Formar a transformar: o poder da educação | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Formar a transformar: o poder da educação

Publicado terça-feira, 01 de março de 2022 às 06:00 h | Autor: Mariana Martini Correia*
Mariana Martini Correia, Pró-Reitora Acadêmica do CentroUniversitário de Ciências e Empreendedorismo (Unifacemp)
Mariana Martini Correia, Pró-Reitora Acadêmica do CentroUniversitário de Ciências e Empreendedorismo (Unifacemp) -

Há quase 20 anos, foi criada no recôncavo baiano, mais precisamente em Santo Antônio de   Jesus,   a   Facemp   (Faculdade   de   Ciências   Empresariais).   Fruto   da   mente empreendedora do professor Antonio Carlos Lé Martini, que percebeu que ali havia um terreno fértil para a realização do  sonho em fazer educação superior. Em 2003, após visita de prepostos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que avaliaram   o   Projeto   Pedagógico,   Corpo   Docente   e  Estrutura,   a   Facemp   recebeu avaliação positiva para que pudesse iniciar as suas atividades. O curso   de   administração  inaugurava   esta   nova   etapa   de   desenvolvimento  para   a região:  a implantação de umas das primeiras faculdades privadas autorizada pelo MEC. Mas... qual seriam os benefícios que a implantação de uma instituição privada de ensino poderia trazer para toda uma região? 

Desenvolvimento acadêmico, cultural, geração de renda e emprego, permanência dos jovens em seus lares (que antes precisavam mudar-se para a capital), inclusão social. Transformação! A Facemp foi abraçada por toda uma sociedade, ávida por transformação. 

Acolhendo as demandas da comunidade, a Facemp em pouco tempo expandiu o seu portfólio, passando   a   oferecer   cursos   de   graduação   e   pós   graduação   em   todas   as   áreas   do conhecimento. Agora, Santo Antônio de Jesus tinha na Facemp muito mais do que uma instituição que acolhia filhos da própria cidade. 

Não só os filhos da cidade não precisavam mais deslocar-se para obter educação superior de qualidade,  agora era essa cidade que acolhia filhos de outras praças. Com a Facemp cresceu o comércio, a área de serviços foi fortalecida, empregos foram gerados, mão de obra foi qualificada. 

A Instituição foi, e continua sendo, uma grande impulsionadora de desenvolvimento para a região. Fazer educação é um exercício constante de escutar a comunidade, adaptar-se a novas demandas e oferecer respostas. Fazer educação é  orgânico. E nessa dança de fazer sempre o novo, surge a pandemia do coronavírus, em 2020. A educação precisou mais do que nunca se reinventar, de forma rápida, inédita e precisa. A educação precisou descobrir   novas   formas   de   encantar   e   manter   seus   alunos   e   professores.   Período sensível, mas para a Facemp também de muita superação.

Em 2021, ainda em estado de pandemia, a Facemp recebeu uma comissão do MEC para avaliar seu pedido de transformação em Centro Universitário. Após dias de muito trabalho, mais uma vitória. Depois de uma avaliação positiva, agora a Facemp é Centro Universitário de Ciências e Empreendedorismo.

Trabalhar sério e arduamente, manter a qualidade mesmo com as adversidades, sonhar, a trajetória da Unifacemp nos mostra que, sim, é possível crescer em tempos difíceis.

Made in Bahia - Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Publicações relacionadas