Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > O CARRASCO
O Carrasco
[email protected]
ACERVO DA COLUNA
15 | May | 2023

O Carrasco - 171 do Wildberger

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

171 DO WILDBERGER

E não é que este Carrasco descobriu que o tal 171 é expert em organizar festas, jantares, almoços e até viagens, tudo isso para enfeitiçar suas vítimas. E é aí que o nosso 171 abocanha as presas para seus golpes. A semana que passou, o sujeito saiu oferecendo a venda de um empreendimento. O que poucos sabem é que ele não é o dono do negócio e, muito menos tem autorização do real proprietário para fazer qualquer tipo de negociação. Aguardem! Em breve, detalhes do "modus operandi" que vai abalar as estruturas do Corredor da Vitória.

BONS COMPANHEIROS

Quando aceitaram a nomeação de três membros do Uniao Brasil para a Esplanada do Ministério, todo mundo, inclusive o próprio Carrasco, achou que existia uma parceria entre a referida agremiação e o presidente Lula. Na visita do chefe petista na Bahia, na última quinta-feira, causou estranheza Lula ter chamado o ex-prefeito ACM Neto de “Grampinho”. Ora, se Lula não agiu assim quando pisou em solo baiano durante a acirrada campanha para governador do estado, o Carrasco achou no mínimo deselegante tal postura, já que agora ambos são aliados em nível nacional e Neto não é candidato a nada. Como se diz no meio político, um verdadeiro ataque desnecessário.

TOURO MIURA

Um certo jovem que é gestor cultural de um município importante, vive destilando a sua soberba em meio a seu ambiente burguês. O que ele precisa saber é que os tempos das políticas públicas culturais do país mudaram. Inclusive, deveria prestar mais a atenção à recém regulamentada Lei Paulo Gustavo. O deslumbrado rapaz, que andou por muito tempo curtindo as baladas cariocas, agora anda sendo desrespeitoso com jornalistas e produtores culturais da terra. Tem momentos que vira um touro miura. Já com artistas do sul do país, vira uma bezerrinha querendo mamar!

QUEM AVISA AMIGO É

O que leva um empresário bem sucedido, banqueiro, de fino trato, entregar um fundo milionário ao sr. Konjac, algo que tem preocupado o meio político e o mercado imobiliário? Oxalá que essa relação não manche o nome da Arena Fonte Nova. O Carrasco não deixará de ficar sempre de olho.

POBRE FEIRA DE SANTANA

Não fossem só os problemas de gestão, Feira de Santana tem de resistir aos desmandos e aos malfeitos da pior empresa naquela cidade. A DAMHA URBANIZADORA é acusada de dar calotes em pregadores de serviço. O caso, além da já correr nos bastidores da justiça, entrará no radar da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

AFOGADA

Em meio às mortes de centenas de crustáceos está uma empresa que não tem nada de bom pra contar: a Internacional Marítima. Pescadores da praia de São Tomé de Paripe, em Salvador, acusam a empresa de despejar produtos químicos no mar, o que teria levado ao aparecimento dos animais mortos na praia. A Internacional nega, mas diante da realidade nada exitosa da empresa, o que esperar de quem ao longo dos anos acumulou denúncias, foi alvo por muitas vezes do MP e oferece um serviço de péssima qualidade aos usuários? A moda agora é brincar de bate-bate em alto mar. Com a palavra, a Internacional.

NEM MAMÃE SALVA

A Ambev vem tentando de tudo pra ficar bem na fita. Depois das traquinagens pelos Carnavais do país e no olho do furacão por ser acusada de inflacionar o preço de componentes necessários à produção do refrigerante, a empresa conduz ao acúmulo irregular de mais créditos tributários do que teria direito. Com registros de queda nas ações, a Ambev até tentou usar o Dia das Mães para resgatar um pouco da imagem. Desta vez, a filha predileta inventou uma ação num shopping popular de Salvador. A iniciativa, que foi um fiasco, abriu brecha para piadas dos concorrentes que fizeram questão de ter representantes no local. Ao Carrasco, o alerta que chega é um só: nem mamãe tomando refrigerante vai ajudar a organizar a lambança da Ambev. Aguardem!

ENTREGUE ÀS BARATAS

As condições do Centro Comercial Jeová Jireh, em Simões Filho, vão de mal a pior. O equipamento, tão cobiçado pelo prefeito Dinha Tolentino, apresenta condições de higiene precárias. Na última semana, um vídeo circulou a região e mostrou a presença de centenas de baratas nas instalações. Além disso, existem denúncias de lixo acumulado, banheiros imundos e a falta de controle de pragas. Enquanto isso, o município continua se endividando com os inúmeros pedidos de empréstimo que ninguém sabe pra que são.

FICÇÃO TOTAL

O secretário estadual Bruno Monteiro, da Cultura, disse esses dias que se reuniu com a prefeitura para tratar do Centro Histórico de Salvador. Mas este Carrasco soube o contrário: Pedro Tourinho, secretário municipal, está há 3 meses tentando marcar uma reunião para falar do assunto com o Governo do Estado, sem sucesso. Se ninguém estiver mentindo, há pelo menos uma falha de comunicação nessa história. É bom sentar e aparar as arestas.

ÁGUA E ÓLEO

A ministra Margareth Menezes, coitada, ficou no meio desse fogo cruzado. Teve reunião no início da manhã de quarta com representantes da prefeitura de Salvador, em que o governo do estado não se fez presente. Ao sair de lá, ela deu uma coletiva de imprensa ao lado de Bruno Monteiro, sem a participação da prefeitura. Não tem jeito: parece que não vão se misturar.

É VER PARA CRER

Margareth tem lado político, mas fez questão de elogiar publicamente as iniciativas e a disposição da prefeitura de Salvador em resolver os problemas do Centro Histórico. A questão é que as ideias, como criar moradias para servidores públicos na região, não são novas. O desafio mesmo é alguém colocar em prática. A gestão de Paulo Souto no governo do estado já falava isso lá em 2006. Jaques Wagner também tentou emplacar e não foi para frente. Bruno Reis vai fazer acontecer? O Carrasco torce que sim.

GENEROSO

Nos tempos de Rui Costa, quem tentou rezar pelos dois santos acabou se dando mal e perdendo espaço no governo. Para o atual ministro da Casa Civil, se estava de um lado, não poderia estar do outro. Aconteceu com PDT e PL. Já Jerônimo parece ser mais generoso e não pressionou ninguém a se decidir. Pelo menos até agora. Se vai durar até 2024, esta coluna ainda não sabe.

PARTIDO CONFORMISTA DO BRASIL

Tem chamado atenção no meio político a forma com que o PCdoB tem tentado se afastar da discussão a respeito de candidaturas a Prefeitura de Salvador em 2024. O partido, que outrora batia o pé e não abria mão de encabeçar uma chapa, como em 2016, com a deputada federal Alice Portugal, e em 2022, com a deputada estadual Olívia Santana, parece estar contente no arranjo do grupo político do qual faz parte, com as posições que ocupa no secretariado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Enquanto PT, MDB, PSB, PSD e outras siglas da base de oposição na capital tentam viabilizar nomes, o Partido Comunista do Brasil tem saído pela tangente sempre que o assunto é eleição na capital baiana.

SIGNIFICA? SIGNIFICA

Um profissional que participava ativamente da Secretaria estadual de Comunicação (Secom) na época das gestões do ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e das mais recentes campanhas petistas ao governo do estado, passou a fazer o meio de campo entre a imprensa e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Zé Trindade (PSB). O envolvimento do profissional aumenta os indícios de que Trindade é um nome que está sendo testado por parte da base do grupo petista na Bahia para a disputa das eleições de 2024 nas urnas soteropolitanas. O nome do ex-vereador de Salvador, inclusive, teria a aprovação de Rui, que foi responsável pela nomeação de Trindade na companhia em 2021.

PEGA A VISÃO DO CHEFE

Interlocutores do Governo do Estado apontam para uma guerra de egos entre figurantes de alguns cargos abaixo das chefias nos corredores do Centro Administrativo da Bahia. A impressão que este Carrasco tem é que o tempo não fez bem pra esse povo. Estão pensando que são donos da verdade e do lugar. Peguem a visão do grande Cacique de como se trata e dialoga com o povo.

REAJUSTA E NÃO MELHORA

A proposta de reajuste de 4% da contribuição do servidor estadual para o Planserv faz até sentido num certo ponto. Reajustes de preços é uma reação em cadeia. Agora, o que este Carrasco quer saber é se a qualidade da prestação do serviço vai melhorar? Pagar mais caro e continuar levando 2 ou 3 meses para marcar exames? As dores dos pacientes não são de agora. Depois não reclamem da bronca.

PARA O AGRO E AVANTE

Chegou ao conhecimento deste Carrasco que o governador Jerônimo já tem em mente a ideia de fazer algumas mexidas em seu secretariado. Uma pasta específica, voltada para um setor do qual o cacique tem muito conhecimento, está na mira do chefe do Executivo. Isso porque ela foi entregue a um partido que escalou um super-homem ainda sem muito traquejo com os prefeitos e por isso a mudança não é descartada. Um velho novo player que chegou na legenda como uma criptonita recentemente já está de olho na cadeira. Para o agro e AVANTE.

VALEU O BOI

Para acalmar a bancada de apoio, o presidente Lula anunciou a liberação de R$ 9 bilhões do orçamento secreto, declarado inconstitucional pelo STF, que não foram pagos pelo governo Bolsonaro. Só pra lembrar, Lula atacou duramente o orçamento secreto na campanha e também coleciona críticas ao agronegócio.

BRILHA UMA ESTRELA?

A estrela do presidente não tem brilhado muito quando o assunto é o traquejo e relacionamento com a imprensa. O homem tem repetido as mesmas traquinagens do ex-presidente quando marcava pauta, convidava os veículos e sequer dava entrevista.

CAÇA CLIENTE

A OAB precisa urgente apurar as condutas de uma advogada que atua no eixo Itabuna/Ilhéus/Itajuípe, fazendo uma verdadeira oferta de serviços por valores baixíssimos e quase inexequíveis. O artigo 7º do Código de Ética e Disciplina da OAB destaca que é “vedado o oferecimento de serviços profissionais que implique, direta ou indiretamente, angariar ou captar clientela”. Quando não consegue tomar pelo menos míseros 30 reais de pró-labore, a tal da Alessandra, tirada a paladina da moralidade, faria, segundo comenta-se em uma das cidades que ela atua, Itajuipe, contrato de êxito de mais de 60% do valor da causa. Pelo visto, com Alessandra é oito ou oitenta.

ENQUADRADA

O Carrasco vinha observando essa magistrada há um tempinho e ao perceber que ela marcou três gols contra se viu obrigado a conceder seu selo semanal para Viviane Christine Martins Ferreira. A cidadã, que é juíza substituta da 36ª Vara do Trabalho de Salvador, proferiu três decisões esdrúxulas contra a Prefeitura e contra a Câmara Municipal de Salvador, e é por isso que está sendo literalmente enquadrada por esta coluna. Aliás, por duas vezes foi igualmente enquadrada pelo TRT da Bahia, que cassou suas pérolas jurídicas. A parte prejudicada, um servidor comissionado da Câmara, custou a acreditar que estava sendo vítima de perseguição. Viviane, nesse caso envolvendo a PMS e CMS, é useira e vezeira em descumprir ordens de seus superiores do TRT e por isso será acionada civel e criminalmente pelo servidor, que, segundo informações de bastidores, já constituiu advogado para ir ao CNJ e ao MPF. A Tarde tem em mãos todos os documentos dessa fantasiosa ação e mostrará ao leitor baiano a quão ousada tem sido a postura da doutora Viviane. Ah, tem mais: vem ainda à tona na contundente reportagem, que uma das advogadas envolvidas, supostamente a mais amada de “todos”, estaria trabalhando no TJ-BA e teria omitido irresponsavelmente, antes de sua nomeação, que possui parentesco com uma desembargadora, em clara tentativa de esconder do tribunal e dos órgãos de controle a prática de nepotismo. Situação constrangedora uma omissão dessa natureza, que pode prejudicar diversas pessoas inocentes.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco

Fale com O Carrasco