Experiência global e inovação local, transformando o turismo de eventos
Confira a coluna Made In Bahia desta terça-feira

Salvador, cidade de riqueza histórica, cultural e natural, sempre foi um destino turístico de destaque no Brasil. Nos últimos anos, um novo capítulo vem sendo escrito para a capital baiana: o fortalecimento do turismo de negócios e eventos como motor estratégico para o desenvolvimento econômico e social. Nesse contexto, o Centro de Convenções Salvador (CCS) surge não apenas como uma infraestrutura de ponta, mas como um agente transformador, capaz de conectar oportunidades, gerar renda e projetar a cidade no cenário global. E, nessa trajetória, o respaldo da GL events tem sido fundamental.
Potência global no setor de eventos, a GL events une quatro décadas de expertise internacional com soluções adaptadas às necessidades locais. Com presença em 27 países e gestão de 60 equipamentos, sendo seis no Brasil, a multinacional francesa é referência em todas as etapas da cadeia de eventos: concepção, logística, produção e gestão de espaços.
Desde 2020, o CCS tem desempenhado um papel vital na transformação de Salvador em um destino de eventos. Com mais de 380 encontros realizados e quase 1 milhão de visitantes recebidos, o CCS gerou impacto em 53 setores da economia local, desde a hotelaria até pequenos empreendimentos, atestando que cada evento não apenas movimenta grandes cifras, mas injeta recursos de forma rápida e direta na economia, fomentando a sazonalidade e garantindo renda.
Estes números são resultado da capacidade da GL events de integrar sua experiência internacional com as especificidades do mercado baiano, posicionando Salvador de forma destacada no mapa global de eventos. Sinergia esta que permite que o CCS opere com padrões internacionais de eficiência, segurança e inovação, oferecendo infraestrutura tecnológica de ponta e conexões com organizadores globais. Eventos como a RoboCup 2025 — maior competição de robótica do mundo, que ocorrerá pela primeira vez no Hemisfério Sul — e a Exposibram 2025, o mais importante encontro do setor mineral na América Latina, colocam Salvador no radar de investidores e formadores de opinião.
Desde sua inauguração, o CCS gerou mais de R$ 1 bilhão em retorno econômico e criou cerca de três mil empregos temporários anualmente. A estratégia voltada para o turismo de negócios garante a ocupação hoteleira estável mesmo durante a semana, além de promover Salvador como um polo de inovação, fortalecendo o destino além da sua tradicional identidade cultural. E os resultados são evidentes: Salvador consta do 15º para o 3º lugar no ranking brasileiro de turismo e negócios em apenas quatro anos, mostrando como a união de experiência global e inovação local podem transformar realidades.
*Diretor-geral do Centro de Convenções de Salvador.