Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > MADE IN BAHIA
COLUNA

Made In Bahia

Por Carlos Sergio Falcão*

ACERVO DA COLUNA
Publicado Tuesday, 11 de June de 2024 às 0:00 h | Autor:

Made in Bahia celebra quatro anos!

Confira a coluna Made In Bahia

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Carlos Sergio Falcão, presidente do Business Bahia
Carlos Sergio Falcão, presidente do Business Bahia -

No próximo dia 13/06, a comunidade empresarial baiana celebrara os quatro anos da campanha e do Selo Made in Bahia. A data ficara registrada na história do estado como um momento de extrema felicidade do Business Bahia, realizador da campanha, que em plena pandemia, uniu empresas, empresários e entidades em prol da economia do estado. Com o slogan “Essa luta é minha, é sua, é nossa “e um Selo que identifica os produtos e serviços baianos, a campanha despertou a baianidade empresarial, o orgulho de consumir os nossos produtos e cativou o interesse da imprensa local e nacional.

Lideranças políticas, dos mais diversos partidos e matizes ideológicas gravaram vídeos em prol da valorização dos produtos baianos e dezenas de líderes empresariais também fizeram questão de apoiar a campanha. Empresas colocaram o Selo em suas embalagens e nas suas peças publicitarias, e gôndolas de supermercado exibiram em destaque os produtos baianos. O sucesso retumbante resultou em aprovação pela ALBA de projeto do deputado Alex da Piata, transformando o Selo Made in Bahia em lei estadual.

Dentre dezenas de órgãos que apoiaram, um se destacou e ajudou a escrever essa história, o grupo A Tarde. Além das notícias relacionadas, criamos essa Coluna Made in Bahia no impresso e no Online, um espaço exclusivo onde as empresas e empresários locais podem contar um pouco da sua história, do seu segmento comercial e dos projetos futuros que impulsionam a economia baiana. Por essa coluna já passaram aproximadamente duzentos gestores baianos, cada um expressando suas conquistas, ideias e contribuições para o desenvolvimento do nosso estado. Certamente muito do reconhecimento que o Selo Made in Bahia tem hoje, se deve ao apoio que tivemos desse veículo, e a ele nossa gratidão por todo apoio recebido nesses quatro anos.

Todos nós sabemos das dificuldades vividas pela economia baiana. Nosso estado vem perdendo protagonismo inclusive no Nordeste e reduzindo sua participação no PIB brasileiro. Apesar de alguns sucessos pontuais, continuamos patinando, não estamos conseguindo melhorar nossos principais índices econômicos. Reverter esse cenário é um trabalho de todos, gestores públicos e privados, um verdadeiro mutirão em prol do nosso desenvolvimento. Acreditamos que o conceito Made in Bahia é importante para fortalecer a cadeia produtiva do estado, afinal a melhor maneira de combater a pobreza, é gerar empregos. Para discutir esses cenários, avaliar alternativas e propor soluções, o Business Bahia lançou na semana passada, em parceria com a Zum Brazil o Summit de Negócios Made in Bahia, uma feira que promete mobilizar os empresários baianos, mas isso será tema de um novo artigo, em breve. Aguardem!

*Carlos Sergio Falcão é presidente do Business Bahia

Assuntos relacionados

Business Bahia Desenvolvimento Econômico economia baiana made in bahia produtos baianos Selo Made in Bahia

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco