Ter um jabuti exige autorização legal dos órgãos ambientais | A TARDE
Atarde > Colunistas > Papo Pet

Ter um jabuti exige autorização legal dos órgãos ambientais

Espécies silvestres estão presentes em muitas casas brasileiras como animais de estimação

Publicado domingo, 31 de julho de 2022 às 06:00 h | Autor: HIlcélia Falcão
Compra em feiras é ilegal, intensifica o tráfico e é passível de multa e prisão
Compra em feiras é ilegal, intensifica o tráfico e é passível de multa e prisão -

Sabe aquela “tartaruguinha” bonitinha que você ganhou quando era criança e achou que ia ser seu bichinho de estimação? Sinto informar, mas não é tartaruga nem pet. É um jabuti, animal silvestre que pode viver até 80 anos. E mais: a compra em feiras é ilegal e estimula o tráfico de animais silvestres. Então, a dica é nunca adquiri-los desta forma.  Mas se por acaso ele chegou até você (sem origem conhecida) e já vive na sua casa, o recomendado é buscar a legalização e um médico veterinário especialista para cuidar dele da melhor forma.

O problema é que se o bichinho foi retirado do meio ambiente de maneira ilícita, não há como legalizá-lo e ele pode ser apreendido. O recomendado então é, antes de adquiri-lo, buscar os órgãos ambientais. A criação do réptil não é proibida desde que obtido em um criadouro legalizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “De acordo com o Ibama, nenhum réptil se enquadra na lista de animais de estimação”, explica a médica veterinária Renata del Bianco, especialista em animais silvestres.

Responsabilidade

Existem muitas casas brasileiras que possuem jabutis adultos, que se reproduzem e os responsáveis doam para adoção. Neste caso, ao acolhê-los, o cuidado e a responsabilidade devem ser os mesmos que qualquer pessoa precisa ter  ao decidir fazer parte de uma família multiespécie. “Tenho um jabuti, o Michelangelo, ele é o filho que restou da minha antiga relação; ele reconhece minha voz e adora carinho na cabeça”, conta o pesquisador em cultura de tecidos Wellington Soares, 32 anos, que ganhou Michelangelo de uma amiga. 

Para cuidar melhor, ele recorreu a um veterinário e recebeu orientações sobre o manejo. A alimentação e o local de habitação são aspectos com os quais ele tem atenção. “A alimentação vario entre folhas, frutas e ração rica em proteína”, explica Soares, que montou um terrário para o jabuti. Para o tutor, o tráfico de animais é uma triste realidade que deve ser combatida com a aquisição dos bichinhos só por meios legais. 

 Segundo a veterinária Renata del Bianco, o animal pode ser criado solto no jardim ou num terrário. Como é ectotérmico,  precisa do sol para regularizar a temperatura. Eles não necessitam de vacina, mas podem transmitir zoonoses se não forem bem cuidados. “O tutor deve estar ciente que ele precisa ter tempo, conhecer a espécie e condições financeiras de dar assistência ao animal”, explica a veterinária.

Na Bahia, existe pelo menos um criadouro autorizado pelo Ibama para criar e comercializar a espécie, o Jabuticon, na cidade de Manoel Vitorino. No momento,  a empresa informa, no site, que não há animais disponíveis para comercialização. Todos os animais a  serem comercializados  vivos devem ter sistema de marcação  aprovado pelo  Ibama e a  venda deverá  ser acompanhada  da nota fiscal fornecida pelo  comerciante.

Os comerciantes poderão  fornecer ao comprador um Certificado  de Origem do Animal. Segundo a Jabuticon, a pessoa física ou jurídica que intencione comprar animais da fauna silvestre brasileira, em lojas ou criadouros comerciais, com o objetivo de manter os animais como bichos de estimação, não necessitará de registro junto ao Ibama.

A Rede de Mobilização pela Causa Animal (Remca) não vê com bons olhos a domestição pois avalia que ela favorece o tráfico de animais. É que, até mesmo empresas com autorização, nem sempre seguem as regras previstas pelo Ibama. Em junho do ano passado, o órgão apreendeu, em são Paulo, mil jabutis que tiveram origem em Salvador e seriam enviados à China, onde cada um vale até US$ 100. As cargas estavam em desacordo com a autorização emitida pelo Ibama.

Publicações relacionadas