Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Com Luiz Fernando Lima

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 13 de novembro de 2015 às 10:37 h • Atualizada em 21/01/2021 às 0:00 | Autor:

2016, um novo modelo de campanha eleitoral

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Dizem os políticos mais experientes que 2016 será uma campanha a pão e água. Ou então vitaminada pelo caixa-dois, como diz ACM Neto, já que empresas estarão proibidas de doar. Nesta quinta-feira, 12, o STF decidiu derrubar a regra da minirreforma eleitoral aprovada este ano que impedia identificar os doadores das campanhas de cada candidato. Os ministros entenderam que a norma contraria a transparência na disputa, compromete a fiscalização das contas e dificulta a escolha de candidatos pelo eleitor.

Em síntese, doação só será possível de pessoas físicas, feita às claras.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A situação é totalmente nova. Na tradição eleitoral brasileira, o povo está habituado a tomar dinheiro dos políticos e não dar. Vai dar certo? Sabe-se lá, mas, com certeza, o barulho será grande. Vão chover denúncias.

Regra na ética

Depois de receber a quarta representação contra deputados federais (até o final de outubro não havia nenhuma), o presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSD), diz que vai fazer um projeto de lei para alterar os passos iniciais das representações no colegiado.

Ele quer criar uma comissão com três titulares do conselho que analisará se a representação tem ou não consistência.

No caso de Cunha, tem. José acha que a situação dele é muito difícil.

Lula de volta

Lula já tem data certa para nova visita a Salvador. É na próxima sexta, o Dia da Consciência Negra, evento do qual ele já participou em 2009, ainda presidente da República, quando veio acompanhado do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

A agenda de Lula ainda não está definida, mas ele participará do ato na Liberdade ou da caminhada no Campo Grande.

De pai para filho

O deputado estadual Alan Sanches está oficialmente fora do PSD.

O TRE o liberou, após ser 'expulso' do partido, a procurar nova casa. O destino provável é o DEM. O filho, Duda Sanches, vereador em Salvador, seguiu o pai.

"É natural que eventos negativos dominem as manchetes, mas o futuro é forjado pelas perspectivas de longo prazo. Há poucos lugares no mundo para ser tão otimista como no Brasil"

Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, nesta quinta-feira, 12, em Brasília no 10º Encontro Nacional da Indústria


Reub na Embasa

Reub Celestino foi nomeado assessor especial da Embasa nesta semana, mas ficará pouco tempo na função. Ele só espera o diretor financeiro e comercial Dilemar Matos se aposentar, o que deve acontecer entre dezembro e janeiro, para assumir o lugar.

Reub tem as bênçãos do próprio Rui Costa.

Na Ebal - Nos primeiros tempos do governo Jaques Wagner, Reub Celestino ocupou a presidência da Ebal. Tentou de tudo para fazer da rede da Cesta do Povo, agora em vias de ser entregue à iniciativa privada, uma rede de supermercados comum. Não conseguiu frear o empreguismo político.

Largada dada

Foi dada a largada para a instalação de uma Faculdade de Medicina nas Obras Sociais de Irmã Dulce. Nesta quinta-feira, 12, na cidade do Porto, em Portugal, Maria Rita Lopes Pontes assinou o convênio de cooperação entre a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Presentes, o secretário Fábio Vilas-Boas (Saúde), a diretor da FMUP, Maria Amélia Ferreira, e o ministro da Seguridade de Portugal, Agostinho Branquinho.

Galdino e Sobreira

Galdino Leite, que teve quatro mandatos de deputado estadual entre 1979 e 1995, e Raimundo Sobreira, com três mandatos de 1983 a 1995, embora tenham deixado de disputar eleições há 20 anos, continuam ativos na política, atuando em campos distintos.

Veja os movimentos dos dois:

Galdino - Sempre foi bem votado em Salvador e até se alia aos velhos amigos. E mora em Lauro de Freitas. Sem partido, está sendo cortejado por algumas siglas.

Sobreira - Na oposição, vasculha os quatro cantos do noroeste baiano:

- Em 2016 ACM Neto vai ter que se virar para fazer a campanha dele em Salvador e algumas no interior.

Lei seca

O coronel Adelmário Xavier, do Comando Regional Leste, da PM, em Feira de Santana, já avisou: a partir da próxima semana não tem dia nem hora para a volta das blitzes da lei seca em toda a cidade.

Alguns aplaudem, mas donos de bares e restaurantes feirenses botam as barbas de molho. Da última vez que a lei seca foi implementada, tiveram prejuízo grande.

Em miúdos, tem muita gente por lá que bebe e dirige. Agora...

POUCAS & BOAS

Dez bandidos levaram o terror a Caetité na madrugada desta quinta-feira, 12. Tentaram arrombar o Banco do Brasil e saíram dando tiros pelo centro da cidade e passaram pela porta da CIA da PM disparando. A população amanheceu apavorada.

A Academia de Letras da Bahia e a Eletrogoes entregam segunda (18h) o Prêmio pelo Conjunto de Obra à Myriam Fraga, poeta e imortal da ALB.

No evento, Myriam Fraga lançará o seu novo livro, Rainha Vashti, que narra a história da monarca que foi destituída do cargo após ter desobedecido à ordem de expor a sua beleza física ao rei Xerxes.

Os bancos no banco dos réus é o livro que Cândido Sá e Sérgio Novais lançam dia 25 na Livraria Cultura do Salvador Shopping. A obra mostra a realidade da cobrança de juros e que está por baixo do pano, ou seja, os abusos praticados por instituições financeiras.

A Câmara dos Deputados realiza na próxima quinta sessão especial para marcar a passagem do Dia da Consciência Negra, com o tema A Década Internacional dos Afrodescendentes. Quem está puxando o evento é a deputada federal baiana Tia Eron (PRB), que por acaso, é evangélica.

O Instituto Baiano de Direito Intelectual (Ibadin) realiza dia 20 (14h) no Ministério Público do Trabalho (MPT), Corredor da Vitória, o seminário Propriedade Intelectual nos 30 Anos da Axé Music. Entre os temas está o Marketing de emboscada no Carnaval de Salvador.

* Colaborou: Luiz Tito, de Feira de Santana

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco