O Carrasco - Medo das Verdadeiras Pesquisas | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - Medo das Verdadeiras Pesquisas

Os bastidores do poder passam por aqui

Publicado segunda-feira, 16 de maio de 2022 às 00:00 h | Atualizado em 16/05/2022, 09:03 | Autor: Da Redação

ASSUNTO DA SEMANA

Causou um verdadeiro susto no BCC - Bunker Central do Cleriston, os rumores que ACM Neto deveria comparecer imediatamente à Secretaria de Segurança Publica da Bahia. A sugestão veio depois que o senador Otto Alencar, no PGP em Macaúbas, afirmou que ACM Neto é um político sem identidade. “A carteira de identidade de Jerônimo é a carteira de identidade de Lula. E quem não tem carteira de identidade [Neto] não merece apresentar projeto de governo para governar um estado da dimensão da Bahia”. Considerando que ACM Neto não gosta dos serviços do SAC, ele estaria disposto a tirar sua identidade diretamente na SSP. 

MEDO DAS VERDADEIRAS PESQUISAS I

Existe grupo que faz política arrotando números, muitas vezes de institutos de pesquisas duvidosos. Outro, no entanto, faz levantamentos quinzenais e os guarda apenas para consumo interno, afinal de contas o intuito deve ser vencer as eleições e não alardear quem está bem ou quem está mal. Este Carrasco, sempre bem informado, fez contato com quem teve acesso a pesquisas realizadas já agora no início de maio, feitas por dois grupos que disputam o governo da Bahia. As colocações seriam convergentes nos dois levantamentos. De acordo com a legislação eleitoral nenhum veículo pode revelar números, mas compartilhar informações de bastidores sobre quem está em primeiro, segundo e terceiro não é vedado. Seguindo a mesma diretriz do último levantamento feito em meados de abril para consumo interno, Jeronimo Rodrigues assumiu a dianteira. Pouco atrás, na segunda colocação, viria ACM Neto, que teria registrado uma forte derretida, ao ponto de ter João Roma na sua cola, com diferença que ainda não induz empate técnico.

MEDO DAS VERDADEIRAS PESQUISAS II

Ainda segundo caciques que tiveram acesso à pesquisa de consumo interno encomendada pela coordenação da pré-campanha de Geraldo Júnior (MDB), a curva de descida que vem atingindo ACM Neto, considerando que o levantamento foi qualitativo, decorreria da falta de alinhamento com um candidato à presidência da república. Não fosse a credibilidade da informação de A TARDE, a própria tentativa do União Brasil em judicializar a pré-eleição, demonstra a intenção injustificada de estancar o crescimento da chapa governista a qualquer custo. Numa recentíssima ação, o UB choraminga ao TRE que Jeronimo e Geraldinho estão comparecendo aos eventos em que o governador Rui Costa assina ordens de serviços e convênios com centenas de prefeitos, o que somente se torna vedado depois de 02 de julho. O partido, como sempre, omite fatos: ACM Neto, que não exerce nenhum cargo ou função pública, também esteve presente nas principais inaugurações que a prefeitura mais gosta de fazer, as obras estruturantes tamanho P, que são as contenções de encostas e escadarias. Bateu ou não bateu o desespero?

FUGA DAS GALINHAS NO BCC

Por falar em BCC - Bunker Central do Cleriston, outra notícia descoberto por este Carrasco é que um dos principais encarregados da pré-campanha, ligado ao setor de entretenimento, estaria com medo de seguir na marcha. “Não vou ficar me arriscando no meio dessa guerra que tomou conta de uma campanha que nem sequer começou. Tô fora”, teria dito ao seu chefinho.

BICUDA NA CANELA

Pré-candidato ao governo do estado pelo PL, o deputado federal João Roma tem dado mostras de que pretende ultrapassar o segundo colocado e ir com força para a disputa de um eventual segundo turno na Bahia. Em alusão à desistência de Neto em 2018, quando largou a bomba no colo de Zé Ronaldo, o deputado disse que “quem corre de campanha não sou eu.  Precisamos de uma grande mudança no estado e minha pré-candidatura é a única capaz de realizá-la“. Tentando polarizar a disputa com o petista Jeronimo Rodrigues, Roma deu ainda um chute na canela de Neto: “Ninguém se engane. Outro dia, nas minhas andanças pelo interior, uma senhora expressou a sabedoria popular sobre o cenário das eleições baianas: 'João Roma é bolsonarista. Jerônimo é lulista. E ACM Neto é murista'".

GATUNO NA TUBA

Depois que veio à tona uma ação de improbidade administrativa acusando o ex-presidente da Câmara de Salvador, atual deputado estadual Alan Sanches, de malversação de recursos públicos destinados à publicidade institucional do Legislativo, a oposição passou a cantar uma música em homenagem a um certo gatuno:

“Todo domingo havia banda

No coreto do jardim

E já de longe a gente ouvia

A tuba do Serafim...

Porém um dia entrou um gato

Na tuba do Serafim

E o resultado

Dessa "melódia"

Foi que a tuba tocou assim:

Pum... pum... pum... (miau)

Pum pu ru rum pum pum... (miau)

Pum... pum... pum... (miau)

Pum pu ru rum pum pum...”

Vereadores mais belicosos preferem cantarolar “atirei o pau no gato té ó tó”, depois que o juiz decidir se bloqueia os ativos de Bob Pai.

PAPAGAIO DE PIRATA

Luciano Araujo, do Solidariedade, foi visto papagaiando no evento de lançamento de pré-candidatura de Fabrício Pancadinha e Alipinho da Doce Mel, em Itabuna. Mesmo destilando inveja e ciúmes com a preferência que ACM Neto nutre pela candidatura de Pancadinha, a estratégia de Luciano Lero Lero, como já foi apelidado, é bajular Neto e marcar-lhe no corpo a corpo para que este não desonre o apoio do prefeito de Conceicao do Coité, que teria sido apalavrado a Luciano. Acredita, coitado, que terá 15 mil votos na cidade. Se for traído mais uma vez, o ainda presidente do Solidariedade poderá pedir música no Fantástico. 

CAMPO MINADO

E por falar no evento político de Alipinho e Pancadinha em Itabuna, gente experiente que esteve por lá percebeu que a grande maioria dos presentes era para mostrar apoio apenas à dupla de candidatos a deputado federal e estadual. Metade do público era de gente conhecida em Itabuna e região, que todo mundo sabe que apoia a base do governador Rui Costa. 

OUVI-CORREGEDORIA

Tem dado o que falar nos corredores do Judiciário baiano um suposto movimento de transformar a Ouvidoria do Tribunal de Justiça da Bahia em um anexo da Corregedoria. Especula-se que o Ouvidor Geral seria uma espécie de filtro para a engrenagem de Sindicâncias e PADs. Ou seja: magistrados teriam que adotar o conhecido “beija mão” na Ouvidoria, para evitar que até representações descabidas sejam encaminhadas, via rota da perseguição, para a Corregedoria.  O Carrasco não crê muito nessa possibilidade, dada a seriedade da Corte, mas se isso for verdade, seria algo desumano.

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO I

Depois que o PGR, induzido a erro pelo Uniao Brasil, sugeriu que o STF delibere pela realização de uma nova eleição na Câmara de Salvador, os queridinhos Cláudio Cascatinha Tinoco e Bob Sanches Filho logo ensaiaram para se colocarem como nomes da base. Doce ilusão. O primeiro foi rifado porque é tido como um descontrolado e o segundo porque denúncias de corrupção atingiram seu pai, Alan Bob Sanches, que teria desviado uma baba de dinheiro público, segundo ação de improbidade proposta pelo MP-BA. A cúpula governista acha que vale para ele o ditado “tal pai tal filho”. O nome da base que a oposição aceitaria é o de Paulinho Magalhães, filho de deputado federal Paulo Magalhães, que é aliado de todas as horas do trio Rui, Wagner e Otto.

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO II

Em outra frente, vereadores da oposição já cuidaram de informar ao PGR Augusto Aras e ao relator do caso no STF, Ministro Nunes Marques, que o Regimento Interno da Câmara possui regra expressa para o caso de vacância ou impedimento de membro da Mesa Diretora e que a eleição da Mesa foi individualizada, dois fatores que foram omitidos dolosamente na ADPF do Uniao Brasil. O STF, ainda que não permita a reeleição de Geraldo Júnior, jamais poderá determinar novo pleito, devendo Carlos Muniz, eleito vice-presidente com 34 dos 39 vereadores presentes, assumir a chefia da Edilidade em 01/01/2023, até porque Geraldinho deverá renunciar ao mandato com sua provável eleição a vice-governador da Bahia. 

BOMBA DE ISAC

Uma bomba com efeito devastador na Saúde de Salvador pode ser detonada a qualquer momento. Informações que chegam a este Carrasco dão conta que foram buscar um tal de ISAC numa reunião em São Paulo. ISAC, um cidadão social sem fins lucrativos, do tipo OS, já carrega um dossiê todo lambuzado com histórico de passagem pelo MP, MPF e pela Polícia Federal. O que já se sabe, é que o forasteiro ISAC vem para a capital baiana com um padrinho de baixa estatura e tem planos de ficar de vez e abocanhar todas as UPAs. Mas, o que ele não imagina é que pode quebrar a cara a qualquer momento. O Carrasco até tentou contato pelo e-mail isac@*[email protected], mas parece que até o endereço eletrônico indicado por Isac é fake. 

MÚSICA NO FANTÁSTICO I

O ex-todo poderoso presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - Marcelo Nilo, nunca escondeu que sonhava ter uma vaga na chapa majoritária nas eleições baianas. Teve seu nome cogitado pelo grupo governista liderado por Wagner e Rui nas eleições de 2014 e 2018, e em ambas foi preterido. Em 2022, vendo que seu nome seria preterido novamente, migrou para o grupo carlista, o qual foi ferrenho rival e opositor com a promessa de uma vaga na chapa majoritária. Pelos últimos movimentos de ACM Neto, Nilo já percebeu que está alijado da vaga de vice-governador, que deverá ser ocupada por uma mulher.

MÚSICA NO FANTÁSTICO II

Nesta última semana foi aprovada no Congresso Nacional a PEC da bengala para aumento de idade (70 anos) para entrada de novos membros nos tribunais do país. Jogado para escanteio pelo grupo carlista, Nilo fez um movimento de reaproximação com o governo. Tentou costurar um acordo para ser nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas do Município e, em contrapartida, retornaria com seus três prefeitos para a campanha de Jerônimo. A proposta sequer foi levada a sério. Parece que o deputado, que será rejeitado pela TERCEIRA VEZ em chapas majoritárias das eleições na Bahia vai ter que se contentar em pedir música no Fantástico. O Carrasco sugere "Chore Por mim', de Leandro e Leonardo.

CESTAS "SUPERFATURADAS"

Os dois processos de compra de cestas básicas por parte da prefeitura de Maragogipe, na gestão do prefeito Valnicio Armede (PSD), não estão esquecidos. O primeiro, em março de 2021, quando o município adquiriu 2.500 cestas pelo valor unitário de R$ 153,96. Depois, em junho do mesmo ano, a mesma gestão comprou 390 kits de alimentos por R$ 273,00 cada. Uma variação de preços, entre uma compra e outra, que superou 77%. De pronto, alguns vereadores desconfiaram de uma possível fraude, com superfaturamento dos produtos alimentícios que envolveu o comércio de um empresário da cidade, o qual inclusive lida também com o ramo de funerária. Só não pode enterrar a ação popular que foi movida. Estamos de olho!

OUTRO FOCO

No Conde, litoral norte do Estado, a situação da saúde é precária. Tem posto de saúde que nem dispõe de água potável. Funcionários chegam a levar para consumo próprio e até oferecer aos pacientes. Recebemos denúncia que o consultório odontológico não funciona há um bom tempo. Sem falar na falta de médicos, materiais para um simples curativo e por aí vai. Pelo visto o prefeito Dudu Vieira (MDB) só está preocupado é com apoio para a campanha eleitoral de 2022.

NA CURIOSIDADE

Havia expectativa para a determinação de Rosa Weber ser cumprida e descobrirmos não só quem são os parlamentares que utilizaram verba das emendas do relator, mas também os valores que cada um usou. Ficamos na curiosidade com o deputado federal Cacá Leão (PP). Já imaginávamos que o novo pré-candidato ao Senado, alçado à vaga no lugar de João Leão, estaria na lista, haja vista que seu partido compõe aliança com Bolsonaro. Mas o filho do vice-governador e aliado de Neto, diferentemente dos seus correligionários, não teve exposta sua quantia no orçamento secreto. Por que será? 

SUPLÊNCIA NO SENADO

A  chapa da pré-candidatura de Otto Alencar (PSD) ao Senado ainda não tem confirmado o nome do suplente. Augusto Vasconcelos (PCdoB) é cotado. Como os comunistas não se encontram em nenhuma cabeça de chapa majoritária, tampouco com liderança governista na ALBA ou liderança de oposição na Câmara Municipal, é capaz de realmente a suplência ficar com Vasconcelos.

MAQUIAGEM

O governador Rui Costa precisa ir mais vezes a Macarani. Motivo? A prefeita do município, Selma Souto, mandou servidores darem um verdadeiro banho em praticamente toda a cidade. Há quem diga que objetivo, além de recepcionar o chefe do executivo estadual, seria dar uma boa impressão de cidade limpa. Um contraste com as denúncias que chegam a este Carrasco, de que o município, na verdade, está parecendo um verdadeiro lixão.

ENQUADRADA

O selo semanal do Carrasco vai hoje para a dita base do prefeito Bruno Reis (UB) na Câmara de Salvador. Apesar de fingir acreditar que possui trinta vereadores alinhados para QUALQUER empreitada, sabe-se que o alcaide contaria no máximo com vinte edis dispostos a qualquer loucura para assegurar duas dezenas de empregos que foram dados depois que o Thomé de Souza perdeu seu maior aliado na Presidência da Casa. Dentre os dez de sua lista de combate, estariam vereadores responsáveis e que são compromissados com o bem da cidade. Quatro deles, inclusive, já teriam dito ao chefe do Executivo que votam a favor dos projetos da prefeitura, mas não entregariam um cheque em branco para se questionar tudo perante a CMS. Esses 20 (vinte) irresponsáveis vereadores, sequer comparecem à Casa para instalar e finalizar as comissões temáticas ainda pendentes. O mais arruaceiro e traidor seria um ex-bancário, protótipo de evangélico, cujas peripécias já estão sendo avaliadas com lupa pelo alta cúpula de sua igreja. Quando tudo vier à tona, inclusive que ele tentou amealhar uns trocados num episódio na Paralela, o Bispo cortará suas asinhas.

Publicações relacionadas