O Carrasco - Ponta do Iceberg | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - Ponta do Iceberg

Os bastidores do poder passam por aqui

Publicado segunda-feira, 24 de abril de 2023 às 00:00 h | Autor: Da Redação
Os bastidores do poder
Os bastidores do poder -

PONTA DO ICEBERG

Lembra da busca e apreensão ordenada pela Justiça nas dependências da Ferbasa? Pois é. Apesar de todo tipo de manobra para se furtar à entrega de todo o material, a análise inicial da documentação obtida promete explodir a gestão da empresa. E o que é pior, promete colocar parte do Judiciário de queixo caído. Segundo personagens que tiveram acesso a alguns dos arquivos, mas que pediram reserva quanto à fonte, evidenciou-se que um escritório de advocacia baiano, outrora todo poderoso, já de há muito estaria se “achegando” a um membro da Corte baiana. Ciente do ruído, a banca paulista que atua na causa, uma das mais respeitadas do país, promete deixar o caso caso a relação controvertida se confirme. Só para se ter ideia desse rumoroso embate jurídico envolvendo a Ferbasa, mais de seis juízes se declararam suspeito por motivo de foro íntimo. Estranho não?

SAEB I

A nova gestão estadual precisa ficar atenta com as andanças de processos administrativos contra empresas prestadoras de serviços de todas as pastas. Elas têm sido vítimas de arbitrariedades por parte de alguém lotado na Superintendência de recursos logísticos da SAEB. Procedimentos paralisados há anos, muitos já prescritos, são liberados com penas indevidas. As vítimas inicialmente eram as empresas da área de educação e recentemente as garras da superintendência se voltaram para os prestadores de servidos da SESAB. Se o alto escalão não intervir o caso promete ir para o Ministério Público, e em questão de pouquíssimo tempo.

SAEB II

As condutas do dito “infiltrado” dentro da Superintendência de recursos logísticos da SAEB tem causado um colapso nas Varas de Fazenda Pública e na PGE. O Poder Judiciário, de primeiro e segundo graus, não estão tendo mais tempo para despachar tantas audiências com advogados narrando as histórias de perseguição. A PGE, de tanto receber ordem judicial, já avalia abrir um procedimento para entender o porque de dezenas e dezenas de procedimentos administrativos represados serem despachados pela autoridade sempre às vésperas de grandes licitações.

O “171” DO WILDBERGER

Famoso pela sua receptividade com jantares luxuosos, o sujeito arquiteta esses encontros para fisgar suas presas com uma verdadeira conversa de “um sete um”. Ele promete todo tipo de negócios, até no Alaska. Com uma lábia que lhe é peculiar, amigos já caíram no golpe e seus vizinhos são seus próximos alvos. Não tarda e esse Carrasco irá revelar qual foi a última e qual será a próxima vítima da sociedade soteropolitana.

OPERAÇÃO QUATRO “ESTAÇÕES”

Atenção você que comprou apartamentos próximos ao Hospital da Bahia e pagou os valores nas contas de um senil advogado então abastado, mas que hoje viu seu patrimônio derreter após um doce amor caliente. Intrépido, o causídico que já se envolveu em investigações de grilagem de terras, homicídio e só escapou de condenação por falsificação documental graças a uma prescrição por ter mais de 70 anos, vai responder junto ao GAECO por formação de organização criminosa, estelionato e, novamente, por falsidade. Alguns dos compradores, que mantinham ou ainda mantém parceria profissional, mesmo tendo participado da engenharia fraudulenta, estão boquiabertos e impressionados com o caráter do setentão, que despirocou do juízo depois que se amancebou com “Lambe Lambe Cachorrinha”, velha conhecida de um milico da reserva, de um delegado pintoso e de um marqueteiro que prestou serviços na cidade de Salvador.

METERAM A MÃO - PARTE II

O Carrasco está de olhos bem abertos para os gastos da Prefeitura de Feira, com a Micareta 2023. Abram seus olhos também, TCM e MPE. Da última festa de 2019 pra cá, itens como banheiros químicos, estrutura de camarotes, iluminação, limpeza urbana, dentre outros, pipocaram. É êta através de vixe!

TERRA DE SÃO LÁZARO

De acordo com a passagem bíblica, Lázaro foi ressuscitado por Jesus. Aqui na Bahia, onde existem milhares de igrejas, algumas reverenciam esse Santo. Umas santificadas, outras apenas com a “Santa luz”. Mas a verdade é que os São Lázaros têm operado milagres do interior à capital. O grande perigo é se forem pegos. Nem toda Santa Luz será capaz de aquecer os árticos “polares” quando os Mps x2 aparecem. Nem Jesus Cristo voltará para ressuscitá-los. Será que deixarão de ser Santos?

A BRASKEM NÃO ESCAPA

Depois de prejudicar milhares de famílias em Maceió e causar um desastre ambiental incalculável na cidade, a conta está chegando pra Braskem. Responsável pelo afundamento do solo que fez com que moradores perdessem suas casas, além da contaminação causada, a Justiça bloqueou mais de R$ 1 bilhão das contas da empresa. Com as operações cada vez mais decadentes, a Braskem se vê agora sem ter como escapar e terá que aprender, ainda que cinco anos depois da tragédia, a pagar pelos erros que cometeu.

MRV SOBROU NA CURVA

Depois de ter seu projeto com mais de quatro mil unidades imobiliárias embargada pelo INEMA, em virtude de gravíssimas irregularidades ambientais, sobretudo no resgate de fauna, foi a Justiça que, na semana passada, resolveu suspender o empreendimento em Mussurunga. Parte do sistema viário, segundo o projeto, estaria por cima de uma área de proteção rigorosa que está sendo debatida no TJ, via ação direta de inconstitucionalidade. Na decisão liminar, além da paralisação das obras, foi expedido ofício ao Cartório de Registro de Imóveis para que a existência da ação seja averbada da matrícula, obviamente para prevenir terceiros a não embarcar nesse amalucado empreendimento.

FESTA NO INTERIOR

Atenção, prefeitos e prefeitas! O Ministério Público vai acompanhar com lupa os gastos com a realização de festas juninas pelo interior da Bahia. Principalmente o valor dos cachês de atrações renomadas, muitas vezes turbinados na base do “me ajude que eu lhe ajeito”, a fim de abrir brechas para desvios de verba pública. A procuradoria Geral do Órgão já instruiu os promotores a passar o pente fino nos diários oficiais.

PREFEITO PINÓQUIO

Além das caracterizações com as vestimentas de vaqueiro e até de diabo, o prefeito de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB), anda mentindo muito bem. Desta vez, andou colocando o nome de Mariana Oliveira (PT) como aliada. A própria já desmentiu e disse, inclusive, que é pré-candidata a prefeitura da cidade no pleito de 2024, e pulou fora de apoiar uma possível reeleição do gestor. Detalhe é que os dois fazem parte de partidos que compõem a mesma federação, mas ninguém quer se sujar com a má fama de Tiago, que chegou a dizer que pode abrir mão da candidatura para apoiar a "aliada". 

DR. FANTASMA

Por onde anda o prefeito de Jussiape, Eden Kares (PSD)? Dizem que não tem dado as caras no município, pois anda focado na clínica particular que tem em Livramento de Nossa Senhora, município próximo da cidade onde gere. Enquanto isso, quem tem dado as cartas é a primeira-dama, mesmo sem estar apta formalmente para isso. É bom que ela abra o olho, pois está próxima de virar alvo de CPI na Câmara Municipal.

QUEBRA PAU

O clima esquentou entre o prefeito de Canavieiras, Clóvis Roberto Almeida de Souza (PROS), conhecido como Dr. Almeida, e o vereador Nizão da Oficina (PP). Tudo por causa de uma sucata, que o parlamentar acumula, de acordo com o prefeito, próximo ao comércio próprio. O prefeito gravou um vídeo denunciando o local, incomodando o vereador, que respondeu via áudios de Whatsapp. Foi um tal de "me encontre aqui, me encontre acolá", só resta saber o que vai dar. A fama do alcaide, segundo se comenta, é de vaselina, enrolado e frouxo. A do vereador o Carrasco desconhece.

DELÍRIO BRUTAL

Depois de algumas tentativas frustradas de ingressar na Câmara de vereadores de Salvador e na Assembleia Legislativa, um apresentador conhecido pela sua, digamos, brutalidade, agora quer se lançar a prefeito de Lauro de Freitas. Ainda sem partido, o boquirroto exige a inclusão de seu nome nas pesquisas de intenção de voto. Há quem diga que o destino do comunicador seria o PP. Seria essa a carta na manga do banguelo? 

RETORNANDO

Nos bastidores da política baiana se comenta que a esposa de um deputado federal que fez campanha para o ex-prefeito da capital em 2022, está cotada novamente para assumir um cargo no Desenbahia. Esse importante banco de fomento aceita cada coisa. 

PINOCHET À BRASILEIRA

O ditador Augusto Pinochet gozava da confiança de Salvador Allende, presidente socialista do Chile, morto no momento em que os militares tomaram o poder, em 11 de setembro de 1973. Guardada suas devidas proporções, no que se refere à comparação de contextos, Gonçalves Dias chegou a ser chamado de "o general de Lula", até terem sido descobertas imagens que mostram seu comportamento diante dos atos do dia 8 de janeiro. Há quem chame de traição. Para quem enxerga a história como cíclica, o nome disso é "dejavu". 

INTER ÀS AVESSAS

O banco Inter tirou a última semana para polemizar e expor aos funcionários em uma lista nada convencional que chamou de "14 normas" da instituição. Entre elas, nada de chulé, camisa amassada ou unha por fazer. Um banco que prevê um faturamento de quase meio bilhão por ano e que lucra em todas as suas ações, parece ser pobre no quesito respeito e gestão efetiva. A tal cartilha que finca a ideia de que os tópicos devem ser "evitados a todo custo", é um belo exemplo de desrespeito à individualidade e, no mínimo, de chacota com seus colaboradores. Cuidado Inter! Por muito menos denúncias de assédio são registradas nas empresas país afora. Melhor pegar seus bilhões e refazer o dever de casa.

SOB APUROS

Parte da população de Itabuna tem andado preocupadíssima. É que, a se imaginar que o prefeito Augusto Castro pode vir a não se reeleger, considerando que a cidade nunca reelegeu um alcaide - e Augusto tem tudo para quebrar esse jejum -, os nomes que estariam no páreo são de arrepiar. Um vice traíra espanta. Gente barra pesada, com livre acesso à marginalidade, seria uma pancada na cara da tradicional e conservadora sociedade itabunense. Reviver políticos do passado sombrio também é outra vertente que assusta a vedete do Cacau. 

ENQUADRADA

A enquadrada da semana vai para o aloprado mor da Bahia. O homem que já pretendeu destruir os píeres do YCB e da Vitória e que agora anda vendo fantasma de quilombola de noite e de dia. Foi querer fazer graça em uma audiência pública na ALBA e teve o dissabor de ser enquadrado pelo deputado Rosemberg Pinto. Percebendo que o aloprado quer jogar para a plateia e tenta iludir alguns moradores de Boipeba, o perspicaz parlamentar disparou: “Agora nós só precisamos ser verdadeiros com a comunidade e parar com essa hipocrisia que eu ganho 40 pau e acho que o povo não precisa”. Boa deputado. Hipocrisia é a principal marca dos aloprados, que recebem gordos salários e se acham deuses.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS