Enrolation | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

Enrolation

Conexões suspeitas geram comentários no meio empresarial de Salvador

Publicado segunda-feira, 22 de agosto de 2022 às 00:00 h | Atualizado em 25/09/2022, 21:24 | Autor: Da Redação
Os bastidores da polítia da Bahia passam por aqui
Os bastidores da polítia da Bahia passam por aqui -

HUB DA …

Uma conexão no mínimo suspeita vem gerando comentários no meio empresarial da região metropolitana de Salvador. Um pool de pessoas jurídicas que fornece ou forneceram de agulha a avião para a prefeitura da capital, todas entrelaçadas. Na edição deste “O Carrasco” no próximo domingo, a coluna virá com uma boa turma alocada nesse “hub”. Do baixo clero, Édison Batista da Silva, Fabio Magno Penha Santos, Carolina Xavier da Cruz, Jandson de Carvalho Nunes e um até então oculto Lázaro de Carvalho Nunes. Do alto clero vem Lucas Cardoso, Pedro Lima, Rodrigo Alves e Gabriel Correia.

AINDA SEM RESPOSTA

Quando o país inteiro parou para ver a posse do ministro Alexandre de Moraes como novo presidente do TSE, chamou a atenção o fato de apenas autoridades constituídas figurarem na seleta mesa da solenidade. Os ex-presidentes Lula e Dilma ficaram na plateia, apesar de sentarem-se na primeira fila. A TARDE enviou questionamento ao recém empossado juiz do TRE, Pedro Godinho, para que o magistrado explicasse porque convidou ACM Neto para compor a mesa reservada para autoridades, já que o ex-prefeito é hoje apenas um cidadão comum. Foi por amizade não foi Dr. Pedro? Explica aí que todo mundo, inclusive vossos colegas, precisam saber.

ENROLATION

O prefeito Bruno Reis, depois que a Lei Complementar 082/2022 foi promulgada, mudou seu discurso raivoso e logo mandou recado para sentar com os agentes de saúde e endemias, a fim de encontrar um denominador comum. Agora o alcaide está acuado, pois a folha de pagamento do mês de setembro, segundo o advogado que patrocinou a ação contra a CMS, teria que ser fechada no dia 12 de agosto. A ânsia do Executivo é fazer um acordo antes de  entrar setembro, porque sabe-se que descumprir uma lei pode configurar crime de responsabilidade. Os agentes de saúde não irão cair nesse “enrolation” do menino de ACM Neto.

TOM MENOR 1

Na ALBA, muito se comenta a melancólica situação de fim de mandato do deputado Tom Araújo, líder do União Brasil. Completamente abandonado por eleitores e lideranças políticas, e sem merecer atenção dos órgãos públicos, ele se submete a ser menino de recado e encaminhar correspondências para repartições do Estado a mando do mini chefe. Como um cachorro morto, Tom usa o pretexto que vai cuidar da saúde para justificar o abandono na política, mas segue abanando o rabo por aí. Basta acompanhar as redes sociais que é possível pegá-lo na mentira. Inclusive, é sabido que anda com bastante disposição para tanger a boiada das suas fazendas e não esconde planos de uma futura boquinha na ALBA.

TOM MENOR 2

Mas o que que se sabe mesmo é que falta voto pra ele, principalmente em Coité, onde a gestão do seu irmão, prefeito milionário, está desgastada. A família Araújo já carrega no histórico prefeituras que deixaram a desejar e que foram alvo de um importante ex-deputado federal, que fez um duro discurso contra Tom e contra o patriarca da família. Estes foram apontados por ter utilizado dinheiro público para benefício próprio. Nessa mesma época, Tom, se sentido abandonado pelo iniciante deputado ACM Neto, passou a falar coisas impublicáveis sobre o então candidato. A paz só foi selada por imposição e esporros do avô ACM original.

A COITADA COITÉ

A cidade que vive o desgosto das gestões que carrega, nunca esteve num momento tão ruim. Com a saga dos Araújo comandada agora pelo milionário Marcelo, Coité é açoitada pelo descaso com o dinheiro público. Para bancar o Coité Folia 2022, o prefeito revela ainda mais o desrespeito com os artistas locais. Irão receber caches que não ultrapassam os R$ 3 mil, com muitos recebendo até metade deste valor, como registrado no Diário Oficial. O que chama a atenção é que as bandas indicadas por políticos ou por empresários irão receber até R$ 350 mil. O MP e o TCM não vão deixar passar em branco. 

NETO E A SAGA DOS COMÍCIOS

Não é novidade que o mine chefe vem tendo problemas na realização de comícios pelo interior da Bahia. Este fim de semana, a bola da vez foi justamente para Conceição do Coité. Já é sabido que os irmão Tom e Marcelo são pé frio. A Comunicação de Neto tratou logo de justificar o cancelamento já previsto botando a culpa na chuva. Chega ao Carrasco, que estes "imprevistos" já fazem parte da agenda do menudo Chef, que segue à risca uma regra: se tiver contato na cidade pra garantir plateia, tô dentro. Caso contrário, reza pra São Pedro mandar chuvisco pra sairmos pela tangente. Estamos de olho!

ATERRADA

Não demora para uma empresa pregar uma peça na Bahia. Velha conhecida da Polícia Civil e do MP do Pará, a dita cuja vive garantindo uns contratos aqui e ali pra se manter no páreo, custe o que custar. O cheiro de coisa errada já começou a subir e não vai ter solução sanitária que dê jeito. SOLVENDO a poeira pra debaixo do pano, vai ter uma hora que a sujeira aparece. Os SOTEROpolitanos estão de olho! 

AGOURO

O povo de Feira de Santana anda azarento mesmo. Por lá, além de não conseguirem emplacar vice, ter a micareta cancelada e ter um servidor tarado, ainda precisam encarar um prefeito como Colbert Martins. Com a Educação recebendo a nota zero, Feira só consegue ganhar alguma coisa quando o assunto é CPI. 

TÁ COM MEDO DE QUE?

Depois do cancelamento do debate da TV Assembleia, a TVE confirmou a nova data do encontro entre os candidatos ao governo. Será no dia 6/9, uma terça-feira, véspera de feriado, com transmissão simultânea na Rádio Educadora FM, Youtube, Facebook, Twitter e Instagram. Antes, rádio e TV realizam uma rodada de entrevistas que começa nesta segunda-feira, 22. João Roma, (PL), Jerônimo Rodrigues (PT) e Kléber Rosa (PSOL) confirmaram presença. Já o ex-prefeito da capital, ACM Neto (União Brasil) informou que não participará nem da entrevista e nem do debate. Que não queira enfrentar os adversários de forma direta, ainda vá lá, mas nem entrevista? Será que ele não tem nada a dizer ao seu eleitorado?

EU SOU NEGÃO

E a chapa “puro sangue” aprontou mais uma. ACM Neto (União Brasil) e a debutante Ana Coelho (Republicanos), colegas de escola, herdeiros e sócios de emissoras de tv, entre outros empreendimentos, se declaram “pardos” à Justiça Eleitoral. Ainda que eles não possam usufruir dos benefícios da lei eleitoral, que a partir deste ano garante uma cota maior do fundo eleitoral para candidatos autodeclarados pretos ou pardos eleitos para a Câmara de deputados, o registro não foi bem recebido pelo movimento negro. Nesse caso, literalmente, um pouco de óleo de peroba não seria nada mal.

AFINAL, PARDO OU BRANCO?

Tem candidato a governador da Bahia que anda meio duvidoso. Ora diz que é branco, ora diz que é pardo. Tomara que isso não desdobre para outras dúvidas mais complexas, inclusive jurídicas. Pode até dar em caso de polícia, a depender da opção tomada.

MENUDOS FOLIA 1

Na Bahia não cabe decisão soberana. Finalmente, a dupla Bruno e Neto se acovardou e desistiram de mudar o circuito do Carnaval para o ano que vem. Os artistas, empresários e foliões não aceitaram os interesses oriundos dos menudos. O Trade Turístico conseguiu se impor e está de parabéns por colocar ordem na Folia.

MENUDOS FOLIA 2

O chororô está grande entre o seguidores do mini chefe. Os menudos já estavam planejando um camarote Premium na Boca do Rio, além de investimento em imóveis na região. A decepção foi tão grande que a tristeza tomou conta deles e das patricinhas, que já contavam no camarote com quadra de futevôlei, professor de piseiro, área com pneu de Crossfit, salões de beleza e lojas de grife, além do desfile de marcas. Se a decisão fosse mantida, o povo que ia se lascar. 

CHUCK , O MENINO ASSASSINO 1

Quando perguntado se estava preocupado com a impugnação da candidatura de sua vice, Ana Coelho,  ACM Neto respondeu rapidamente: “Não nasci ontem. Não comecei a fazer política ontem". Foi quando um candidato a deputado cochichou com outro. “Isso ninguém tem dúvida, pois só um político experiente e malandro teria condição de fazer o que fez com Zé Ronaldo e Marcelo Nilo e ainda por cima os deixando felizes". Em seguida seguraram uma enorme gargalhada que ensaiaram.

CHUCK , O MENINO ASSASSINO 2

E não foi só com Marcelo Nilo e Zé Ronaldo que o menino, que não se acha menino, aprontou. Fábio Mota, que tinha sido escolhido Coordenador da Campanha de Neto como compensação por perder a Secretaria da Cultura, para que se acomodasse Andrea Mendonça em troca do apoio do PDT, de seu irmão Felix Mendonça. Fabio recebeu novamente o convite para sair do cargo que ocupava a pouco tempo de Coordenador da Campanha para acomodarem Zé Ronaldo, que havia sido preterido da chapa! 

CHUCK, O MENINO ASSASSINO 3

Semana passada, algumas pessoas que foram ao Comitê viram Fábio Mota - responsável pela distribuição de Material de Campanha de Neto, quando um cidadão daqueles, que perdem o amigo, mas não perde a piada falou: "Sabia que o Menino não deixaria você desamparado. Colocou você como Coordenador Geral de Almoxarifado!" E seguiu-se uma risadaria geral.

LIBERDADE, LIBERDADE

E será que a prefeitura soteropolitana está se ocupando de pensar o que fazer com o percurso “Mãe Hilda de Jitolu”, no bairro da Liberdade? O circuito foi oficializado pelo Comcar em 2019, com a promessa de que começaria a funcionar no Carnaval de 2021. Como não teve Carnaval nos últimos dois anos, resta saber se, com o assunto Boca do Rio momentaneamente resolvido, o poder público vai dar uma atenção maior aos outros circuitos.

A VEZ DAS MULHERES

O número de registro de candidaturas femininas na Bahia cresceu expressivamente desde as últimas eleições. 43,5% em relação às eleições de 2018. Resta saber se esse aumento refletirá nas urnas com mais mulheres eleitas. Há quatro anos, 372 mulheres registraram candidaturas, desse total, apenas 15 foram eleitas, sendo que duas foram suplentes de senadores.

ENQUADRADA

Por falar no nosso selo, quem deu um alerta em forma de enquadrada essa semana foi o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Em virtude das várias postagens nas redes sociais, ACM Neto e seus Menudos estariam assombrados. Ninguém comenta, mas a suspeita é que Geddel tenha deixado essa turma de cabelo em pé. Quem conhece o ex-ministro sabe que ele não é homem nem de ameaças e nem de blefes. Se resolver usar o arco é flecha certeira.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS