O Carrasco - Bye Bye
BYE BYE
É com muita comemoração que toda a Bahia recebe a notícia de que Márcia Telles, enfim, vai “simbora” da chefia do Inema. Anunciada a sua saída, nem mesmo o Carrasco desconfiava do quanto ela era malquista pelos servidores do próprio órgão, que agora narram episódios de grosseria e humilhação. Perseguição a gente até imaginava, mas que ela seria capaz de inventar aleivosias contra autoridades respeitadas foi demais. Tchau querida.
TRANSPORTE MILIONÁRIO
Tem uma empresa do setor de transporte que volta e meia tira uma lasquinha milionária em contratos com a Bahia. Como se já não bastasse estar envolvida com malversação, ela agora volta ao cenário das bem remuneradas, oferendo pouco e tirando proveito dos bons contatos que tem. Este Carrasco está apurando qual a relação que garante à empresa uma estabilidade jurídica e que atropela todas as legalidades impostas pelos órgãos de fiscalização. Cuidado!! Depois que a caixa preta for aberta, não adiante pedir Socorro para o padrinho porque ele cai junto também!
ATÉ QUANDO?
Não tem mais jeito. A cada dia que passa, o desserviço das operadoras de telefonia do país toma conta da Bahia e é responsável pelo topo das reclamações dos usuários. O pior é que o problema se instala nos locais e no momento que o cliente mais precisa. VIVO, Oi, TIM e CLARO passaram a não funcionar regularmente dentro dos shoppings, dentro de prédios comerciais e, do nada, o sinal some no meio da rua. A oscilação tem prejudicado muito os usuários, que não sabem mais a quem recorrer. Segundo o Ministério da Justiça, a Oi está liderando as denúncias do Reclame Aqui! Quando o assunto é 5G, o transtorno é ainda maior. Enquanto nada é feito, as empresas lucram cada vez mais e o os usuários que se virem.
INTIMADO
A Polícia Federal fez um convitezinho para o secretário de turismo de Ilhéus, Fábio Wanderley Manzi Cavalcante Júnior, pupilo do prefeito Mário Alexandre (PSD). O gestor vai precisar depor sobre o suposto envolvimento no esquema de superfaturamento e desvio de recursos que seriam utilizados no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Já tem até data marcada. Imagine quando chegar a vez de São Bento! Dizem que ele não pode ouvir uma sirene que dá vontade de fazer xixi.
BLEFE
Antes de apontar o dedo é preciso se olhar no espelho. Esse é o recado para o prefeito de Conceição do Coité, Marcelo Passos Araújo, que durante os desfiles do 7 de setembro na cidade, disse que o erro dos governantes das esferas federal e estadual é "fazer gestão pensando nas próximas eleições". O gestor anda esquecendo que a gestão dele é cheia de imbróglios, sobretudo na Saúde. Até parece que o mínimo que faz na cidade, não pensa nas próximas eleições de 2024. De 100 palavras, 99 é sobre tentar reeleição. Me bata um abacate.
PRESENTÃO
Os parlamentares da Câmara Municipal de Feira de Santana vão ganhar um presentão. Pelo menos 22 veículos já estão em processo de licitação, com o objetivo de atender aos vereadores da Casa. Inclusive já tem até vencedora, que foi a Localiza Veículos Especiais S.A. A bagatela é de quase R$ 1 milhão. E olha que ainda vão ter custos com motoristas e combustíveis.
ESTOPIM
O Carrasco tomou conhecimento de graves denúncias contra a gestão do prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, as quais apontam supostos desvios de verba pública da Saúde, o que envolve contratos com sócios do gestor em clínicas médicas do município. Em breve a bomba estoura. Como a verba é federal e carimbada, a PF jajá bate na porta!
BLOGUEIRAGEM
Após uma série de denúncias veiculadas em A TARDE sobre falhas da gestão do prefeito Dinha em Simões Filho, um certo blog da cidade resolveu atacar o centenário por praticar jornalismo, pasmem. A coisa fica ainda mais estranha quando se descobre que esse blog é de autoria de servidor municipal lotado na Secretaria de Educação. Jornalista ou garoto de recados? A conferir…
GRITO ENTALADO
Em Dias d´Ávila, o tradicional grito dos excluídos foi impedido de desfilar no sete de setembro. Mesmo aguardando a passagem de todas as escolas e demais entidades previstas no programa oficial, o grupo de manifestantes, acompanhado de um carro de som, foi retido por um cordão da PM, que impediu que o grito fosse ouvido no circuito oficial de desfile. Os organizadores do Grito denunciaram que a ordem de bloqueio partiu do palanque montado pela prefeitura. Em contrapartida, um deputado da cidade montou um paredão próximo ao local onde as atrações se concentravam e não recebeu sequer uma advertência. Ao que parece, os excluídos continuam os mesmos e os motivos da exclusão também.
ACUMULANDO INSATISFAÇÃO
O clima entre o deputado Júnior Muniz e o líder do governo, Rosemberg Pinto, esfriou de vez. O estopim para o desentendimento foi Rosemberg ter pedido para uma assessora ligar para Muniz e orientá-lo a não assinar o requerimento para instalar a CPI do Planserv. O petista não viu com bons olhos a decisão e contrariou o pedido do líder. A insatisfação é grande.
ABRE CAMINHO
A presidente da OAB-BA, Daniela Borges, já foi indicada três vezes e entrou na lista mais uma vez para a vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O que parece é um desejo do grupo de Daniela, de despachá-la e se livrar dela de vez.
MÁSCARAS CAEM
A anulação das provas produzidas pela operação lavajato, classificada pelo ministro do STF como um “erro histórico” não só podem reverter a condenação de mais de 400 réus, mas ainda causar um prejuízo bilionário à Petrobrás, com a revisão dos acordos de leniência fechados com base no processo agora invalidado. Ainda assim, o ex-juiz e o ex-procurador responsáveis pelos desvios éticos insistem em defender os métodos de coerção de testemunhas e manipulação de provas, que custaram milhões de empregos ao país e, como disse Toffoli em sua decisão, gestaram o “ovo da serpente” que ameaçou de morte a democracia no Brasil.
ENQUADRADA
Toda vez que um feriado se vai, as reclamações voltam junto com a bagagem dos motoristas. Passar pela BR-324 se tornou um transtorno e uma piada pronta para baiano aplaudir. Vias sem acostamento, buracos que potencializam acidentes, duplicações que nunca saem do papel e que contribuem para os longos congestionamentos na estrada. O pior deste cenário é que o motorista precisa pagar para enfrentar tudo isso. Até quando a Via Bahia vai usar e abusar das rodovias baianas e estender o contrato às custas do desgosto e angústia de seus usuários? Aguardemos o próximo feriado!