O Carrasco - As Brunas
AS BRUNAS
As Brunas são mulheres excepcionais que representam o verdadeiro espírito feminino. São combativas, leais, inteligentes, são grandes companheiras. Mas também tem o outro lado, quando ressentidas pela falta de consideração e respeito, principalmente de um pseudoparceiro, a quem dedicou amor e carinho, segura o tchan. A coisa pega, em todas as direções, paternais ou não, mas principalmente familiares. Esse Carrasco estará sempre de braços dados com as Brunas.
A LOUCA DE STELLA MARIS
Corre uma história na boca pequena, que no bairro de Stella Maris, pouco antes do dia CLAREAR, uma senhora já estropeada pelos anos, vaga pelas ruas e terrenos, principalmente naqueles onde existe alguma obra ou edificação sendo realizada. Segundo os boatos, levanta a saia e despeja copiosamente um líquido de seu ventre, assim como os cachorros marcam o terreno, deixando crer que dessa forma consegue afugentar os empreendedores. O órgão responsável pelo recolhimento de cães e gatos já foi alertado pela comunidade local. Mas parece que a bruxa é arisca e consegue se esquivar, adentrando as caixas de rejeitos e ali permanecendo durante todo o dia.
O RETORNO
Lembram do ex-Ministro da Cultura, Marcelo Calero, aquele que aterrorizou a vida do então Ministro Geddel Vieira Lima, que acabou culminando com sua injusta exoneração do cargo de ministro da secretaria de governo da presidência, por defender a aprovação de um empreendimento imobiliário na Barra, que segundo os técnicos do IPHAN, comprometia a clarineta, do parafuso da trapineta, da porca aluída do eixo da engrenagem e do sino da Igreja de Santo Antônio da Barra. Pois bem, o antigo empreendedor, dono da empresa Cosbat, que na maior cara de pau denunciou o então Ministro, está de volta às passarelas. Pretende edificar um prédio monumental na Av. Garibaldi. E o pior: usando recursos de um fundo de quase R$ 400 milhões. O Carrasco duvida que os investidores conheçam a história desse empreendedor. Atenção Sedur, muito cuidado nessa hora.
AMPLIAÇÃO DO HOSPÍCIO
Esse Carrasco, em edição anterior apelou ao Governo da Bahia para promover a URGENTE ampliação do Manicômio no Município de Salvador, considerando a enorme quantidade de ALOPRADOS que vêm se revelando nos últimos meses. E de novo, mais um do Ministério Público baiano. Essa ilustre promotora, do nada, resolveu estabelecer regras no Salvador Trade Center, sem pelo menos ter sido eleita em Assembleia de condôminos. A pérola desta vez, pasmem, é a recomendação para que o empreendimento adote medidas de prevenção ao racismo para garantir o cumprimento ao Estatuto da Igualdade Racial. Faz o que promotora? Colocar câmeras de vídeo em cada transeunte que circula diariamente naquele estabelecimento, para verificar se são antirracistas ou não. Até pode ser assim, cada pessoa que circular na área deverá portar um colete, fornecido pelo condomínio, com os dizeres: Valorizo a diversidade étnico-racial, sigo a cartilha educativa/informativa sobre o enfrentamento ao racismo, etc. A aloprada ainda pretende obrigar o condomínio a apresentar o censo étnico-racial dos colaboradores, gestores, segurança e dirigentes do condomínio, para checar se está sendo cumprido o pacto de diversidade e inclusão étnico-racial!!! Camisa de força nela. Aliás, na semana passada o CNMP não chegou a ordenar o uso de camisa de força, mas resolveu abrir processo disciplinar contra uma outra promotora, desta vez de Porto Seguro, por abusar do direito de ações (irresponsáveis) contra o atual prefeito Jânio Natal.
ROSEMBERG OIL
Banho de cuia, chapéu, bola por baixo das pernas, bola nas costas, são expressões que revelam jogador, que desmoralizam o adversário. Desta vez o simbolismo reflete exatamente o que fizeram com o nosso cordial, atencioso, vigilante e sempre leal Rosemberg, líder do PT na Assembleia Legislativa. Tudo bem que todos sabemos que alguns liderados do Partido dos Trabalhadores não são lá de cumprir compromissos, nem consideram gratidão. Mas, ficou feio desprezar uma indicação do seu líder na Assembleia para a presidência do IPhan na Bahia, diga-se de passagem, um nome de respeito, técnico, credibilidade altíssima, como João Carlos de Oliveira. Acabaram nomeando para o cargo um …, um …, um …, quem? Repete o nome por favor. A nomeação, não se sabe de onde surgiu e os atributos do indicado, nem de perto se comparam com o candidato do nosso Rosemberg. Feio, muito feio.
SEM CONDUTA
Chegou ao conhecimento desse Carrasco que a empresa Tronox, localizada na Orla de Camaçari, bem ao lado do Condomínio Interlagos, firmou um TAC (Termo de Ajustamento e Conduta) com o Ministério Público há alguns anos atrás. O TAC foi para o monitoramento permanente do enorme passivo ambiental produzido pela empresa, ao longo dos anos. Porém, infelizmente, a Tronox não vem cumprindo com as obrigações assumidas, acarretando relevantes prejuízos ao meio ambiente. Com a palavra, o MP.
QUEM VAI DETER A MAP?
O caso recente que envolveu a empresa de 'insegurança', a MAP, em que um estudante foi agredido por um funcionário da empresa, foi só um dos muitos casos que retratam a triste e perigosa trajetória da meliante. Este Carrasco teve acesso a inúmeros relatos envolvendo a MAP, desde agressões cometidas por seus funcionários ao despreparo destes, o que levou pânico para quem presenciou a cena. Até casos no aeroporto estão na lista. A pergunta que fica é: até quando? O que mais vão esperar acontecer para barrar a MAP? Ainda mais agora que os alunos passam por um momento delicado e precisam de proteção.
APEGO
Quando se pensa que as coisas na Embasa começaram a tomar novos ares, não é que uma "Doutora Falastrona", que foi acertadamente preterida de suas ambições, continua se comportando inconvenientemente perante servidores da empresa. Ela faz questão de plantar sementes da discórdia pelos corredores da empresa. Devotos de Santa Rita de Cássia tem puxado oração forte, buscando proteção e pedindo que ela vá embora de uma vez!
E AGORA, SICOOB?
A empresa de crédito está passando por um inferno astral. Foi pega com a boca na botija pelo Ministério Público e os tempos de glória acabaram. Agora, terá que revelar para os clientes quanto de juros realmente é cobrado e levar mais transparência nas transações e contratos que realiza. Já chega por aqui que essa semana foi agitada e teve corretor refazendo conta de financiamento para não ter que pedir as contas.
NÃO BANK
O Carrasco quer saber o que está acontecendo com o Nubank, já que um elevado número de pessoas diz ter sofrido golpes pelo aplicativo do banco. A pergunta que fica é: de que forma a empresa garante a segurança dos clientes? Muita gente afirma que teve a conta invadida por uma espécie de programa hacker, que tiveram empréstimos feitos no nome delas, além de transferências de quantidades elevadas de dinheiro para outras contas. Tá melhor guardar o dinheiro no colchão.
AS PERIPÉCIAS DO RICARDO
Depois de ser acusado de sonegar cerca R$ 400 milhões, de pedir recuperação judicial e de fechar quase todas as lojas, o Ricardo agora quer voltar com a "Nossa Eletro". De nome novo, mas com um passado conhecido, o Ricardo parece estar tramando algum pulo do gato para voltar à cena. O que será que vem por aí? Estamos de olho Ricardo!
METERAM A MÃO
Há duas semanas, esse Carrasco avisou que a licitação da iluminação da Micareta de Feira deu deserta. Como da administração de Colbert Martins pode se esperar tudo, fizeram dispensa de licitação para uma EPP - Empresa de Pequeno Porte - local, aumentando o valor original em 66%. Com um pequeno detalhe: alteraram as especificações para pior e o LED sumiu! Ai, ai, ai, Seu Malaquias, o senhor disse que não ardia.
NEM A NASA EXPLICA
Simões Filho, a cidade mágica! As empresas recém-criadas por lá decolam igual a foguete. Uma empresa em especial, em menos de 2 anos, virou líder em contratos no segmento de quadras, limpeza de canal, prédios públicos, dentre outros. Entretanto, o que chama ainda mais a atenção, é que o pessoal dessa empresa se refere ao chefe municipal como “Garçom” e usam a influência para que este lhes sirva uma sopa de letrinhas com um ALFAbeto cada vez mais enriquecido. Nem a NASA para explicar tamanha façanha!
PINÓQUIO SALES
A farsa caiu por terra em Catu. O prefeito virou alvo de chacota e a cidade já o bota como o mártir dos mentirosos. Na campanha, o "Pequeno Sales" se dizia o prefeito do povo - humilde e preocupado com a população -, além de "vender" que faria uma gestão correta. Mas ele se tornou um grande mentiroso e agora anda com carrão e sem plotagem, empregou os parentes sem dó nem piedade com o dinheiro público. E das promessas, nenhuma para contar na história. A única verdade é que Catu agora cata fichas e entra no ranking das cidades onde o prefeito pinóquio faz a farra por lá.
VAI FEDER
As prefeituras da Bahia já se preparam para os festejos juninos e parecem que fazem desdém com Ministério Público, que já decidiu fiscalizar os gastos do São João. Em Dias d’Ávila, a prioridade é garantir o máximo de banheiros químicos. Depois de contratar 1,5 mil diárias desses equipamentos para três dias de festa no São Pedro do ano passado, o prefeito Alberto Castro (PSDB) lançou pregão eletrônico para consulta de preços com o mesmo objeto. A oposição questiona: será que todas as diárias foram consumidas ou os valores vão sofrer atualização com menos de um ano de pregão? Pelo jeito vai faltar banheiro para descartar tanta sujeira.
TIPO GRANADA
Os barraqueiros que trabalham na região da estrada do Derba estão na bronca com a Prefeitura. O motivo? Uma secretaria da gestão municipal tem utilizado granadas lacrimogêneas e uso de força para atuar na remoção das barracas na região para uma eventual duplicação do trecho viário, que ainda não saiu do papel.
CORREDOR DA ALBA
Um burburinho diz respeito a um certo deputado estadual que anda despertando falatórios e deixando cabelos em pé com suas “manifestações” para lá de estranhas durante entrevistas. Entre uma mentira ali e uma negação histórica acolá, a mente parece estar vagando sabe-se lá onde. O que tem deixado este Carrasco curioso. O que estão botando no café deste senhor?
BANGUELA
Depois de ver naufragar seu projeto de entregar o governo do estado nas mãos de ACM Neto (União), o ex-vice-governador João Leão (PP), que assiste a debandada de seus aliados de volta para a base do governo do PT, agora quer mostrar os dentes e começa a ventilar sua candidatura a prefeito de Lauro de Freitas, cargo que deixou há mais de 30 anos. Das duas, uma: ou o felino cansado realmente acredita que ainda tem cacife para interferir no tabuleiro político local, ou está soltando um balão de ensaio para cavar uma acomodação no governo Jerônimo (PT).
SE LIGA, ASSESSOR
Tem assessor precisando rever o manual de ética jornalística e lembrar que, no fundo, no fundo, é um peão (salvo exceções). Crescer para cima de repórter é fácil, mas o mundo gira e em breve quem está salvaguardado com deputado hoje pode precisar de emprego amanhã. Importante não cuspir no prato que já comeu.
CANNABIS E MORALISMO
Foi divulgado na semana passada que o Ministério da Justiça encaminhou ação ao STJ para que a cannabis possa ser cultivada no país, desde que os fins sejam medicinais. As notícias sobre os benefícios trazidos pela planta contrastam com o silêncio de boa parte dos quadros políticos que se posicionam ferozmente contra a legalização. Talvez nem mesmo suas bases de apoio comprem o discurso moralista contra algo que pode salvar vidas. Ou talvez tenha gente que já percebeu que estando a porteira prestes a abrir, é bom garantir um espaço. A ver...
ENQUADRADA
O selo mais contundente do jornalismo baiano vai para o prefeito de Ilhéus. Quando as chuvas atingiram centenas de famílias que ficaram sem teto, o governo do estado, por meio da Conder, disponibilizou R$ 30 milhões para construção de 220 unidades imobiliárias, cabendo à prefeitura arcar com o pagamento do terreno. Sem qualquer explicação, o prefeito Marão não dá início aos processos de desapropriação. Ninguém consegue entender o porquê desse fogo amigo contra o governo estadual. A população corre sérios riscos de ficar sem o empreendimento e o dinheiro que está hoje destinado para a obra ir para outra cidade. Ilhéus pede socorro. Larga o osso Marão!