Pets adultos ou idosos são boa alternativa de adoção | A TARDE
Atarde > Colunistas > Papo Pet

Pets adultos ou idosos são boa alternativa de adoção

Feira de pets especiais chama atenção para animais mais velhos que costumam ser deixados de lado na hora da

Publicado segunda-feira, 23 de maio de 2022 às 11:39 h | Atualizado em 23/05/2022, 11:49 | Autor: HIlcélia Falcão
Animais idosos e/ou deficientes assam a vida inteira em abrigos a procura de um lar
Animais idosos e/ou deficientes assam a vida inteira em abrigos a procura de um lar -

Se para humanos órfãos é difícil encontrar um lar quando não são mais bebês, imagina o que ocorre com animais de estimação idosos ou deficientes.  Ficam anos nos abrigos à espera de quem os aceite ou passam a vida inteira sem uma família, um lar. Tem sido assim com Cristal, Pintada, Clara, Pepe e Moises, escolhidos para uma ação especial de incentivo à adoção de animais idosos do Abrigo Animais Aumigos, no dia 25. 

Saudáveis e ativos, eles  são o retrato de um drama de quem milita na causa animal. “Esses animais existem, compõem estatísticas e demandam atenção, mas são deixados de lado”, diz a médica veterinária Gabriela Brito Lima, 49 anos, sócia da Planeta Animal e parceira na iniciativa. Quem adotar um dos bichinhos mencionados no início da matéria terá uma consulta inicial gratuita com Gabriela, ela mesma entusiasta da adoção. Atualmente, ela tem sob sua tutela 9 animais, a maior parte adotada em circunstâncias que os livraram do abandono iminente. Não é à toa que ela apoia a iniciativa em parceria com a rede pet center Agromix. 

A Feira de Adoção Pets Especiais - Amor sem Limites ocorrerá na Nova Lapa e será dedicada a animais idosos e/ou com algum tipo de deficiência. A ideia é chamar a atenção do público para a causa dos pets idosos ou que possuem algum nível de deficiência. “As pessoas precisam entender que os animais não são mercadoria, tem que ter a certeza do que querem quando vem adotar”, afirma a co-fundadora do Animais Aumigos, Gilce Santana dos Santos, 60 anos. No espaço, hoje existem 330 cães e gatos para adoção.

Idosinho

A ideia da iniciativa é ajudar os animais a encontrarem pessoas como a médica mineira  Adriana Ferreira Moraes, 59 anos, que recentemente recorreu ao Animais Aumigos para adotar um animal idoso. “Sempre quis acolher um idosinho e, depois que perdi o Théo, decidi fazer isso”, conta Adriana, que há 4 anos adotou um animal do abrigo mas ele faleceu de câncer. A doença foi descoberta a 10 dias da concretização da adoção, mas, mesmo assim, ela preferiu levá-lo e cuidar dele até o último dia.  Ele foi adotado junto com a irmã, Tita, que vive com Adriana, outros três cães e uma gata. 

Recentemente, a médica adotou Apolo, um poodle de 12 anos do mesmo abrigo, cego, a quem ela dedica boa parte do seu tempo. No espaço onde Theo teve todo o carinho e cuidados especiais para tratar do câncer, vivem também Belinha (8 anos), Lupy (2 anos) e a gatinha Kity (1 ano). O mais curioso é que Adriana mora em Belo Horizonte e adotou o primeiro bichinho do Animais Aumigos em uma viagem de passeio a Salvador. 

Garfield

A professora Ane Rose dos Santos, 43 anos, também é do time dos apaixonados pelos animais. Quando decidiu ter um bichinho em casa não pensou duas vezes: foi ao abrigo para dar a chance a um animalzinho de qualquer idade de ter um lar. E foi assim que encontrou Régis, um gato com deficiência visual. Extremamente dócil, ele foi adotado já adulto e faz a alegria da casa. “ A gente se encantou com ele, ele parece o Garfield”, conta Ane, que tem um filho adulto e uma garotinha de 9 anos. Foi para atender a um desejo da menina que ela foi ao abrigo e encontrou Régis, um adorável gatinho que mudou a rotina da família.

  • Pepe, que possui 15 anos, vive há sete anos no abrigo. Foi resgatado no ponto de moto táxi em São Caetano.
    Pepe, que possui 15 anos, vive há sete anos no abrigo. Foi resgatado no ponto de moto táxi em São Caetano. |
  • Clara tem 12 anos, catarata, resgatada na Pituba, já vive no abrigo há dez anos. Nunca teve uma família
    Clara tem 12 anos, catarata, resgatada na Pituba, já vive no abrigo há dez anos. Nunca teve uma família |
  • Cristal tem aproximadamente dez anos, enucleada (um olho), resgatada em São Francisco do Conde. Tem cinco anos no abrigo
    Cristal tem aproximadamente dez anos, enucleada (um olho), resgatada em São Francisco do Conde. Tem cinco anos no abrigo |
  • Pintada tem aproximadamente 11 anos, enucleada (um olho), vive há três anos no abrigo, possui poliartritie e anda com dificuldade
    Pintada tem aproximadamente 11 anos, enucleada (um olho), vive há três anos no abrigo, possui poliartritie e anda com dificuldade |
  • Nina tem 12 anos, idosa, saudável, gordinha e muito meiga.
    Nina tem 12 anos, idosa, saudável, gordinha e muito meiga. |
  • Moisés tem dez anos, possui perna amputada por causa de atropelo de ônibus; Vive há sete anos no abrigo
    Moisés tem dez anos, possui perna amputada por causa de atropelo de ônibus; Vive há sete anos no abrigo |
 

Adote um Amigo

SÃO FRANCISCO DE ASSIS (ABPA-BA)

Fundada em 1949, a Associação Brasileira Protetora dos Animais – Seção Bahia (ABPA-BA), que mantém o Abrigo São Francisco de Assis, foi fundada em 1949. A instituição é mantida por doações. Na pandemia, as adoções estão sendo feitas em duas etapas: primeira entrevista online e, após aprovação, entrevista presencial. As feiras de adoção acontecem aos domingo, das 9h às 13h, na Praça Ana Lúcia Magalhães (final de linha da Pituba).

Para maiores informações entrem em contato pelo direct do @abpabahia ou pelo e-mail [email protected]. Todas as informações da Associação Brasileira Protetora dos Animais – Seção Bahia (ABPA-BA) são fornecidas exclusivamente no site https://www.abpabahia.org.br/adotar/ e nas redes sociais.

DOCE LAR - CIA-Aeroporto

Fundada em 2001 por Constança Costa, a Doce Lar tem como objetivo ser moradia digna e agradável para animais abandonados ou vítimas de maus-tratos em Salvador. Na página no Instagram (@docelar10), há animais para adoção.

Telefone: (71) 99928-2889/99955-9581

E-mail: [email protected]

ANIMAIS AUMIGOS

Maiores informações na página da instituição @abrigoanimaisaumigos e através dos contatos oficiais.

Telefone: (71) 4104-0116

E-mail: [email protected]

Publicações relacionadas