O Carrasco - Instituto de Gestão e Humanização caiu
O AVISO FOI DADO I
E não é que por aqui, volta e meia, o alerta era acionado sobre a pequena sigla IGH? Com um passado sombrio e já alvo dos órgãos de fiscalização em Goiás e no RJ, o tal Instituto de Gestão e Humanização invadiu a Bahia e garantiu os contatos que lhe renderam holofotes e levantou suspeitas. Com passos sempre em falso, o IGH foi criando asas e se expandiu de maneira tão rápida, que logo os problemas começaram a aparecer. As fontes deste Carrasco entraram em ação e foram constatando a derrocada. Na ação da PF, não sobrou pedra sobre pedra e até o Superintendente Bittencourt virou alvo direto da operação.
O AVISO FOI DADO II
Seja em Camaçari, em Lauro de Freitas, em tantas outras cidades baianas e no Estado, o IGH se esforçou para garantir suas peças de confiança, mantendo assim os contratos milionários e que caíam como uma luva para quem intermediava toda operação. Mas, cá estamos nós, como num roteiro de filme com início e meio contando o que era previsto. As três letrinhas fizeram a farra pelo país e aportaram na Bahia, marcando seu fim com direito a plateia e com um legado junto à PF cuja caixa preta ainda vai revelar muitos mistérios.
AGENDA DA SEMANA
Prefeitos do interior tremeram com a Operação Strike, envolvendo o IGH, realizada na última semana. A sujeira é bem maior do que foi revelado até aqui e, segundo fontes desse Carrasco, não vai demorar de aparecer.
DE CARECA CANALHA A CÃO RAIVOSO
O pseudo-advogado que esteve presente como única mancha no fantástico evento de lançamento da pré-candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia, mostrou aquilo que, de fato, esse Carrasco comentou. Um canalha grileiro e violento, que não pode frequentar ambientes de gente de bem. E esse aviso já havia sido dado a família Magalhães e a todo o entorno de sua nova namorada (coitada). No início da semana passada, com os vídeos que recebemos de nossas FONTES, o careca, mesmo in love com uma senhorita desavisada, foi capaz de mostrar para a sociedade baiana dois de seus hábitos: agressividade e desequilíbrio. Mesmo depois de ter tomado um knockout, atacou um colega de profissão com mordidas, o que demonstra que se trata de um verdadeiro cão covarde, nojento, pulguento e raivoso. Em respeito aos festejos natalinos que se avizinham vamos deixar para contar depois, talvez na delegacia, as idiossincrasias íntimas que descobrimos dele. Coisa abominável e que deixará PAIS de família de queixo caído.
O BURACO É MAIS EMBAIXO
Acostumado a fazer lambança achando que nunca será pego, Marão deu vida ao ditado "o feitiço virou contra o feiticeiro". Em viagem a Ilhéus para inaugurar um hospital, o governador chamou a atenção do prefeito ao relatar o sufoco enfrentado em uma estrada do município, cheia de buracos. A buraqueira é tamanha que "grávida vai parir no meio do caminho", como constatou Rui, que ofereceu ajuda ao prefeito para resolver o problema. Mas dizem às boas línguas que o dossiê que Marão esconde não tem asfalto que dê liga e que nem com a boa vontade do Correria, Alexandre - que não é o grande, vai conseguir se livrar.
VAZOU!
Em meio às chuvas e à sangra da barragem que alagou parte da cidade de Apuarema na última sexta-feira, o prefeito Rogério (PP), segundo informações que chegaram ao Carrasco, baixou um decreto de emergência e abandonou a cidade, estando em Salvador supostamente atrás de recursos. Se isso ocorreu, trata-se de algo humanitariamente condenável, porque órgãos públicos estaduais e federais não funcionam nos finais de semana, sendo que se permanecesse na cidade, o prefeito ajudaria muito mais, principalmente coordenando as atividades para alocar as famílias desabrigadas.
QUEM AVISA, AMIGO É
Lá em Simões Filho tem um Instituto de Assistência à Saúde e Promoção Social que anda dando prejuízo e desgosto à população. Responsável pela gestão da UPA da cidade e do SAMU, a tal empresa que de Pró Vida não tem nada e sequer paga os salários dos funcionários. Por lá, a situação já beira o caos, o que fez o prefeito rescindir o contrato para se livrar dessa pegadinha, que tirava dos cofres públicos R$ 23,5 milhões por ano.
EFEITO REBOTE
A operação da Polícia Federal envolvendo o IGH tem deixado gente ligada ao “Traíra do Rio São Francisco” sem dormir. Para quem não se lembra, um médico, filho de um político ortopedista já foi diretor do IBDAH, também alvo de investigações da Polícia Federal na operação Metástase, ordenada pelo juiz federal Pablo Henrique Carneiro Baldivieso. Como vingança é um prato que se come frio, fontes palacianas da capital da República afirmam a frase que se ouve no Alvorada é que “o presente desse senador que tanto nos acusou de maneira ardilosa está guardado para o momento certo, quando ele botar a cara na campanha, a nossa PF vai desmascará-lo e também a sua família”.
INDIGNAÇÃO I
Indignada, a coligação formada pelo PT, PP, PDT, PCdoB e AVANTE, que teve como candidato a prefeito de Feira de Santana nas eleições de 2020, o deputado federal Zé Neto (PT) declarou que, após a Justiça baiana desconsiderar "indícios claros" de crimes eleitorais praticados pelo grupo político do prefeito reeleito Colbert Martins Filho (MDB), vai recorrer ao TSE contra a decisão. Houve à época a distribuição de mais de 120 mil cestas básicas no período eleitoral por parte do grupo de Colbert.
INDIGNAÇÃO II
Quem também ficou indignada foi a deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL), que foi às redes bradar após postar foto de um outdoor com imagens dela e do presidenciável Sérgio Moro (Podemos). O outdoor, colocado em Feira de Santana pelo movimento “Bahia com Moro”, foi pichado com as expressões “Judas”, “Traíra” e “Traidores do Brasil”.
PAU TROCADO
Continuam a todo vapor as farpas envolvendo dois advogados baianos acerca da querela na multifalada “Ilha do Urubu”. Envolta em polêmica desde uma nebulosa doação feita pelo então governador Paulo Souto, no apagar das luzes de seu governo, em 2006 e já denunciada publicamente por um advogado radicado em Arraial d’Ajuda, a trombada jurídica que novamente recai sobre a Ilha do Urubu, agora é entre esse causídico interiorano e um jovem e talentoso advogado, que apesar de brigão, é tido como “bom amigo” e de “bom caráter”. No round 1, acusação contra o primeiro foi de ter patrocinado informalmente a delação da desembargadora Sandra Inês para extorquir pessoas que seriam deixadas de fora dos anexos. Nesse round 2, uma nova acusação borbulha no meio jurídico: assédio do interiorano a desembargadores e desembargadoras que estão em liberdade, a fim de que eles delatem pessoas inocentes para que consigam “um lugar ao sol na PGR”, garantindo bom trocado a título de honorários. Tal prática não deu certo com a desembargadora Ilona Reis, que acabou contanto tintim por tintim à revista Cruzoé. Segundo apurou o Carrasco, Sandra Inês foi “deixada” por seus patronos iniciais e hoje é defendida mediante advocacia pro-bono, coisa corriqueira em delações seletivas. A coluna promete ouvir esse povo assediado para contar aqui as news da Faroeste, que anda arrefecida demais.
NO VÁCUO
Em Paulo Afonso, alguns vereadores andam insatisfeitos com o governo municipal, que de acordo com eles, não tem dado esclarecimentos suficientes sobre os projetos que envia à Casa. Tem faltado medicação na farmácia básica, bem como insumos nos hospitais, e tem atraso também no salário dos servidores. Além de tudo, foi aprovado um projeto de suplementação orçamentária de R$ 16 milhões pedido pela prefeitura. Vai entender…
DE VOLTA AO MAR
Tem sido alvo de chacota entre os aliados de Rui Costa a tentativa da deputada Lídice da Mata de colocar o PSB entre os possíveis integrantes da chapa majoritária - ou mesmo como alternativa para presidir a Assembleia Legislativa. Lembra-se que o PT lançou Lídice ao mar em 2018, quando ela, então senadora, ficou de fora da chapa para dar lugar a ao senador Ângelo Coronel (PSD). Se ela vacilar, dizem, não se reelege nem a federal no próximo ano. Será que a crocodilagem será tamanha?
CONSELHO IGNORADO
Isso lembra a este Carrasco que um figurão do PSB baiano parecia adivinhar o que aconteceria a Lídice na relação com o PT: deixada de lado na hora da onça beber água. Fiel aos antigos aliados e histórica adversária do carlismo, ela recusou o conselho desse companheiro de partido, que queria vê-la ao lado de ACM Neto contra o PT. Se tivesse topado, o PSB baiano poderia ter hoje um protagonismo maior, como a ala paulista do partido.
RETOU
Repercutiu a revolta da deputada Talita de Oliveira (PSL) contra a produção especial de Natal "Te prego lá fora", do grupo Porta dos Fundos. A produção foi feita pela primeira vez em formato de animação e tem estreia prevista para o dia 15 de dezembro. A história apresenta Jesus adolescente tendo problemas de adaptação em seu novo colégio. "O desprezível Porta dos Fundos acredita que fazer humor é chocar e desrespeitar o Cristianismo e os cristãos na desesperada busca por audiência, inclusive de crianças", afirmou Talita, que ganhou um montão de pontos com base bolsonarista e conservadora nas redes.
RISCO DE EXPLOSÃO
Todo mundo no Brasil sabe que o senador Antônio Carlos Magalhães não era homem dado a perdões. Político correto e cumpridor de suas palavras, era impiedoso com inimigos desonrosos, sobretudo com político traidor e mal caráter. Ele não aceitaria, jamais, uma possível reconciliação entre ACM Neto e Rodrigo Maia. Se Neto for deixar mesmo pra lá todos os adjetivos que Maia lhe colocou quando Arthur Lira derrubou seu candidato Baleia Rossi, na eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados, é melhor ter que refazer o jazigo dos Magalhães com estruturas de aço e concreto, pois o cacique mor vai se revirar fortemente. “Se perdoar o Rodrigo, que nos desonrou, pode anotar, pode vir a perdoar o João Roma e por aí vai”, afirmou um colega que pediu anonimato.
ENQUADRADA
Quem merece a pegada contundente essa semana é um vereador fanfarrão de Maragogipe. À serviço da Petrobras, que tanto foi sua vítima, o edil cantarolou mentiras e espalhou fake news na semana passada, sendo desmentido com vastos documentos comprovando que suas palavras não valem um tostão furado. Aliás, o Carrasco descobriu nebuloso esquema digno de um verdadeiro bad-boy criminoso. Como se afirmou anteriormente, é inacreditável como gente presa por extorsão tenha conseguido se eleger vereador em uma cidade tão importante e aprazível como Maragogipe. Só para registro, o bad-boy tão virulento de outrora virou mocinho rapidinho e agora, depois interpelado judicialmente, quer se retratar de suas enfadonhas acusações. Perdeu Bad-Boy, agora você se encontra é com a justiça criminal e com as urnas em 2024.