Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 05 de novembro de 2025 às 1:42 h | Autor:

100 anos de Mãe Stella na Academia de Letras

Coluna Tempo Presente desta quarta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem 100 anos de Mãe Stella na Academia de Letras
-

No mês de comemorações da luta desenvolvida por Zumbi de Palmares, a Academia de Letras da Bahia promoverá, próximo dia 14, na sede em Nazaré, a programação Novembro Negro ALB, com o tema Ofá: diálogos profundos, em homenagem aos 100 anos de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi, escritora e “imortal”.

As atividades consistem em rodas de conversa, apresentações artísticas e exibição de filme, contando com a participação de intelectuais e ativistas relacionados ao tema da redução das desigualdades raciais.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Estão confirmadas a escritora e atriz Rita Santana; a educadora Lindinalva Barbosa, representando o Terreiro do Cobre; a pesquisadora Meg Heloise; e Wesley Correia, do Instituto Federal da Bahia e Academia de Cruz das Almas.

Segundo o professor Wesley Correia, o ofá é o símbolo de Oxóssi (arco e flecha); de acordo com pesquisa herdada de Pierre Verger, com o ofá o orixá derrubou, em uma só tentativa, uma ave gigante e ameaçadora.

O grupo de arte popular A Pombagem vai realizar um sarau lítero-musical, enquanto caberá a Adriano Azevedo, sobrinho de Mãe Stella, receber uma placa em reverência à memória da ialorixá, falecida em 2018.

“A Academia de Letras da Bahia exerce o direito e o dever de exaltar o Novembro Negro como parte de nossas culturas e imaginários mais profundos”, afirmou o presidente da instituição, Aleilton Fonseca.

Segundo o presidente, trata-se do “espaço das vozes, dos gestos e do pensamento de escritores, poetas, artistas, o povo preto da Bahia, guardião de nossas ancestralidades".

A programação prevê, também, a participação do Cineclube ALB, anunciando como atrativo Café com Canela, da Rosza Filmes, com Ary Rosa e Glenda Nicácio.

Desconto no Refis IPVA

Contribuintes com débitos de IPVA gerados até 31 de dezembro de 2024 podem obter até 95% de desconto em multas e acréscimos por meio do Refis IPVA, programa da Secretaria da Fazenda da Bahia. O abatimento não incide sobre o valor principal do imposto, apenas sobre encargos de mora e multas. A adesão pode ser feita até 28 de novembro e vale para débitos inscritos – ou não – em dívida ativa, inclusive os ajuizados. O pagamento à vista garante o desconto máximo. O acesso é feito pelo site da Sefaz (www.sefaz.ba.gov.br), no banner “Refis IPVA Bahia”, onde há simulador para cálculo exato do débito.

POUCAS & BOAS

O Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (Icob) realiza, hoje, uma Assembleia Geral Ordinária, no Auditório do CDL, em Barreiras. A segunda, e última, convocação acontece às 19h30, antes do início dos debates de temas como a filiação de novos sócios efetivos. Evento prevê relatos das atividades realizadas, prestação de contas e a aprovação do balanço financeiro. Também a eleição e posse dos membros do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo vão movimentar o encontro.

A Defesa Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães reuniu, ontem, secretários e representantes de instituições públicas para tratar do período de chuvas que está começando na região. Um Plano de Ação foi debatido, para estabelecer um conjunto de procedimentos voltados à proteção, visando minimizar danos e prejuízos resultantes dos eventos climatológicos típicos deste período do ano. Vale lembrar que na última segunda-feira a ventania derrubou parte do telhado do campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) na cidade.

Em Bom Jesus da Lapa acontece, até sexta-feira, uma série de audiências do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) com proprietários rurais da região. A meta é a assinatura de acordos que devem garantir uma recuperação estimada de mais de 25 mil hectares de áreas degradadas. Denominado de Terra Prometida, o projeto prevê, além da restauração das áreas, também a compensação ambiental. A ação deve resultar, ainda, na criação de, pelo menos, 12,5 mil hectares de áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco