Tivoli Ecoresort: uma história de desenvolvimento sustentável | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Tivoli Ecoresort: uma história de desenvolvimento sustentável

Desde seu início, o Tivoli Ecoresort definiu um novo conceito na hotelaria brasileira

Publicado terça-feira, 09 de agosto de 2022 às 00:30 h | Autor: João Eça Pinheiro
João Eça Pinheiro, diretor geral da Minor Hotéis no Nordeste
João Eça Pinheiro, diretor geral da Minor Hotéis no Nordeste -

O Tivoli Ecoresort Praia do Forte é um pedaço de paraíso localizado no meio da exuberante paisagem do litoral norte da Bahia. Inaugurado em 1985, ele é uma unidade emblemática desse país tropical, sendo o primeiro ecoresort do Brasil.

Em 1970, quando o empresário paulista Klaus Peters resolveu investir US$ 30 milhões junto com um sócio para comprar 30 mil hectares de terra na região, o descendente de alemão tinha a certeza de que queria desenvolver o ecoturismo no Brasil. Sua ideia era comprar as terras para poder preservar a vila e sua natureza, e atrair turistas, além de aproveitar a mão de obra local, tornando a Praia do Forte um dos primeiros locais que investiu em turismo sustentável no país. 

Desse projeto surgiu o Praia do Forte EcoResort, que foi adquirido em 2015 pelo grupo Minor Hotels e ainda mantém o ideal de preservação de Klaus Peters. Em 2010, eu, João Eça Pinheiro, cheguei para assumir o cargo de Diretor Geral do hotel, já com a bandeira da Tivoli Hotels & Resort. Depois de mais de 10 anos por aqui, considero o hotel minha segunda casa e, recentemente, fui honrado com o título de cidadão honorário da Bahia.

Desde seu início, o Tivoli Ecoresort definiu um novo conceito na hotelaria brasileira, estabelecendo como ponto primordial o envolvimento da população local no desenvolvimento do projeto e a preservação ambiental. Um de seus grandes diferenciais é a vasta área preservada, pois ele ocupa menos de 20% dos 300 mil metros quadrados de área, mantendo a vegetação típica que faz da região um santuário ecológico. 

O hotel também foi o ponto de partida para o desenvolvimento da Praia do Forte, que surgiu como destino voltado para o turismo ecológico. Hoje, a Vila é um refúgio dos baianos e de turistas de todas as partes do Brasil. E, apesar do clima rústico e embora seja um pequeno distrito, oferece ótima infraestrutura e gastronomia, além de diversos comércios e atrativos.

A Praia do Forte abriga ainda a sede nacional do Projeto Tamar, importante entidade de proteção de tartarugas marinhas. A primeira equipe do projeto chegou à Praia do Forte em 1982, quando já estava em andamento o projeto para a construção do hotel. A direção do Tivoli Ecoresort é hoje uma das principais incentivadoras do Tamar e ajudou na implantação da base de pesquisa. 

Também, para administrar os projetos comunitários e orientar o desenvolvimento urbanístico da Praia do Forte sem prejuízo dos recursos naturais, foi criada a entidade Fundação Garcia D´Ávila.

Em seus 37 anos, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte busca continuamente melhorias que vão ao encontro de sua essência à verdadeira conexão com a natureza, com a interação consciente e preservação do meio ambiente.

Publicações relacionadas