Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > O CARRASCO
O Carrasco
[email protected]
ACERVO DA COLUNA
17 | Jul | 2023

O Carrasco - Organização Tabajara

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ORGANIZAÇÃO TABAJARA

O business do momento é mexer com organização social na área de saúde, ora fazendo mutirões, ora prestando serviços em hospitais e unidades de pronto atendimento. Existem duas queridinhas aqui na Bahia que terceirizam seus préstimos por valores nas alturas e ainda criam dificuldade para pagar fornecedores. Uma já esteve enrolada na Justiça Federal e se achava blindada pelo pai coruja, um ortopedista. A outra, imagine, anda fazendo todo tipo de lambança no quesito alimentar. Notícias em breve.

CRUEL, MUITO CRUEL

A Concessionária Litoral Norte (CLN), que administra a BA 099, conhecida como Estrada do Coco, se nega a investir na instalação e melhoria de abrigos para usuários do transporte público ao longo da rodovia. O Ministério Público Estadual (MPE) ingressou com ação civil pública para cobrar o investimento, mas a empresa alega que o contrato não lhe obriga, versão corroborada pela Secretaria da Infraestrutura. A Seinfra, que deveria estar em defesa do interesse público, parece passar pano enquanto o TCE se finge de morto. Já não bastasse ser o trecho de concessão mais curto e mais caro do Brasil, a CLN maltrata o usuário do transporte coletivo com requintes de crueldade.

PEDE NÃO

Com mais de 130 mil reclamações no site Reclame Aqui e longe de ser a queridinha dos consumidores, o iFood acaba de assinar um acordo de milhões após investigações conduzidas pelo MPF e MPT. A ação partiu de agências de publicidade por conta da "máquina oculta de propaganda do iFood". Agora, após cerca de um ano de investigações onde foram ouvidas dezenas de pessoas, a empresa precisa desembolsar, por meio de um TAC, R$ 6 milhões para promover o direito da sociedade à informação e os direitos trabalhistas e associativos dos entregadores, desassistidos pela empresa. Cuidado! Você pode estar pagando essa conta.

LUÍS INÁCIO NÃO PERDOA

Depois que Otto Filho não entregou o último voto necessário para garantir os incentivos fiscais para montadoras de veículos na Bahia, seu pai bem que tentou engabelar a mídia, dizendo se tratar de um erro de digitação, o filhote veio a público e afirmou que votou consciente. Ottinho disse com todas as letras que é contra benefícios fiscais até 2032. Depois que o deputado Bacelar afirmar que a Bahia foi vítima de lobby de duas grandes marcas com fábricas no Sudeste, é impressão do Carrasco ou Bacelar quis dizer que Ottinho traiu o estado em detrimento do Sudeste? Lula, que de besta não tem nada, cuidou logo de vetar a indicação do senador Otto Alencar para a relatoria da reforma tributária no Senado. Kassab, então, conforme informações de bastidores, foi só esporro na dupla de congressistas.

BENTO DAS AVESSAS

No último dia 11 de julho, data que a Igreja Católica celebra o dia de São Bento, não se falava em outra coisa na cidade de Ilhéus: a batida da PF na casa do secretário de Marão. O Bento, que não é o santo, não sabe mais pra quem apelar. Diante do que está por vir, já tem até torcida para uma delação premiada.

RABO ENTRE AS PERNAS

Tem um vereador metido a valentão que saiu agredindo verbalmente o prefeito de Cairu e a família do gestor, com direito a xingamentos de toda espécie. Conhecido por ter atitudes agressivas contra os opositores, o tal "Polêmico" vai colher o que plantou. Hildécio Meireles acionou a Polícia e a Justiça, e o dito cujo anda bem murcho por lá. Dessa vez, nem o Rei Arthur salva!

BRONCA DUPLA

O Carrasco recebeu denúncia que na Prefeitura de Valente o nepotismo anda em alta. O Ministério Público está de olho e já converteu uma denúncia feita ao órgão em inquérito. E não para por aí. Outra denúncia de supostas irregularidades na Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social e Cidadania do Município também está na mira do MP. A propósito, a cidade vizinha padece do mesmo pecado. Aguardem que vem coisa de Santa Luz!

SE CORRER O BICHO PEGA

As especulações de que o vereador Fernando Torres (PSD) deve pedir licença do Legislativo feirense andam em alta. Torres é o primeiro vice-presidente da Mesa Diretiva, e deve abrir vaga, que já anda cobiçada por peças da base do governo Colbert Martins. Fernando é ferrenho opositor do gestor feirense e se pular fora pode entregar de bandeja um posto que fortalece a gestão municipal.

DE BEM COM A VIDA

Um político muito próximo a Rui Costa relatou a este Carrasco que o ministro anda mais sorridente. Conhecido por acordar e dormir de mau humor desde os tempos de governador da Bahia, Rui agora está de bem com a vida. Afinal, a pressão diminuiu nas últimas semanas e a Reforma Tributária foi aprovada. Comenta-se que agora o foco é a escolha do candidato a prefeito de Salvador.

BARROSO FALA DEMAIS

Luís Roberto Barroso fala demais. Quem não lembra de sua pérola sobre o colega de STF, Gilmar Mendes, em 2018? "Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia", disse Barroso na ocasião. Poético, se ao invés de vestido em uma toga, o ministro recitasse versos no Vila Velha. Também não pegou bem o "perdeu, mané", proferido a bolsonaristas que o assediaram em Nova York, e a provocação "não adianta apelar a quartéis e extraterrestres", dita aqui em Salvador, durante uma palestra. A fala da semana, "derrotamos o bolsonarismo", entra para a lista de pérolas que não se espera ouvir de um ministro do STF.

ENQUADRADA

O selo semanal é da AMIL. Com tantos problemas provenientes da pandemia, os planos de saúde não são santos. Até aí tudo bem. Mas, o que a Amil tem feito com os segurados é de fazer gente chorar. Recentemente, a Amil recusou a custear reembolso de clientes no interior da Bahia. Coisa de gente humilde. De doer. O Brasil, a Bahia e Salvador precisam se livrar desse projeto de plano de saúde. O Carrasco pede que todos se livrem da Amil.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco

Fale com O Carrasco