O Carrasco - OAB x CRECI | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - OAB x CRECI

Os bastidores do poder passam por aqui

Publicado segunda-feira, 10 de abril de 2023 às 00:00 h | Autor: Da Redação
Os bastidores da política baiana passam por aqui
Os bastidores da política baiana passam por aqui -

OAB x CRECI

Quando o escândalo do maior golpe do mercado imobiliário baiano está para explodir, não é que se descobre que, além de passar a perna em parceiros e em compradores de apartamentos de luxo, o senil advogado, aquele que o Carrasco sempre achou que fosse santo, aparece dando birro em corretores de imóveis? A OAB está na iminência de ser acionada pelo CRECI. O caso Madoff de Salvador corre sério risco de envolver gente graúda e miúda.

ALOPRAÇÃO PRA TODO LADO

O time dos aloprados do MPF, feito por aqueles que dormem e acordam pensando em derrubar píeres e “localizar” territórios quilombolas onde nunca existiram, acaba de ganhar mais um integrante. Um defensor público da União recebeu lavagem cerebral e cismou que em Boipeba tem área de quilombo, mesmo depois de 11 anos de licenciamento pelos órgãos competentes. Haja camisa de força.

REPENSANDO A EMPRESA

A Rede Globo já vem se preparando para rever a forma de tratamento com as entidades e coletivos de defesa do meio ambiente e de comunidades tradicionais. Apesar de terem carta branca para usar e abusar da programação jornalistica da Globo, da rádio, do Globo News e do portal G1, a coisa vai mudar. Isso porque o todo poderoso José Roberto Marinho, já teria ordenado, segundo informações de bastidores, cortar as asas desses movimentos, depois que, injustamente, eles passaram a questionar o licenciamento feito pela SPU e pelo INEMA.

TÁ MERECENDO

A família Marinho está colhendo o que plantou. Ao invés de vedar o jornalismo irresponsável e pirotécnico, por vezes sem se preocupar com o que é verdade ou mentira, a empresa noticia por noticiar, sem um mínimo de análise técnica sobre o tema. Na semana passada a Globo deu carta branca para ataques à Câmara dos Deputados em virtude da aprovação da MP n. 1150/22, que trouxe pequenas alterações no Código Florestal e na Lei da Mata Atlântica, apenas para adequar essa legislação ao entendimento do Poder Judiciario sobre os diminutos temas ali ajustados. Depois do episódio em Boipeba, com uma inusitada suspensão administrativa da SPU, ou a Globo muda sua forma de dar notícia ou desiste, junto com Arminio Fraga, de investir no Brasil. Façam suas apostas: os empreendedores do mega projeto vão ceder aos arruaceiros ou vão continuar tentando acreditar no crescimento sustentável do país?

CORRA! A MAP VEM AÍ!

Os últimos acontecimentos têm revelado o risco de se ter o serviço do Grupo MAP. O despreparo da empresa vêm expondo os contratantes, que estão cada vez mais receosos sobre a entrega da terceirizada. Depois do segurança da MAP agredir um estudante, a pergunta que fica é: quem será a próxima vítima? Fontes revelam que depois do ocorrido, contratantes já pensam numa debandada e já iniciaram a revisão dos contratos. Nem os padrinhos políticos, que lá atrás comemoraram um contrato da MAP, irão conseguir ajudar. O governo não vai mais permitir judas baianos por aqui. Estes serão queimados! 

TEM 171 NA ÁREA

O Carrasco tomou conhecimento sobre um controverso morador da Mansão Wildberger, que fica no Corredor da Vitória, em Salvador. Por lá, o elemento anda praticando suas peripécias, achando ele que tem passado despercebido. Mas já sabemos que ele vive de aparências e que, de golpe em golpe, vai mantendo sua estadia por lá. Sem condições de pagar o condomínio, o "bom moço" está com os dias contados. Como já foi flagrado com a boca na botija, breve uma saída triunfal será registrada por lá. Aguardem! 

SUSHI NO PARLAMENTO

Um parlamentar nada decente vem, há algum tempo, cortejando uma senhora casada. Já foram muitas as tentativas de conquistá-la. Passeios de lancha, empregos, flores, presentes e muito mais. Sabemos que esta senhora já aceitou alguns convites, mas não sabemos se o fato foi consumado. Ambos casados e com baixa reputação, esse vem a ser o casamento perfeito da dama e o vagabundo. Esse sushi vai terminar estragando e alguém passando muito mal.

POLVO METROPOLITANO

Um empresário bem danadinho que atua no setor de iluminação pública, vem sendo chamado de o “Polvo da Região Metropolitana”. No município de Simões Filho, por exemplo, tem mergulhado nas águas da represa de Ipitanga e saído de lá com contratos de prédios públicos e obras. Esse rapaz simpático tem tido “LUX” própria em muitos lugares, mas tem também um padrinho forte que em breve revelaremos.

MENINA DOS OLHOS

É sempre bom lembrar: o novo secretário de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, Denilson Brito - apontado como homem de confiança do prefeito Colbert Martins (MDB), já teve o nome ligado à “Operação No Service”, da Polícia Federal, deflagrada em agosto do ano passado. O novo secretário passa agora a responder também enquanto gestor do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. É muita responsabilidade para o "pobre coitado". Estamos de olho!

INJUSTIFICÁVEL

Por mais que a Prefeitura de Ilhéus justifique a situação dos atrasos de salários na saúde, o descaso no segmento vem à tona quando médicos do SAMU, contratados em regime PJ, decidem parar o trabalho. Os próprios profissionais enviaram comunicado que estão desde janeiro sem receber salários. Os médicos efetivos até tentaram segurar a barra, como manda a lei, porém não foram suficientes para a escala diária do serviço.

SEGURANÇA PARA QUÊ?

O prefeito de Potiraguá, no sudoeste da Bahia, Jorge Cheles (PP), buscou um meio pra lá de estapafúrdio para chamar atenção. Item indispensável e obrigatório para motociclistas no Código de Trânsito Brasileiro, o capacete, que é bom ressaltar salva vidas!, pode ser proibido na cidade. Isso porque, uma medida do gestor quer proibir o uso do item nas ruas de Potiraguá sob a alegação de "facilitar a identificação dos motociclistas que circulam pela cidade". De acordo com o prefeito, a segurança não seria afetada pois o limite de velocidade nas ruas seria baixo. É cada coisa.

SESSÃO A JATO

A sessão ordinária da Câmara de Salvador da última terça-feira, 3, foi tão rápida, que deixou o vereador Dr. José Antônio (PTB) perdido no tempo. O encontro entre os edis soteropolitanos começou às 14h30 e terminou pouco depois das 15h. O petebista chegou no plenário às 15h20 e ficou assustado quando viu o espaço vazio e fez cara de “será que vim no dia certo?”, deixando o local logo em seguida.

PEGOU A BOQUINHA

De tanto chorar e se lamentar por aí, Marcelo Nilo finalmente conseguiu um lenço para enxugar as lágrimas. É uma vaga no TCM? Não é. A vice de uma chapa? Piorou. Sua cadeira, outrora cativa, na Alba? Já foi. Mas com R$ 24 mil por mês, qualquer carguinho já faz abrir um sorriso...

NA MIRA DO CARF

Traquina do jeito que é, a Ambev não escapou dessa vez. A Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) manteve duas autuações fiscais recebidas pela Ambev sobre valores de ágio gerados na aquisição da cerveja Quilmes, em 2006. Chega a este Carrasco a informação que as atuações bilionárias já estão mexendo na estrutura da empresa e que os goles dessa ação já estão respingando nas representantes da Bahia. Muita água vai rolar! 

AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA

Uma coisa é certa: enquanto a Braskem não pagar pela contaminação que causou ao meio ambiente e pela tragédia que assolou as famílias de Maceió, nada de venda ou de mais lucro. Na mira de Renan Calheiros e sob os olhos dos MPs e da população, a empresa passa, enfim, a ter que se responsabilizar pelo que fez, com a venda ameaçada. Se a Braskem achou que iria sair ilesa e que poderia seguir em frente, se enganou. As pessoas afetadas ainda sofrem por terem perdido suas casas e suas vidas nunca mais foram as mesmas. Já era Braskem! Já passou da hora de assumir seu B.O.

SMARTCIDADENEWS

O Inema, ao que parece, embargou um controvertido empreendimento imobiliário em Mussurunga. Lançado para ter mais de 4 mil apartamentos sem um adequado estudo de impacto de vizinhança, a supressão de vegetação estava sendo feita sem o necessário afugentamento de fauna. Cercada de vários entraves ambientais e administrativos na matrícula e na poligonal do empreendimento, certo mesmo é o afugentamento de clientes da MRV. Os que pagaram já se preparam para pedir o dinheiro de volta. Só desajuizado para se meter num pepino desse. Se os endinheirados de Ondina estão tendo problemas com a Moura Dubeaux, imagina o que vai ser da classe C que pretende comprar apartamento da MRV em Mussurunga. Pelo visto, quem comprou “Sete Sóis” não vai ter um Sol sequer.

VIRAFOLHA

A dama da sociedade cultural surtou de vez. Deu de maluca. A PombaGira tá solta e quer intimidar pessoas. Sempre se preocupou com dinheiro. Aff…

ENQUADRADA

O selo semanal vai para….! Quando o Carrasco ia botar a boca no trombone, o coelhinho da Páscoa passou correndo e sensibilizou tudo. Semana Santa é isso. É tempo de paz no coração. Deixaremos a notícia bombástica e a mordaça que queriam impor ao Carrasco para a próxima semana.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS