O Carrasco - O Pinto do Pregão
O PINTO DO PREGÃO
As históricas travessuras do Pinto Pregão da Embasa já estão prestes a serem reveladas. O dito cujo, que de pinto não tem nada, é roedor especialista em pregão de compras, além de 'parça' de fornecedores. Dizem que o padrinho, ou melhor, a madrinha que de santa não tem nada, está atrás do biombo e recebe parte do produto do roedor. Já se sabe que ela irá junto no desmonte do galinheiro. Aguardem próximas revelações desse Carrasco.
171 LASCADO
E não é que o 171 do Wildberger, depois que voltou do Alasca botou pra lascar até com o pessoal do Corpo de Bombeiros. Apurou-se que seus galpões na região de Camaçari, alugados para uma grande empresa nacional, sequer apresenta o AVCB, documento que prova que houve vistoria e que o local está dentro das normas de segurança. Diante disso, quem responde em caso de incêndio ou acidente? Cadê o compliance para a empresa contratante? Estão brincando com fogo! Depois não digam que o Carrasco não avisou.
ENCALACRADA
Além do processo que responde por destruir a vida de várias famílias em Maceió, após um desastre ambiental, a Braskem soma agora mais um B.O em seu inventário. Colocada à venda para passar o problema adiante, a empresa corre o risco de ter a transação prejudicada. No último dia 22, um profissional morreu dentro da Braskem de Santo André. A vitima era um funcionário da empresa de engenharia industrial Tenenge, que presta serviços para a Braskem.
ARTIGO DE LUXO
Com jovens cada vez mais saindo dos planos de Saúde e o aumento de idosos se tornando usuários, o setor se vê entrando em um colapso diante do desafio de equilibrar as contas. Atualmente, os preços abusivos já recaem como uma afronta sobre o consumidor, além do maus serviços prestados. Com o movimento do perfil de cliente mudando, segundo a ANS, os preços irão disparar ainda mais e ter plano de saúde no Brasil será um privilégio, um artigo de luxo e um desgosto que fará mal à própria saúde.
FAKE DAS FAKES
Uma notícia sobre uma provável antecipação salarial para funcionários da Prefeitura de Feira de Santana antes do São João andou rodando em grupos de WhatsApp. Para decepção dos servidores, não passava de uma fake news com uma matéria de 2022. Bem que o Carrasco andou estranhando o fato de Colbert Martins antecipar salário, já que não anda pagando nem os do mês...
FAKE DAS FAKES II
Por sinal, Colbert Martins, não tem pago nem a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O atraso acumulado por parte do Fundo Municipal de Saúde é de pelo menos R$ 2,6 milhões. Para quem conhece, a APAE trabalha com um público que precisa de atenção, orientação e acompanhamento. Sendo assim, devido a situação, o atendimento do serviço viabilizado pelo municipio está suspenso. Tá ruim pro povo em Feira...
FRANGALHOS
O Carrasco recebeu vídeos de moradores do município de Simões Filho que mostram a periclitante situação que a população vive. Ruas esburacadas, obras inacabadas e população na lama. Um total descaso da gestão do prefeito Dinha Tolentino (MDB). Teve gente com casa invadida por água de esgoto e detritos. As doenças estão aí e o prefeito nada faz. Sem dúvida, o serviço de saúde da cidade não dá conta de atender a demanda de parte da população adoecida.
SUJO FALANDO DO MAL LAVADO
O vereador de São Sebastião do Passé, Soldado Nailson (Republicanos), gravou um vídeo durante o qual cortou com uma tesoura o nome da prefeita Nilza da Mata (PP), estampado na camisa de uma festa particular da cidade. Logo ele que é tirado a valentão e já jogou um copo em um repórter durante sessão na Câmara Municipal? Após o episódio, o vereador merecia ser “cortado” do Poder Legislativo.
JOGO DE EMPURRA
O que não falta na Bahia é problema de atraso de salário dos servidores que dependem da terceirização dos serviços públicos. O que muito se vê são problemas com pagamento das faturas e divergências sobre os valores previstos em contrato. Com isso, as terceirizadas costumam interromper os salários de quem precisa, enquanto o jogo de empurra entre prefeituras e empresas não termina. Quem sofre mesmo é o trabalhador. Estamos de olho!
XANDÃO EM SALVADOR?
Tudo indica que em pouco tempo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será consagrado com a Medalha Thomé de Souza, uma das mais importantes honrarias concedidas pela Câmara de Salvador. A proposta, de autoria do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), teve parecer favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) do Legislativo soteropolitano. O edil justifica a iniciativa apontando os feitos do magistrado no combate à disseminação de conteúdo desinformacional e na defesa das regras eleitorais brasileiras. Caso a indicação de Suíca seja aprovada e Moraes venha a Salvador, diante da popularidade que o ministro anda tendo após o julgamento do TSE que declarou Bolsonaro inelegível, a sessão para a entrega do título será mais do que concorrida. Vai faltar Câmara para tanto político baiano querendo tirar selfie com Xandão.
REPUBLICANOS INDEPENDENTE?
O deputado federal Márcio Marinho, presidente do Republicanos na Bahia, sempre que questionado nas últimas semanas de que lado o seu partido está no Congresso e na Bahia, tem dito que a sigla é independente. Vale lembrar que é a legenda de nomes como o vereador Carlos Bolsonaro (RJ) e Damares Alves (DF), senadora e ex-ministra do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, Marinho precisa também combinar essa “independência republicana” com os três representantes do partido no parlamento baiano, que, ainda que pontualmente votem a favor do governo Jerônimo Rodrigues (PT), estão na bancada de oposição da Casa. Explica isso melhor, Marinho.
FORA DA LEI
Enquanto o projeto de lei que regulamenta as fake news esbarra no lobby escandaloso das Big Techs e a PEC que restabelece a obrigatoriedade do diploma para jornalistas aguarda a boa vontade do Congresso para avançar, o Ministério Público Federal resolveu aplicar a lei que já existe para coibir os excessos de “liberdade de expressão” e a desinformação. O MPF pede a cassação das concessões de rádio e TV da Jovem Pan, por veicular conteúdo falso e estimular atitudes golpistas. Já não era sem tempo.
ATRÁS DA MESA
Como toda Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI dos atos golpistas tem um caráter didático. A lição da semana foi ver como um Coronel (Lawand Jr.), acostumado a bravatas pelo WhatsApp, onde estão documentadas mensagens explícitas de conspiração para um golpe de Estado, mentiu descaradamente diante de deputados e senadores e ainda afirmou que seu intuito era “apaziguar” os ânimos dos manifestantes acampados nas portas dos quartéis. Lembrou um certo general de “dez” estrelas da música Faroeste Caboclo, do saudoso Renato Russo.
MEU DEUS, MEU MITO! I
Com a inelegibilidade de Bolsonaro confirmada, já tem gente que estava perdida no personagem com a mão na cabeça. Como é muito improvável que o tal do "Mito" apareça por essas bandas pra fazer campanha, como vai ficar a situação dos postulantes vereadores, deputados e prefeitos que ansiavam por ver seu santinho com a cara do ex-presidente estampada?
MEU DEUS, MEU MITO! II
Bastou a ministra Carmen Lúcia dar o voto derradeiro para as assessorias de políticos dispararem releases de apoio ao capitão. Teve gente xingando o judiciário, gente pondo as urnas em xeque e até gente passando uma saia justa imensa por causa do corretor. Com Bolsonaro sendo jogado na sarjeta política, o que vai sobrar de narrativa? Tá na hora de largar a mão do, agora defunto, e olhar para o próprio umbigo.
ENQUADRADA
O selo é do Bozo. Merecidamente, o ex-presidente foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, durante longos oito anos, ficará fora da vida política nacional, estadual ou municipal. Depois de prestar um péssimo serviço ao país e zombar da pandemia, Bolsonaro foi enquadrado e encaçapado pelo Poder Judiciário. Já vai tarde.