A briga de Neto e Rui e o Centro de Convenções
Fabiana Menezes, moradora da Boca do Rio, nos pergunta por que o centro de convenções no antigo Aeroclube, anunciado por ACM Neto, gerou tanta polêmica.
Simples. Porque tem o tempero de 2018 na briga entre Rui Costa e Neto.
Os dois, a rigor, sempre viveram um jogo de gato e rato, com Rui anunciando obras em encostas, e Neto também. Até se dizia que era a briga do bem, para ver quem faz mais. As relações azedaram mais com o metrô, ou melhor, as discussões para a integração. Esquentaram mais quando Lula veio à Bahia e Neto, para fazer contraponto, atacou a falta de segurança no estado, o que levou Rui a retirar todos os policiais da prefeitura e da Câmara de Salvador.
O velho centro, na Boca do Rio, desabou em agosto do ano passado e uma expressiva banda do trade em Salvador, argumentando investimentos de R$ 4 bilhões em hotéis na área, defendia a recuperação, mas Rui Costa fincou pé que deveria fazer um novo.
Neto entrou na brecha. E segurou uma fatia empresarial que já torcia o nariz para o governo porque deixou o velho cair.
Rui mantém o projeto do Parque de Exposições. No que vai dar é o que vamos ver.
Lídice na fita
Embora digam que a chapa de Rui Costa já está lotada com ele, Jaques Wagner, um indicado do PP, que é João Leão, e outro de Otto Alencar, a senadora Lídice da Mata (PSB) diz que nunca cogitou desistir da disputa:
– Sou a primeira e única mulher a se tornar senadora pela Bahia. É uma conquista que vou defender com garra.
Pedida dupla — Aliás, se diz que alguns partidos aliados de Rui, mesmo os já aquinhoados, resolveram pedir duas vagas (para garantir uma, óbvio). Lídice não liga:
– Problema deles. Eu só quero uma.
Eu tenho compromisso com os direitos fundamentais, eu não sou advogado de bandidos internacionais
Vossa Excelência vai mudando a jurisprudência de acordo com o réu
Carga pesada
Candidato a deputado federal, o deputado Marcelo (PSL) se diz tranquilo, mas já vislumbrou algumas pedras no caminho.
Os federais aliados de Temer na Bahia, pelo menos 15 dos 39, estão abarrotados de emendas, o que significa forte moeda eleitoral em tempos de dinheiro curto.
Nilo se diz tranquilo, mas os amigos dele dizem que o problema está aí.
Choque de gestão
Aginoel Santos, ex-prefeito de Vera Cruz, diz que o município, quase 90% da Ilha de Itaparica, parece ter acertado o pé após uma sucessão de prefeitos não muito bons.
– Falo a cavalheiro porque fui adversário dele. O Marcus deu um choque de gestão.
O prefeito lá é Marcus Vinicius, do PMDB, um dos poucos do partido que vão bem.
É com Aleluia
A justificativa do deputado José Carlos Aleluia (DEM) para tirar Heraldo Rocha do Dnocs de que uma das razões é a insatisfação de deputados estaduais bateu mal na Assembleia. Ninguém carimba no particular, e em público o deputado Targino Machado (PPS) defendeu Heraldo em plenário:
– Isso não existe. A decisão é de Aleluia, e ele que assuma a responsabilidade. Quando ele nomeou Heraldo, não ouviu ninguém. E está demitindo da mesma forma.
Heraldo vai trabalhar com ACM Neto.
POLÍTICA COM VATAPÁ
É no DO
Newton Macedo Campos, ex-deputado, grande contador de casos, também contava que Raimundo Reis, deputado como ele, encarnava o típico boa gente: brincalhão, sempre sorrindo, eternamente de bem com a vida, vez ou outra inventava umas mentiras a favor, que repetia, repetia, repetia e repetia tanto que muitos ingênuos acreditavam.
Uma delas era a amizade com Fidel Castro, o líder da Revolução Cubana, inimigo número um dos EUA, mas ícone da liberdade na América Latina.
Veio o golpe militar de 64 e a mentira a favor virou contra. Foi um trabalho imenso para convencer os militares de que era brincadeira, mesmo assim ele foi chamado para depor na VI Região Militar. Começa o interrogatório:
– O senhor é marxista?
– Nada, coronel. Eu sou é do PSD.
– Mas o senhor defende ideologias estranhas, diz que é amigo de Fidel Castro...
– O que é isso, coronel? A ideologia do marxismo está no Manifesto de Marx e a do PSD está no Diário Oficial.
– Como?
– O Diário Oficial é que traz nomeação, demissão e principalmente verba.
Ontem como hoje, vida que segue.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.