Autonomia e sustentabilidade
Autonomia de nossa sociedade é indelegável e sua sustentabilidade é fruto de nosso comportamento cotidiano f
Um navio que mude seu rumo em 1° (um grau) após percorrer 60 milhas estará 1 milha (1,85 km) afastado de sua rota original. O efeito de uma mudança de direcionamento tão pequena pode nos levar a um destino totalmente distante de onde planejávamos chegar ao longo de um tempo, seja navegando ou em nossas vidas. Por essa razão, quando passamos por uma transição de governo tão oposta entre si como a que estamos vivenciando no Brasil atualmente, surge a pergunta: para onde vamos?
Nesse contexto aparecem as incertezas, ainda que latentes, sobre o futuro seja no campo físico ou no psicológico, causando reações estranhas em pessoas conhecidas, às vezes até em família. Transita da negação sistemática do que pode vir a acontecer de bom, passando pela raiva, pelo medo e o mais contundente, o distanciamento de uma realidade nua e crua, na qual o ditame é: nosso rumo depende de nós.
Cabe a cada indivíduo, desde que nasce, aprender a viver no ambiente que o cerca, seja nascido em berço de ouro ou num povoado humilde de algum recanto do Brasil. O nosso destino é traçado pelas nossas decisões do rumo que vamos tomar, analisando as condições do nosso entorno.
Nossa autonomia é indelegável! Não há perda maior do que quando ela se extingue. A sustentabilidade de nossa existência, analisando do ponto de vista pessoal, é fruto de nosso comportamento frente ao nosso cotidiano. Se ampliamos esse conceito para a sociedade em que vivemos, seja ela no núcleo regional, nacional ou mundial, a lógica não se altera. A autonomia de nossa sociedade é indelegável e sua sustentabilidade é fruto de nosso comportamento cotidiano.
Em Nova York – EUA, na sede das Nações Unidas, final de setembro/2015, chefes de Estado e de Governo e altos representantes dos países membros reunidos, lançaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que a partir de janeiro de 2016 tornou-se um compromisso para implementação até 2030. São 17 alvos abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável.
Estamos fazendo uma pequena contribuição para o objetivo 7 – Energia acessível e limpa, o qual concentra nosso conhecimento e experiência para contribuir. Cada indivíduo pode encontrar ao menos um objetivo para chamar de seu e com essa iniciativa, podemos mudar ao menos 1° (um grau) em nosso rumo. Isso é muito importante para nós, para nossa família e para nossa sociedade, no momento atual. O Planeta TERRA lhe agradecerá com certeza!
*Engenheiro eletricista, especialista em Gestão e Comercialização de Energia Elétrica