unidades em Feira de Santana, Serrinha, Senhor do Bonfim, Juazeiro e Euclides da Cunha. Em todas as sedes é realizado atendimento especializado em pacientes com insuficiência renal crônica, promovendo qualidade de vida aliada a serviços humanizados e excelência no tratamento de hemodiálise, CAPD e DPA de habitantes de toda a região.

O CSB conta com a participação de vários membros da família Paschoalin, como três dos filhos de Edson e Sandra, falecida em 2020. Todos seguem a premissa do trabalho em equipe, humanismo, profissionalismo e excelência em assistência ao paciente, o que garante ao Grupo a alcunha de Líder em Acreditação no Brasil em tratamento dialítico. “Temos o objetivo de prestar uma assistência médica respeitosa, profissional, ética e voltada ao paciente e suas necessidades”, explica Dr. Paschoalin. Para o futuro o desejo é: “Manter os alicerces implantados na cultura organizacional da empresa desde sua implantação e sempre buscar a excelência em tratamento ao paciente renal crônico”, finaliza.

Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas