Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > RONALDO JACOBINA
COLUNA

Ronaldo Jacobina

Por Ronaldo Jacobina

ACERVO DA COLUNA
Publicado Sunday, 05 de February de 2017 às 19:09 h | Autor: Ronaldo Jacobina

Chef do Pereira deixa a Bahia para atuar na África

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Matheus Valverde decidiu deixar as cozinhas da rede de restaurantes Pereira, para trabalhar em uma empresa de catering, em Gana, na África. Esta, aliás, não é a primeira vez que o chef baiano formado pela Cordon Bleu australiana troca a rede baiana por uma experiência num outro país. Há cerca de cinco anos ele deixou a mesma rede Pereira e foi trabalhar no Haiti. “São experiências ricas que a gente não pode dispensar”, diz o baiano que, a princípio, passará seis meses no continente africano. “Minha ideia é depois de cumprido o contrato, viajar por outros países da África descobrindo ingredientes e as influências que este continente tem na gastronomia baiana. De lá, Valverde planeja viajar para outros continentes até decidir se aceita ou não, um convite para atuar em Dubai.

Espetáculo baiano circula pelo Brasil

O diretor carioca Djalma Thrüler, radicado na Bahia, não dá trégua a sua premiada companhia de teatro Ateliê Voador. Atualmente, três espetáculos da trupe estão em cartaz no Museu de Arte da Bahia: Uma Mulher Impossível, O Outro Lado de Todas as Coisas e Três Cigarros e a Última Lasanha. Mas é o Diário de Genet, estrelado por Duda Woyda e Rafael Medrado, a montagem do grupo que mais circulou por festivais de teatro. Nos próximos dias 15 e 16, a peça irá para o Festival Internacional de Teatro de Campinas.

História de poder

A história familiar do grupo pernambucano Cornélio Brennand, que este ano comemora 100 anos, foi escrita por Ignácio de Loyola Brandão, mas não irá às livrarias. A obra será distribuída gratuitamente. O grupo entrou recentemente no mercado local com o bairro planejado Reserva Camassarys, em Camaçari, pelo seu braço imobiliário, o Iron House.

Embaixo da lona

O grupo paraense Projeto Vertigem aporta na Bahia para apresentações sábado e domingo próximos, às 17h30, no Circo Picolino. Depois, a trupe segue para o Festival Internacional de Circo, no Vale do Capão.

Lambretinha

Os assaltantes descobriram um novo alvo, os adeptos da corrida que costumam praticar o esporte de manhã cedinho. E não importa se estão sozinhos ou em grupo. De olho no frequencímetro – aparelho que mede a frequência cardíaca – eles avançam. Nas últimas semanas os meliantes agiram no Loteamento Aquárius e no Caminho das Árvores.

Folia fora do Quadrado

Um dos principais patrocinadores do Carnaval deste ano, a Skol, que criou o slogan Redondo é sair do seu quadrado, escolheu o horário do pôr do sol, na quinta-feira, e a praça do Forte de Santa Maria, na Barra, para anunciar suas ações para a folia. Felipe Bratfisch e Ricardo Leite (foto), estarão à frente do evento.

Disputa entre os botecos

A próxima edição do Comida de Boteco acontecerá entre os dias 14 de abril e 14 de maio e tem os cereais como ingredientes obrigatórios nos pratos que cada um dos botecos participantes prepararão para concorrer ao melhor de cada uma das 20 cidades onde o evento acontece simultaneamente. Salvador, que participa desta disputa há dez anos, terá 34 bares e botecos participando do concurso que elegerá o melhor da capital baiana. Depois será a vez dos vencedores de todas as cidades elegerem o melhor boteco do Brasil.

Dendê na rede

Matheus Boa Sorte emplacou seu programa, o Dendê na Mochila, que vai ar aos sábados pela TV Aratu, com produção 100% baiana, em rede nacional. A atração entra na madrugada no Jornal do SBT.

Boa notícia

O governo baiano anunciou que vai recuperar várias escolas públicas. O investimento, segundo o governo, é de R$ 90 milhões que serão investidos na área de engenharia e serviços, para a recuperação e manutenção de prédios escolares. Concursos públicos para professores da educação básica e da educação profissional também estão previstos. Espera-se que esta medida ajude a melhorar a qualidade do ensino público.

“Uma viagem de férias à Bahia deveria ser paga pelos planos de saúde. Eu fui e fiquei ótimo” - Nizan Guanaes, publicitário baiano, sócio e co-fundador do Grupo ABC de Comunicação

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco