Franciosi – Pioneiros no desenvolvimento do Oeste Baiano | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Franciosi – Pioneiros no desenvolvimento do Oeste Baiano

Publicado terça-feira, 31 de maio de 2022 às 11:03 h | Autor: João Antônio Franciosi
João Antônio Franciosi, Ubiratan Francisco Franciosi e Romeu Franciosi, diretores da Franciosi.
João Antônio Franciosi, Ubiratan Francisco Franciosi e Romeu Franciosi, diretores da Franciosi. -

A Franciosi inicia a sua história em Luís Eduardo Magalhães no final da década de 80, ainda no povoado de Mimoso do Oeste, com a determinação de João Antônio, Ubiratan e Romeu, três irmãos vindos do município de Casca, no norte do Rio Grande do Sul, em busca de oportunidades para empreender na agricultura. A topografia plana, grande abundância de água e boa altitude faziam da região uma promessa para a atividade agrícola. Contudo, o clima semiárido, com irregularidade na distribuição pluviométrica durante o ano, era o grande desafio para tornar as terras produtivas. 

 A primeira fazenda adquirida foi a Franciosi, com terras que beiravam um dos muitos rios da região. Eram 300 hectares com a finalidade de cultivar arroz e soja. As primeiras safras não prosperaram, com a seca e as doenças atacando as lavouras. Mas, a persistência foi resultando em boas colheitas que ascenderam ano a ano a partir do início da década de 1990. A segunda área adquirida foi a fazenda Vereda Tropical, que contava com uma pequena estrutura de irrigação movida com motor a diesel. A venda da Franciosi propiciou a aquisição da Santo Antônio, a primeira grande fazenda do Grupo. 

 A determinação em trabalhar a terra e em buscar tecnologias e inovações para transformar os desafios em oportunidades moveu os jovens empreendedores em direção à construção de um legado que, na safra 2019/2020, representou mais de 70 mil hectares plantados, resultando em uma colheita de mais de 3 milhões de sacas de soja e mais de 5 milhões de arrobas de algodão capulho. Com isso, novas necessidades surgiram e desde 2017 a empresa passa por um processo de profissionalização, o que inclui a criação de novos processos administrativos e o planejamento de sucessão familiar.

 O escritório central em Luís Eduardo Magalhães administra todas as filiais, incluindo as 8 fazendas. No total, são aproximadamente 70 mil hectares que possibilitam uma produção em alta escala de soja e algodão direcionada ao mercado interno e externo. Uma de suas unidades, a Fazenda Santana, é vista como referência no que diz respeito a sistematização e implantação de tecnologia na lavoura e reconhecida como maior propriedade irrigada da América Latina. Isso, porque a área conta com 28 pivôs de irrigação de 350 hectares, totalizando uma área irrigada de 9.744 hectares. Toda a irrigação da propriedade é abastecida por um canal de aproximadamente 25km.

 A persistência dos sócios na aquisição de competências técnicas e empresariais para desenvolver o negócio fez do Grupo um dos principais players do mercado brasileiro, figurando na Forbes entre as 100 maiores empresas do Agro no Brasil e se posicionando entre as 3 maiores do estado da Bahia.

Publicações relacionadas