Petiscos naturais são a melhor opção para entreter os animais | A TARDE
Atarde > Colunistas > Papo Pet

Petiscos naturais são a melhor opção para entreter os animais

Traqueias, orelhas suínas e cascos de boi são itens recomendados por nutrólogos e comportamentalistas

Publicado domingo, 27 de agosto de 2023 às 06:04 h | Autor: HIlcélia Falcão
A empresária Ana Paula só oferece aos cães Nutella e Twix  mordedores naturais
A empresária Ana Paula só oferece aos cães Nutella e Twix mordedores naturais -

Que tal oferecer ao seu cão de estimação traqueias, pés de galinha, orelhas suínas e cascos de boi? Não gostou da ideia? Talvez você não saiba, mas estes são itens que irão proporcionar ao seu animal a oportunidade de morder, roer, lamber e farejar, comportamentos naturais da espécie canina. E, acredite, fazer isto traz benefícios que a maior parte das pessoas nem supõe, especialmente se forem usados produtos naturais. 

Muitos tutores acabam recorrendo, por exemplo, a mordedores industrializados que muitas vezes expõem o bicho a riscos. Isto porque a maior parte ignora que a maneira mais saudável de proporcionar ao animal estas atividades é utilizar itens comestíveis que sejam benéficos à saúde dos bichinhos.

“A vantagem é a de utilizar um produto sem química ou conservantes, de poder proporcionar a um carnívoro coisas que ele teria na natureza, e até ingerir um pouco desses alimentos que ele comumente não tem acesso”, explica a veterinária Andrea Bispo, 39 anos. Ela orienta os tutores a observarem os rótulos dos produtos alimentares antes de adquirir. “Se tem muito nome estranho que você não consegue identificar, já evita. Normalmente, petiscos seguros tem poucos ingredientes e você consegue identificar tudo lendo o rótulo”, afirma.

Aditivos tóxicos

Segundo o médico veterinário comportamentalista Rafael Ramos, 37 anos, algumas marcas de alimentos para cães podem conter ingredientes ou aditivos tóxicos. “Alimentos secos ou processados podem não fornecer a mesma limpeza dental”, afirma. Além disto, o aspecto comportamental é sempre contemplado quando a melhor escolha é feita pelo tutor. A questão é que as ferramentas utilizadas para proporcionar ao animal estas atividades nem sempre são saudáveis para os animais. É por isto que mordedores e petiscos naturais são a melhor alternativa para assegurar momentos de relaxamento e bem estar animal.

Animais que sofrem com estresse estão entre os maiores beneficiados. “Para um cão, engajar numa atividade de roer é o mesmo que acontece quando a gente engaja num filme ou numa série que gostamos muito”, compara a psicóloga e educadora canina da Dogfell, Milena Matias que recorre aos mordedores e petiscos naturais tanto para a sua cachorrinha Maya quando para os seus alunos. Para ela, o uso de traqueias, orelhas e cascos deveria ser obrigatório no dia a dia de qualquer cão doméstico. “Alimentos naturais tem texturas e odores diferentes, o que por si só é muito rico”, explica. Um dos principais benefícios é o fato de snacks naturais serem eficientes para proporcionar relaxamento ao animal sem o risco de intoxicação.

Marca baiana

Foi pensando em melhorar o bem estar dos seus animais que a empresária Ana Paula Canavarro Rodrigues, 34 anos, passou a oferecer aos seus cães os mordedores naturais. Há 4 anos, ela aboliu a alimentação industrializada do cardápio alimentar dos seus dois Border collies Nutella e Twix, de 4 e 7 anos. “Petisco à base de carnes é o que faz mais sucesso aqui em casa”, conta Ana Paula, que tem nos itens da marca Good Lovin Snacks seus produtos prediletos e seus animais se tornaram embaixadores da marca.

Criada pelo empresário Narcizo Pereira Neto, 34 anos, a Good Lovin oferece produtos diferenciados, 100% naturais, que já são vendidos em petshops de várias partes do país.

Atualmente, são 40 itens, entre mordedores, sticks, snacks e ossos. O principal diferencial da marca é a não lavagem com produtos químicos. “Oferecemos produtos em larga escala, gourmetizados, sem nenhum aditivo químico”, explica o empresário, que é biólogo.

A matéria-prima é comprada de abatedouros legalizados, com abates humanizados, outra preocupação da Good Lovin, presente em 1500 pontos de venda. A expectativa é ampliar para mais mil pontos nos próximos meses. Os produtos são encontrados na maior parte dos pet shops. Atualmente, a fábrica, que funciona em Salvador, no bairro de Amaralina, emprega 25 pessoas. 

Aprenda a escolher o petisco

De que forma os alimentos naturais podem contribuir para o bem estar animal?

Da mesma forma que alimentos naturais influenciam na nossa saúde. O alimento industrializado é super prático, mas não supera a qualidade de ofertar comida fresca ao animal de estimação.  

Que riscos o tutor corre ao optar por produtos industrializados e não naturais?

O risco de não saber o que está oferecendo. Tem tantos nomes diferentes ali, e não é possível identificar. É muito mais saudável e mais seguro saber o que está oferecendo. 

Como identificar se o petisco e seguro para meu animal?

Normalmente os petiscos seguros tem poucos ingredientes e você consegue identificar tudo apenas lendo o rótulo.  

Publicações relacionadas