O Carrasco - Conexão Mongólia

Conhecido como Alibabá, por seus malfeitos na Assembleia, não se sabe por qual razão nunca foi derrubado

Publicado domingo, 27 de março de 2022 às 18:45 h | Atualizado em 27/03/2022, 18:47 | Autor: Da Redação
Os bastidores da polítia da Bahia passam por aqui
Os bastidores da polítia da Bahia passam por aqui -

ASSUNTO DA SEMANA

A saída do Senac da cidade de Lençóis chamou a atenção dos empresários da região. Desde 1997 atuando na capacitação e inclusão de jovens no mercado de trabalho, o Senac deixará uma lacuna enorme para a Chapada Diamantina. Enquanto diversos municípios seguem rumo ao desenvolvimento, Lençóis deixou escapar uma oportunidade para a população e para o empresariado, que já lamenta o fechamento da unidade. Recentemente, servindo de palco para políticos, a cidade de Lençóis parece estar indo para o caminho dos que querem apenas aparecer, deixando de lado os que mais precisam. 

ENTRANDO PRA HISTÓRIA

E não é que os tais tablets comprados pela Prefeitura de Lauro de Freitas andam dando o que falar? Desde a compra dos equipamentos, que custaram mais de R$ 15 milhões aos cofres públicos, até a impossibilidade de acesso ao sistema, a denúncia sobre o tema fica ainda mais escancarada. Na última semana alunos relataram que ao tentarem usar o aparelho, aparecia uma mensagem de "acesso negado". Alegando falta de pagamento ao sistema, pais e alunos levantam a perguntam: Tablet pra quê? Com o objetivo de ajudar no aprendizado dos jovens, os tablets seguem no topo dos muitos problemas que emperram a educação de Lauro. Breve, novas informações por aqui! 

PALHAÇO DE CIRCO

Lá em São Sebastião do Passé, a novidade agora gira em torno de dois personagens importantes: a prefeita Nilza e seu filho, o secretário Cacau. A oposição está denunciando uma série de irregularidades na pasta do primogênito, a de Infraestrutura. Segundo eles, Cacau protagoniza a coleta irregular do lixo e deixa a população a ver navios sobre os milhões do novo contrato e com o saneamento básico. Protegido contra a oposição pelos 12 vereadores da base, Cacau segue brincando na lona sem fazer o povo rir. 

NA MONGÓLIA É ASSIM

País conhecido pelos grupos nômades e pela habilidade e astúcia de suas Águilas, enviou um clone deformado para Salvador, que aterrissou no segundo escalão de importantíssima secretaria municipal, rapinando todo tipo de negócio. Acostumado a agir disfarçadamente, o protótipo exportado desse país para a Bahia, caça desesperadamente à luz do dia. Logo logo o médium corta as asas do moço arredio.

CONEXÃO MONGÓLIA

Conhecido como Alibabá, por seus malfeitos protagonizados na Assembleia, não se sabe por qual razão nunca foi derrubado durante seus mergulhos aéreos radicais. Comenta-se que durante muito tempo praticou a atividade de proxeneta mor, disponibilizando aves abatidas para os poderosos de plantão. Ao invés de focar na capital, só tem tempo para sonhar com um doce lar na Praia do Forte. Se a tábua de graxa cantar, deve voltar para seu interior e abrir uma empresa de exportação de manga.

DESOBEDIÊNCIA

O Governo Federal anunciou reajuste de 33,24% no piso dos professores da educação básica, porém os profissionais em diversos municípios do Vale do Jiquiriçá podem ter correção salarial abaixo do previsto. A prefeita de Itiruçu, Lorena Di Gregório (PSD), por exemplo, já afirmou que não vai ser possível cumprir o novo percentual com o argumento que estaria sangrando os cofres públicos.

MEIA PROMESSA

O Ministério Público está novamente de olho na Educação de Ilhéus. Duas escolas da zona rural foram visitadas pelo órgão. Ao averiguar as condições de alguns prédios das unidades, dois foram considerados precários. Além disso, foi constatado que a alimentação escolar não estava sendo fornecida em toda a rede municipal desde o retorno das aulas. Prometeram regularizar pelo menos o rango da meninada. Enquanto isso, a primeira dama faz vista grossa e fica passeando pela capital garimpando votos para sua candidatura a deputada estadual. 

CONTRATOS SUJOS

Em Guanambi, a prática realizada pela Prefeitura de firmar contratos com empresas de servidores públicos, comissionados ou até mesmo com entidades ligadas ao processo licitatório foi descortinado pelo MPE. O absurdo, pilotado pelo prefeito Nilo Coelho e pela secretária Municipal de Saúde, Nancy Ferraz, foi inserido numa apuração, mediante instauração de inquérito. A decisão do MP tem o objetivo de aplicar sanção aos médicos servidores públicos municipais que celebraram, por meio de suas pessoas jurídicas, contratos de credenciamento com a Prefeitura, “mesmo já tendo vínculo com o Município”. Um coisa se confirma com esse fato: "Digas com quem andas, que direi quem és. Quem com porcos se mistura, farelo come".

PARTIDO DA PARENTADA

Com a leva das demissões do PP de Leão, publicado no Diário oficial do Estado, veio a público o nobre sentimento de "irmandade" dos deputados progressistas. A lista com os parentes empregados em altos cargos e com gordos salários era grande. Há uma preocupação de que essa parentada resolva fazer uma grande manifestação no Campo Grande e lá decida chorar no pé do caboclo. Pela quantidade de parentes, o ato vai lotar o Centro da cidade. 

QG

Comenta-se sobre o comportamento de uma patota na horta de um QG, em uma importante cidade da Região Metropolitana de Salvador A traquinagem tá solta, sem pudor e sem Educaçao. Neste núcleo, eles não permitem que outros se aproximem. Eles invadem o CAMPo, saqueiam pé de laranja, limoeiro e ainda destroem a plantação de folhas de alfaces verdinhas. Se facilitar, estão subindo até em poste de energia. Cuidado com o choque. Aguardem!

OS MARAJÁS DA BAHIA

Chegou aos ouvidos do Carrasco informação sobre um grupo de servidores do Estado da Bahia que são verdadeiros Marajás. Tratam-se  dos peritos médicos e odontos do Instituto Medico Legal da Bahia, que possuem salário igual ao de juiz e trabalham 1 dia na semana, e pasmem, a carga horária deles é de 40 horas semanais. Como cabe 40 horas semanais em um dia na semana? O Carrasco tá de olho e o MP também deveria olhar pra isso.

OS MARAJÁS DA BAHIA 2

E pra colocar a cereja no bolo da investigação que será aberta pelo MP, o presidente do Sindicato dos Peritos Marajás tem dois vínculos com o IML, em dois cargos de perito médico que conseguiu prestando dois concursos diferentes para o mesmo cargo. Com isso, ele recebe dois salários. E,  por ser presidente ele entrou em disponibilidade sindical pra ficar à disposição do Sindicato. Só tem um detalhe: o rapaz, que mora em Feira de Santana, nunca vem à Salvador e só fica atendendo em sua clinica de Ortomolecular em Feira. Isso é caso não só para o MP, mas também para a Corregedoria do DPT.

APOSTA EM LULA

Depois de ver frustrado o arranjo no qual concorreria ao Senado, Rui Costa está apostando todas as fichas em Lula, tanto para eleger Jerônimo Rodrigues como governador para garantir seu futuro. "Se Lula me convidar para qualquer coisa, estou à disposição", disse recentemente o governador em uma rádio do interior, sem cerimônia. Rui já chegou a ser especulado como ministro em um eventual governo Lula.

SE MOSTRANDO LEAL

Deputados do PP fizeram graça com o rumor de que Nelson Leal estaria deixando o Progressistas porque teria apagado de suas redes sociais referências ao partido. Nelson e muitos correligionários alegam que nunca tiveram tais referências em seus perfis. De qualquer forma, ao ver crescer a especulação, Leal foi lá e acrescentou no seu Instagram: "deputado estadual (PP)".

GUERRA DOS PASTORES

Pastor, o deputado Carlos Ubaldino (PSD) não gostou do fato do colega Jacó (PT) lembrar a participação de pastores na atual crise do Ministério da Educação. Em discurso na Assembleia Legislativa cravou: “Estou me opondo a Vossa Excelência citar 'pastores'. Em qualquer segmento, tem os certos e os errados. Quando usa o nome no plural, me atinge. Atinge a Assembleia de Deus e a Universal", reclamou.  

PARTIDO MELANCIA

Ao classificar PT e PV como partidos ideologicamente próximos, Ivanilson Gomes, presidente estadual dos verdes, reforçou a ideia (meio folclórica, meio verdadeira) de que o PV é um partido melancia: verde por fora e vermelho por dentro.

NILO SEM PARTIDO 1

Mais uma semana se completa com o deputado Marcelo Nilo sem uma definição clara sobre seu posicionamento nas eleições. Sua saída do PSB foi anunciada no início do mês. Como as chances são altas de o ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual deputado federal entrar na chapa de ACM Neto, a expectativa agora é quanto ao futuro partido do seu genro. 

NILO SEM PARTIDO 2

Aliás, com medo de ser preterido na briga para ser parceiro de chapa de ACM Neto, Marcelo Nilo já teria confessado a um interlocutor que, se não for escolhido vice, avaliaria deixar a política. A confiança de que ficaria com o posto já foi maior. Ele tem encontrado, inclusive, dificuldades para encontrar um partido que o abrigue.

CEM ANOS DE QUE?

A data de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é 18 de fevereiro de 1962. No entanto, a legenda tem anunciado na TV que completa cem anos. Até show aconteceu este mês em reverência ao centenário! O fato é que quem completou cem anos na semana passada foi o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que hoje não tem representantes em nenhum parlamento, mesmo nos municipais, mas que já foi uma grande força eleitoral no passado. Alguns membros dissidentes do PCB formaram o PCdoB. Seguindo a mesma lógica, poderia o PSOL reivindicar a data de fundação do PT.

DANÇA DAS CADEIRAS

Com o prazo de desincompatibilização cada vez mais próximo, crescem as expectativas sobre as novas figurinhas nas administrações municipal e estadual. Na capital baiana, já está mais do que sabido que Léo Prates, da Saúde, e Fábio Mota, da Cultura e Turismo, deixarão suas pastas para se dedicarem às eleições. No caso deste último, parece ser ainda mais complicado, pois Mota deverá acumular os compromissos com a presidência, ainda que interina, do Vitória. Na série C e passando por dificuldades financeiras, o clube tem, sob o seu comando, o desafio de voltar com urgência à segunda divisão para, em seguida, alçar voos maiores. Será que aguenta? 

FALSA PREMISSA

Tida como “a maior empresa de tecnologia do Brasil que oferece soluções para empresas de diversos portes e segmentos”, a TOTVS estaria metendo o pé na lama. Apesar de se apresentar como uma companhia com valores éticos e rigoroso setor de compliance, informações obtidas pelo Carrasco apontam para suposta falsificação de email num litígio judicial em São Paulo. Como tal empresa atua na Bahia, é bom os baianos ficarem de olhos bem abertos. Em breve novidades.

ENQUADRADA

Mas será possível? O Ministério Público Estadual mais uma vez mete o bedelho onde não deveria. Na peça (teatral), a promotoria diz que “o espaço da Lagoa do Abaeté e das dunas do seu entorno é público e ancestral, pertencendo à historicidade da cidade de Salvador, sendo que, há séculos, as comunidades tradicionais afro-brasileiras se utilizam do local sagrado para celebração de rituais e práticas religiosas”. Exige a criação de um canal de comunicação mútua entre o Poder Público municipal, o Ministério Público, que sempre quer dar pitaco em tudo, e os representantes das comunidades tradicionais de matriz africana enquanto durar a consulta e a obra. A prefeitura tentando fazer seu dever de casa e o MP partindo da máxima “o povo que se exploda”. Já se comenta que, na defesa da classe médica, o Parquet irá se insurgir contra a mudança do nome da Avenida Adhemar de Barros para Milton Santos, porque não teria havido audiência pública. É cada uma!

Publicações relacionadas