Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > O CARRASCO
O Carrasco
[email protected]
ACERVO DA COLUNA
01 | Dec | 2025

O Carrasco - Poço profundo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POÇO PROFUNDO

A Operação Poço Lobato, deflagrada pela Receita Federal, jogou luz sobre mais uma fraude bilionária envolvendo o setor de combustíveis. A Refit, devedora contumaz, operava como refinaria, mas, na prática, recebia o combustível pronto para distribuição, num esquema conhecido como "do porto ao posto". Não custa lembrar que a Refit foi citada na Operação Carbono Oculto e as investigações da Operação Primus, na Bahia, também apontam a existência de prática semelhante nos portos baianos. A quem interessar possa, esse Carrasco avisa: vem mais operação por aí.

MONJAURO DE QUINTAL

Chegou ao Carrasco a informação de que, em um grupo de WhatsApp formado por pacientes de um certo “mago da medicina”, estaria ocorrendo uma mobilização para contratar um advogado renomado e ingressar com uma ação coletiva. Seguiremos acompanhando os próximos desdobramentos desse escândalo policial.

CONTRASTE

Enquanto a gigante Tronox anda torrando dinheiro por aí para mostrar toda sua "consciência ambiental", moradores de Areias continuam respirando ácido sulfúrico e vendo suas águas contaminadas, sem sequer contar com assistência para tratar doenças causadas pelo acúmulo de metais pesados no subsolo. Será que não sobrou nem um pouquinho dessa "expertise" e de dinheiro para cuidar do próprio quintal?

DESMOTIVADOS

Funcionários da Motiva, antiga CCR Metrô, estão passando por um conjunto de situações nada agradáveis. A empresa, que já tem prestado um serviço para lá de duvidoso na administração do transporte na capital, agora tem retirado direitos básicos dos seus quadros. Cobranças em forma de assédio e mudanças no plano de saúde estão entre os problemas destacados, segundo fontes consultadas pelo Carrasco.

COMO É QUE FICA?

Servidores da Prefeitura de Mata de São João estão apreensivos diante da incerteza criada pela falência do Banco Master. A instituição, descredenciada pelo município, operava empréstimos consignados com desconto em folha e valores superiores à margem consignável, gerando endividamento acima da capacidade de pagamento dos funcionários municipais. Todos esperam saber como, e com quem, as dívidas serão negociadas.

BRADESCO, BRADESCO

Os clientes do Bradesco tiveram uma semana para esquecer. Veio à tona a notícia do fechamento em massa de várias agências em todo o Brasil, o que causou uma onda de demissões. Só na Bahia, por exemplo, mais de 130 agências encerraram atividades nos últimos cinco anos, obrigando moradores a viajar até 50 km para realizar ações básicas. Se não bastasse isso, o aplicativo do banco ficou instável em boa parte da última sexta-feira, 28, data da esperada Black Friday.

POR FALAR NELA…

A cada ano a Black Friday parece perder força e não mobiliza mais clientes como antes. Apesar de algumas lojas se comprometerem a dar descontos reais, tanto em lojas físicas quanto na internet, a desconfiança dos consumidores vem falando mais alto. O jeito para os comerciantes vai ser caprichar nas ofertas para o Natal.

ENCOMENDA FANTASMA

Quem se aventurou na Amazon nesta "Black Friday", com seu auge na famigerada última sexta-feira do mês, 28 de novembro, na verdade assinou um contrato para um desafio logístico: sofrer para receber uma encomenda. O verdadeiro ápice da experiência não foi o desconto, mas sim a busca pelo ‘Unicórnio do Atendimento’: sem ter um ser humano real e pensante para direcionar o pedido, o cliente foi calorosamente recebido pelo nosso querido amigo Robô de Chat, o mesmo que responde "Entendi que você está frustrado, posso ajudá-lo com um link para o FAQ?".

GESTÃO CASCÃO

O problema do acúmulo de lixo e a falta de limpeza em diversos bairros de Juazeiro persiste como uma crise de saúde pública e um atentado à qualidade de vida. Diversas áreas, como nas proximidades do Mercado do Produtor, bairros periféricos e até mesmo em vias centrais, se tornaram lixões. O lixo acumulado é o ambiente ideal para a proliferação de vetores como ratos, baratas, escorpiões e o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, colocando em risco toda a população. Existem ainda denúncias como a do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Sindlimp/BA) sobre condições precárias de trabalho no aterro sanitário. O prefeito Andrei da Caixa governa para o personagem do Maurício de Souza?

ALVO DA VEZ

O município de Ouriçangas entrou na mira do Ministério Público. Investigações pretendem esclarecer possíveis irregularidades e práticas de improbidade administrativa em contratos firmados pela gestão do ex-prefeito, Antônio Dias Marques, conhecido como Rony do PT. Os procedimentos se concentram em contratos específicos, o que levanta suspeitas sobre a execução dos serviços e a própria contratação de empresas. O dinheiro de Ouriçangas deve ser investido em benefício do povo, saúde, educação e infraestrutura.

INÉRCIA ADMINISTRATIVA

O estado da atual infraestrutura em Serrinha, gestão do prefeito Cyro Oliveira Silva Novais, é crítico. Moradores denunciam que o asfalto e a pavimentação de ruas essenciais estão em estado de deterioração, com buracos profundos que se tornaram crateras. A situação gera prejuízos materiais, coloca em risco a segurança de pedestres e dificulta o acesso de veículos de emergência. A cada chuva o problema se agrava, transformando as vias em verdadeiros riachos de lama. Soluções paliativas como "tapa-buracos" de má qualidade que duram poucas semanas não resolvem.

FARRA DO BIGODE

O prefeito de Jaguarari, conhecido como Seu Antônio (PT), após uma farrinha na gestão, foi obrigado a suspender os pagamentos de um contrato de locação de veículos. A gestão municipal está proibida de prorrogar uma dispensa emergencial, após decisão cautelar do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A liminar vem após denúncia da COOPTRASB, que apontou supostas irregularidades na locação de veículos utilizados pelo município. O prefeito Bigode Branco que se cuide!

RITMO DE FESTA

A Câmara Municipal de Dias d'Ávila dedicou uma sessão inteira para a entrega de mais de 50 títulos de cidadão, alguns aprovados há mais de cinco anos. Restando apenas três sessões ordinárias em dezembro, antes do recesso de dois meses, professores já sabem que vão completar mais um ano sem plano de carreira. E as denúncias de direcionamento nas verbas da cultura e irregularidades em licitações da educação seguem sem investigação. A propósito, um promotor local foi um dos contemplados na sessão solene.

SEM CABEÇA NA BAHIA

Jair Bolsonaro, preso por tramar um golpe de Estado logo após o resultado das eleições de 2022, não terá uma cabeça de chapa na Bahia no pleito do próximo ano. A tendência, pelo cenário que vem se formando, é que seu principal nome no estado, o ex-ministro João Roma, seja candidato ao Senado na chapa da oposição, o que tiraria o PL da disputa pelo governo da Bahia. Se isso se concretizar, Bolsonaro fica ainda mais fragilizado, já que perde a chance de ficar em evidência, ainda que preso, em um dos maiores colégios eleitorais do Brasil.

SÓ ANO QUE VEM

O vereador Duda Sanches (União Brasil) afirmou que ainda não há consenso para votar, em 2025, o projeto que regulamenta eventos na região da Barra-Ondina, apresentado em outubro. Segundo ele faltam tempo e dados consolidados para avaliar os impactos das atividades na região. Duda defendeu a regulamentação mas rechaçou a proibição de eventos, que poderia afetar empregos e a economia local. O parlamentar propôs regras mais rígidas para horários, uso de som e organização das estruturas, tudo visando equilibrar atividade econômica e qualidade de vida dos moradores.

TERRA ARRASADA

Brasília vive seus dias de tensão com a grande guerra sem fim entre o Congresso Nacional e o governo Lula (PT). No coração do Brasil, o clima é de terra arrasada. Na Esplanada dos Ministérios, os titulares tentam desesperadamente "reconstruir a relação" que nunca foi construída. O slogan de “união e reconstrução” também precisa ser aplicada nesse sentido em prol da governabilidade.

ENQUADRADA

Quem leva selo semanal do Carrasco é o prefeito de Porto Seguro, Janio Natal (PL). Conforme publicação no Diário Oficial, Janio determinou absurdamente a adesão de uma ata de preços oriunda da prefeitura de Barra do Garças-MT e contratou uma empresa de Goiás para viabilizar a construção de um pórtico provisório de Natal por quase 1 milhão de reais. Enquanto faltam remédios nas UPAS e salário no bolso do funcionalismo, JN autorizou o pagamento de 850 mil pela árvore e iluminação, 108 mil pela casa do Papai Noel, castelinho de enfeite por 55 mil e bola iluminada em 3D por 10 mil. Muito estranho, estranhíssimo mesmo, a gestão não ter buscado empresas locais para comparação de melhores preços, preferindo escolher a dedo a empresa que irá fazer uma verdadeira festa com o dinheiro público. Podem ter certeza que aí tem coisa. O Ministério Público já estaria na iminência de abrir uma notícia de fato com base em denúncias do vereador Kempes Neville, também conhecido como Bolinha Estourado. O presentão de Natal e de aniversário do prefeito natalino está sob a batuta da ministra Carmem Lúcia, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco

Fale com O Carrasco