O Carrasco - Meu limão, meu limoeiro
MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
Sempre que surgem desapropriações grileiros aparecem. Ou melhor, tentam aparecer. Foi assim com a implantação da Avenida 29 de Março, com os terrenos do Metrô em Lauro de Freitas, assim como a área onde será implantado o novo Terminal Rodoviário de Salvador. À exceção da disputa em Lauro de Freitas, que até hoje continua um balaio de gato por conta da conexão Brasil x Mônaco, a Justiça deu sinais que os aventureiros de plantão não teriam vez. A Rodoviária terminou em acordo, mas até hoje é questionado por terceiros. Leocádio, mesmo lá do céu, não conseguiu que sua trupe surrupiasse um centavo dos verdadeiros donos. Essa trupe, composta de advogados, procuradores e um “primo” agiota, vendeu em cotas a aventura jurídica para outra turma, agora formada por gente conhecida deste Carrasco. Empreiteiros, empresário de postos e de pátios de veículos, advogados, procurador e até ex-deputado estadual assíduo frequentador do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Portugal. Criaram um grupo de WhatsApp e passaram a tentar requentar o assunto. O “cacau”, money, estaria intocado num processo envolvendo a desapropriação do IAPSEB. Esse pé de “cacau”, se sacudir cai é “LIMA”, e podre...
FAROESTE CHINESA
Por essa os chineses não esperavam. Se tiver compliance, o consórcio Skyrail Bahia, composto pelas empresas BYD Brasil e Metrogreen vai mandar o VLT parar imediatamente. Notícias frescas chegam a esse Carrasco dando conta de que alguns investigados pela Operação Faroeste prometem abrir o bico de como se deu a guerra judicial que terminou liberando a contratação do modal. Para superar os entraves judiciais, comenta-se que os chineses se utilizaram dos serviços e da relação do falso cônsul junto ao Poderes Judiciário e Executivo. Documentos bombásticos que estão sendo apurados, comprovam que os então Presidentes do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro Barreto Santiago e Gesivaldo Britto, atendendo pedidos de um procurador do estado, foram os responsáveis pela liberação do projeto capitaneado à época por Bruno Dauster, secretário da Casa Civil, que sumiu depois do episódio dos respiradores. O TCE também chegou a suspender a PPP mas depois recuou. Estranho! Pelo visto, se esse assunto vier à tona na Faroeste, o MPF terá de convocar um tradutor para entender a narrativa.
O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?
E o MAGNÍFICO hein? Deu olé na Prefeitura de Salvador quando desmembrou a área da FTC e “vendeu” parte dela para a Primeira Igreja Batista do Brasil, que mesmo sabendo do pepino ambiental, vem botando pra frente seu projeto. O Carrasco já avisou que isso vai terminar azedando e caindo nas garras do MP. Se nesse episódio o povo afrouxou, com os militares a coisa promete empenar. A torre que deve ser erguida no Morro do Gavazza tem como sócio oculto o famoso Magnífico. Como a turma da farda, assim como esse Carrasco, detesta canalhas e canalhices, o abacaxi vai acabar sobrando para os empreendedores que, coitados, não têm nada a ver com o passado sujo do MAG.
CONTRASSENSO PERNAMBUCANO
Na semana passada uma operação da Polícia Federal ganhou os noticiários nacionais. O prefeito de Petrolina Miguel Coelho, filho do senador Fernando Bezerra Coelho, recebeu visita da CGU e da PF na sede da prefeitura pernambucana. A investigação gravita em torno de malversação de verbas públicas e favorecimento ao grupo do empresário Sebastião Figueiroa, do ramo gráfico e que já foi alvo de outras operações da PF por participação de desvios de recursos da pandemia em prefeituras, entre elas a Prefeitura do Recife. Curiosamente, o senador Fernando Bezerra, lider do governo na Casa Alta, foi um dos que mais defendeu que a CPI da Covid fosse ampliada para investigar estados e municípios e esse movimento, que pode atingir seu próprio filho, tem sido tachado pelos colegas como um contrassenso familiar.
FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO
Não param de chegar a esse Carrasco comentários sobre manifestações de indignação de funcionários públicos federais contra a possibilidade de aumento da remuneração da diretoria e dos conselheiros da CODEBA. A União, sócia majoritária da Companhia, congelou os salários de todos seus funcionários públicos. Os barnabés espertos, como prestam serviços por livre nomeação, em flagrante afronta às orientações governamentais, farão no próximo dia 24 de abril, uma assembleia de acionistas para aumentar a remuneração desses diretores e conselheiros do CODEBA. Com a palavra o tal Amarante. E aí TCU?
AGERBA NOVAMENTE
Problemas numa licitação bem antiga para as linhas da região de Juazeiro e Jacobina. A vencedora do certame foi desclassificada arbitrariamente, porque a segunda colocada impugnou uma certidão e, além disso, o Soldado Raso alegou que o valor de uma das concorrentes seria alto e o Estado da Bahia não poderia perder dinheiro. O rolo já foi parar na justiça. Coincidência ou não, quem tá usufruindo das linhas de Juazeiro é a mesma que não deixa a concorrência do transporte alternativo ser realizada. O TCE precisa urgentemente dar uma analisada nesses fatos, sob pena dessa omissão ser mal interpretada pelo MP. Existem comentários maldosos, os quais essa coluna ainda não acredita, de que a postergação indevida das concorrências esteja gerando mimos mensais. Apesar do soldado ser raso, o Carrasco vai fundo na apuração.
SEDE DE VOAR
Apesar da reforma no Aeroporto Internacional de Salvador, é gritante a má-qualidade dos serviços prestados pela concessionária VINCI AIRPORTS. Crítica geral. Falta de ar-condicionado, goteiras e até poças de água pelo meio do saguão de embarque e desembarque. Na semana passada os passageiros de um voo doméstico, segundo informações que chegaram nesse Carrasco, tiveram de esperar quase uma hora por causa do defeito em um dos fingers. Foi quase meia hora só para a equipe técnica chegar e iniciar a reposição da peça danificada. O que causa revolta é que apesar do desrespeito ao baiano e a falta de investimento no nosso aeroporto, a VINCI foi com sede de voar, abocanhando o bloco de sete terminais da região Norte, com lance de 420 milhões de reais, bem acima do mínimo de 47,8 milhões e que bateu seu único rival. 1/10 desse ágio resolveria todos os problemas do terminal Dois de Julho. Em tempo de CPI, já existe parlamentar querendo abrir uma somente para essa pouco qualificada empresa francesa.
FURÃO
E não é que o jovem prefeito Furão vem furando tudo sem respeitar a leis, a pretexto de instalar uma indústria em local inapropriado no município de Conceição de Feira? Pra isso vale tudo. Invadir terreno alheio, desrespeitar a Câmara Municipal, descumprir o PDDU e ainda por cima criar problemas com uma creche vizinha! Desse jeito ele vai se ver é com a Justiça!
ENTRANDO DE SOLA
É bom sempre lembrar a quem se refere um certo Instituto de Saúde, de três letras e que pode virar caso da Polícia Federal. Este tal Instituto, cujo nome relembra famoso hormônio, age nos bastidores e volta e meia fecha contratos e garante aditivos, a pretexto da pandemia. Manobras para dar “H” nas autoridades. E assim autorizam e empurram pela quinta vez altos valores mediante aditamento, no perfil de contratos meia SOLA. É bom que os responsáveis tomem cuidado, já que a nova Superintendente da PF na Bahia não brinca em serviço.
ROMARIA
Na romaria de prefeitos, vereadores, deputados e ex-prefeitos que passaram a visitar a fazenda do Ministro nos finais de semana, o show à parte lá pelas bandas de Cabaceiras do Paraguaçu é a desenvoltura do ex-prefeito de uma cidade do Vale do Jequiriçá. Dizem que o peso pesado, habituet do local e muito simpático, anda tão encantado que agora, com o intuito de organizar o acesso e evitar aglomeração na propriedade, resolveu que vai fincar o pé na cancela e distribuir senha na chegada dos visitantes. Além de distribuir máscara e álcool em gel. Certamente, também já de olho em 2022.
EM FEIRA: A PPP é PQP MESMO!
Além do “russo” que o Carrasco já mapeou na PPP da luz, tem um ente de primeira grandeza, na linha de frente dos interesses do “espanhol”, aquele que caiu na rede do TCM/RJ, na PPP da luz da cidade maravilhosa. O nosso zagueirão malvado da Seleção Tri-Campeã de 70, pela coincidência do nome, está se remexendo no caixão. Estamos de olho!
SOL ENTRE NUVENS
A Bahia é o único Estado que tem uma empresa intermediando as integradoras de Laudos das Vistorias Veiculares (LVV). Segundo fontes do Carrasco, para cada laudo cobrado a maior parte é abocanhada pela brilhante empresa e a menor fica com o poder público. Quem paga essa conta é o motorista. Atualizaram os valores da taxa com a promessa de não se ter intermediárias, mas a pergunta que não quer calar é: quem é a força oculta que avaliza essas exclusividades do Detran? Será que alguém caiu no papo MANSO?
PEGOU MAL
Ainda sobre CPI da Covid, pegou mal a tentativa do PT de escamotear o fato de que Wagner não assinou o requerimento para pedir a criação do colegiado. Uma nota publicada no site do partido antes da comissão ser oficializada diz: “PT no Senado mantém a pressão por foco na CPI da Pandemia". Há uma aspa de Wagner em destaque, na qual o senador diz que apresentou em março uma notícia-crime para que o STF investigasse a postura do presidente Jair Bolsonaro, “réu confesso, insensato e insensível diante do sofrimento dos brasileiros e brasileiras”.
NA PRÓXIMA
Com a anulação dos votos pela Justiça Eleitoral, o vereador Ernandes de To (PSC), do município de Conceição do Coité, teve o mandato cassado. A Justiça concluiu que o partido simulou o registro de candidaturas femininas apenas para cumprir formalmente a cota de gênero mínima de 30%. Das 16 candidaturas registradas pelo PSC, cinco eram de mulheres – elas, porém, não teriam feito propaganda, não receberam recursos e nem realizaram despesas. E receberam entre zero e cinco votos. Ernandes de To vai ter que esperar 2024 para uma nova tentativa.
COSTURA IMEDIATA
Caso não haja alteração na legislação eleitoral, a campanha política de 2022 vai ser de muitas dificuldades para grande parte dos partidos políticos da Bahia. É bom lembrar que não vai haver coligação na proporcional, o que significa que cada partido vai ter que montar a própria chapa de deputados estadual e federal. Que comecem as articulações!
ENQUADRADA
Pela terceira vez, a enquadrada lamentavelmente vai para o MP. O órgão ministerial que, do ponto de vista institucional, é admirado por este Carrasco, tem também suas ovelhas negras. A pérola da vez vem do MPF com a atuação no STF e a vítima é o ex-deputado e ex-prefeito paulistano Paulo Maluf, de 89 anos de idade, atualmente cumprindo prisão domiciliar por razões humanitárias e por ser portador de quadro de demência e sofrer de Alzheimer. Ao invés de botar na cadeia os novos predadores da vez, BEZERROS e COELHOS, roedores do erário público, as ovelhas negras do MPF preferem ir atrás dos idosos e acamados. O Ministro Fachin determinou uma perícia, mas como deve deixar a Segunda Turma, a decisão caberá provavelmente ao novo ministro terrivelmente evangélico. Esse pessoal, como tem dito o Ministro Gilmar Mendes, “anda bebendo e fumando coisa estragada”.