Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 03 de janeiro de 2018 às 8:00 h • Atualizada em 03/01/2018 às 10:49 | Autor:

A corrupção na ponta das pesquisas. Será?

Causou surpresa na mídia e até a alguns cientistas políticos o fato da corrupção ter superado os líderes tradicionais (saúde e segurança) no rol dos principais problemas listados pela população.

O Ibope registrou pela primeira vez a liderança da corrupção com 62%, contra 52% de saúde e 33% de segurança.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

E de fato é algo notável. Quem é acostumado a lidar com pesquisas sabe que nos períodos eleitorais a preocupação com corrupção era baixo, nunca mais que 10%. O próprio Ibope apontou 9% em 2011.

Efeito Lava Jato? Certamente. Em 2016 o Barômetro Global da Corrupção, estudo feito pela ONG Transparência Internacional em 20 países da América Latina e Caribe, já apontava que 78% dos brasileiros entendiam que a corrupção cresceu muito nos últimos 12 meses (entre 2015 e 2016). Oxalá a consciência agora persista. Até porque, no início dos anos 90, no auge do escândalo que resultou no impeachment de Fernando Collor, a preocupação com a corrupção bateu o recorde histórico nas pesquisas, com 9%.

Depois, voltou ao normal, infelizmente.

Esquerda e direita

O Instituto Paraná realizou nova pesquisa de 11 a 14 de dezembro último ouvindo 2.466 pessoas em 172 municípios de 26 estados para saber como a população enxerga os presidenciáveis a partir do posicionamento ideológico.

Dos entrevistados, 22,6% se declararam de direita, 23,5 de centro e 21,4 de esquerda. 25,4% não têm posicionamento e 7,1 não opinaram.

79,1% acham que Lula é de esquerda e 77,2 que Jair Bolsonaro é de direita.

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, é visto por 29,3% como de direita, por 34,6 como de centro e por 16 como esquerda.

Já Ciro Gomes é visto como esquerdista por 61,3% e Marina Silva por 56,3%.

É ruim para o país e para a memória, mas não acredito que a população vai tremer nas suas bases por causa disso

Não fui consultado e não vetei. Ele quer arrumar uma desculpa

Pelô na Croácia

Um dos poucos poetas baianos a figurar no concorrido Prêmio Oceanos 2017 de literatura, que reúne o melhor do que foi escrito no mundo lusófono, Bernardo Almeida e sua verve colaboram também com a divulgação das belezas de Salvador em paragens muito distantes daqui, como a Croácia.

Traduzido para o idioma de lá, ele figura na página do jornalista croata Vinko Kalinic como sugestão de leitura, entre expoentes do quilate de Gabriel Garcia Márquez, Albert Camus, Tin Ujevic e Edgar Allan Poe.

Bilheteria - No site estrangeiro, o artista, que lançou Arresto este ano, é representado por uma eloquente foto do nosso Pelourinho e outra da Igreja de São Francisco, no Terreiro. O poema Bilheteria está em português e croata (Blagajna).

Porto Moreira

Antonio Moreira da Silva, o Moreira, 72 anos, que ao lado do irmão Francisco tocava o restaurante Porto do Moreira, fundado em 1938 pelo pai, José, deixou grande parte da intelectualidade baiana triste. Ele foi vítima de um infarto fulminante.

O jornalista e escritor Florisvaldo Mattos, um dos mais antigos frequentadores do Porto, que fica no Largo do Mucambinho, ou Largo das Flores, na Rua Carlos Gomes, soltou o verbo para falar do amigo.

Fala Flori - Um trecho do longo (e belo) texto que Florisvaldo Mattos postou no Face.

'... o paradigmático Restaurante Porto do Moreira, situado no Largo do Mucambinho, uma das joias, senão a principal, do universo sensorial da Cidade do Salvador. Memorável figura, admirável exemplo de fraternidade e cordialidade, que conciliava na convivência diária com clientes, muitos frequentadores da casa por decênios, gestos de amabilidade e respeito com irreverência bonachã, como bem o caracterizou hoje um deles, o Dr. Fernando Santana, presidente do Clube Inglês, sempre alegre, sorridente e afetuoso, em todos os momentos e dias em que lá se postava para cumprir a faina que o destino lhe reservara, para torná-lo um ser humano amado por todos que dele se aproximavam.

Desde que o conheci, lá se vão quase sessenta anos, travamos uma relação de consideração e amizade que durou até que os Fados o permitissem. Vai-se Moreira, de repente, deixando em todos os que o conheceram um sentimento de perda incalculável. Que a eternidade o receba coberto com consagrador manto de luz e paz, tornando a sua memória um patrimônio de todos'.

POUCAS & BOAS

A estátua falante do poeta Gregório de Matos, o Boca do Inferno, já tem data para ser inaugurada: será nesta sexta (18h30), na área externa do Teatro Gregório de Matos, na Praça Castro Alves.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco