Educação serve para tudo
EDUCAÇÃO SERVE PRA TUDO
O sergipano inventou a candidatura da afilhada, que deu xabu diante da sua falta de habilidade política. Agora, só restou a derrota e os débitos. Débitos estes que ele quer quitar na Secretaria de Educação e na fracassada tentativa da Mesa Diretora da Câmara. Já a derrota é um presságio do que vai acontecer daqui a dois anos com ele. O falso moralismo também MATA!
A EDUCAÇÃO VAI LONGE
A Educação que MATA Salvador também vai à Feira de Santana. Um certo feirense, apadrinhado de um sergipano metido a paladino da moralidade, está tentando saquear a secretaria da capital baiana. Na mira deles estão obras, livros, atas e contratos nada republicanos. Analisando o comportamento do sergipano, pode-se perceber que “educação que é bom, nada!”
A LAMPADA MÁGICA É SERGIPANA
Um ermitão ou eremita é um indivíduo que vive isolado para fugir do trato social. Negando suas origens, uma figura da política feirense comprou uma “lâmpada de desejos” na feira de Sergipe e tratou de se relacionar com quem pôde. Mas, nem nos seus melhores sonhos imaginava ganhar uma prefeitura e uma Secretaria de Educação para chamar de sua. Nesses seus desejos, já conseguiu angariar obras, vendas de fardas, alimentação e livros. O que mais espanta é que ele trabalha com estacionamento e iluminação. Será que a lâmpada mágica vai realizar esses desejos finais? Um dia a gente MATA a curiosidade.
SHEILA NA MIRA I
Se a prefeita de Conquista acha que os maus feitos de sua gestão seriam esquecidos ou abafados após a eleição, ela está bem enganada. Depois que ela esperneou tanto para defender seus aliados, todos derrotados, a oposição já avisa que vem cobrança e fiscalização por aí. O vereador Dr. Anderson que o diga. As críticas contra Sheila Lemos (UB) são muitas e vão da Educação à Saúde. Em sessão na Câmara na última semana, o vereador comparou o trabalho da prefeita com gestões anteriores e ressaltou a incapacidade de Sheila de resolver problemas como merenda digna para as crianças, remédios nos postos e, até mesmo, um simples tapa buraco nas ruas do município. E com a falta de infraestrutura na cidade, a população - que é a que mais sofre, está desassistida e pedindo socorro por conta das fortes chuvas que estão atingindo a cidade nos últimos dias.
SHEILA NA MIRA II
Outro assunto que não escapou da oposição foi a licitação do transporte público da cidade. Na mesma sessão, o vereador Valdemir Dias fez questão de lembrar dos R$ 29 milhões pagos a cada empresa que opera o transporte da cidade. Todas tiveram o contrato renovado sem dispensa de licitação. As denúncias são muito graves e já estão nas mãos do TCM. Sem perspectiva de apoio estadual ou federal, o destino de Sheila parece ficar cada vez mais amargo e solitário. Com a população cobrando e cada vez mais atenta, a prefeita de Conquista já pode prever o que está por vir no ano que vem.
UM TAL
Um TAL deputado estadual, com apenas um mandato legislativo, já atua na política com as velhas práticas do coronelismo baiano. O parlamentar, em menos de quatro anos já mudou de partido três vezes, negociou emendas secretas do orçamento da Câmara Federal, e agora como candidato a deputado federal apresentou sua prestação de contas ao TRE com notas fiscais de combustíveis dos seus próprios postos de gasolina. Agora deputado federal eleito e empresário do ramo de postos de combustíveis será o representante na Câmara Federal da distribuidora que finge pagar de empresa responsável distribuindo brindes em formato de CONCHA. E ele terá como missão no DF abrir uma rede de postos para desbancar e concorrer com a poderosa rede Cascão.
UM TAL E QUAL
A proximidade do deputado com a distribuidora é tão intensa, que o moço abastece seu helicóptero nos postos de aviação da multinacional, onde há suspeita de preços superfaturados. Este Carrasco está investigando para ver se a ação tem como objetivo superfaturar as despesas de verba de gabinete da Assembleia Legislativa da Bahia ou se é um acerto de contas nas dezenas de negócios nebulosos que o parlamentar possui com essa distribuidora. Esta, que é conhecida no meio empresarial por não desenvolver nenhum trabalho Social/Educacional nas regiões Norte e Nordeste do país.
ANKARA DE PAU I
A equipe de transição do governador eleito está atônita com o comportamento de muitos prestadores de serviço do Estado, no que diz respeito aos apoios dos sócios destas empresas na última campanha estadual. Constatou-se que na luz do dia estes CNPJ’s estavam “apoiando” o número 13, e na calada da noite os proprietários destas empresas, com seus respectivos CPF’s, estavam alimentado a gula insaciável do número 44.
ANKARA DE PAU II
O caso mais emblemático é de uma construtora e grande prestadora de serviços da Embasa, no qual seu sócio e dublê de político usufruiu das benesses da empresa nos últimos 15 anos de administração petista, e na última hora embarcou com malas e cuias na candidatura netista. A cara de pau do deputado foi tão acintosa, que tentando driblar os técnicos e políticos do governo do estado, mudou a razão social de sua empresa para ANKARA ENGENHARIA LTDA, com intuito de passar despercebido. A relação destas empresas (e seus sócios) já está sendo preparada pela equipe de transição.
SALVADOR NA LONA
Enquanto a Bahia foi o segundo estado que mais investiu nos últimos oito anos (R$ 22,7 bilhões), atrás apenas de São Paulo, suprindo, inclusive a queda ou interrupção de repasses do governo federal em áreas estratégicas, a cidade de Salvador foi apontada como a 6ª capital mais endividada do Brasil em publicação da Secretaria do Tesouro Nacional. O resultado joga por terra a imagem de gestão eficiente do ex-candidato ao governo estadual, ACM Neto. Talvez por isso, o executivo municipal esteja tão interessado em aumentar a receita com IPTU.
SEM FINAL FELIZ
Na última semana, na Câmara de Salvador terminou a novela do reajuste salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Diferente das tramas novelescas da TV, nas quais quase todo mundo acaba feliz, o resultado, para os servidores teve um sabor agridoce. Acampados há quase 80 dias em frente da prefeitura, entre os servidores há quem esteja indignado com o reajuste concedido pelo Executivo, muito aquém do que o Congresso Nacional definiu como piso salarial da categoria, e há quem esteja esperançoso diante da possibilidade dada pela proposta aprovada pelos vereadores, que mantém um canal de diálogo aberto com a categoria para que o reajuste seja revisto nos próximos anos.
ORGANIZANDO O BABA
Quem se prepara, adianta o lado.
Como dito recentemente pelo presidente estadual do PT da Bahia, Eden Valadares, assim que o ano virar, a legenda que comanda começará a “organizar o baba” para as eleições municipais de 2024. Em Salvador, o PT não quer repetir a vagareza sobre as definições da sigla como ocorreu nos últimos pleitos, na região metropolitana, há cidades que o partido pretende se manter com o comando do Executivo ou conseguir tomar de históricos adversários políticos. No interior, cidades como Vitória da Conquista, um dos maiores colégios eleitorais da Bahia, deve ser algo do PT para recuperar a cidade, que o partido historicamente teve uma forte presença e perdeu por pouco em 2020.
OPOSIÇÃO NA ALBA
Sandro Régis não será mais o líder da oposição na Alba. O nome para sucedê-lo, no entanto, não foi definido. Precisaria o grupo de ACM Neto de mais tempo para digerir a derrota eleitoral?
O CHORO DE PORCIÚNCULA
Alguém precisa entregar uma caixa de lenços a André Porciúncula para que possa ajudá-lo a melhor engolir o choro e parar de lamentar nas redes sociais a derrota do presidente Bolsonaro para Lula, incentivando, inclusive, o clima hostil e os atos golpistas nas estradas. O mundo político não merece tanta birra infantil. É preciso aceitar a derrota com a grandeza que a condição de homem público exige. E olhe que a vida não está assim tão ruim pra ele depois de ser reprovado pelas urnas e não conseguir se eleger deputado federal. Graças ao fato de encarnar a figura de bolsonarista radical, ele conseguiu se encostar num cargo novamente na Secretaria de Cultura, após a eleição. Mas em janeiro, vai precisar botar o currículo na rua. Para quem não se lembra, Porciuncula, junto com seu então chefe Mário Frias, na Secretaria Nacional de Cultura, atacou e perseguiu artistas, as leis de incentivo e a cultura brasileira.
ENQUADRADA
A enquadrada dessa semana vai para o lobby das poderosas mineradoras que atuam na Bahia. A equipe de transição do Governo do Estado precisa ficar atenta a este movimento, cujo defensor anda a propagar legado de prosperidade. Se ele estivesse mais preocupado com os ideais socialistas, certamente teria exigido das exploradoras contra partidas de melhorias das condições de vida da população dos municípios e das comunidades carentes, através de execuções de ações sociais nas áreas exploradas. O órgão carece de renovação e o padrinho ou madrinha que for chegada a trambolho, recomenda-se não oferecer ao futuro governo.