Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE

TEMPO PRESENTE

A poesia porreta no jereré de Peres

Confira a coluna desta quarta-feira

Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes
Por A TARDE
O poeta Fernando da Rocha Peres
O poeta Fernando da Rocha Peres - Foto: Xando Pereira | Ag. A TARDE

A poesia “simplesmente porreta” de Fernando da Rocha Peres é o destaque da Academia de Letras da Bahia, ao lançar o livro “Poemação em São Paulo”, no Palacete Góes Calmon, no dia 31 de julho.

A tentativa de definir o indefinível mundo “rochapereano” é de Muniz Sodré, colega de imortalidade do autor; uma segunda metáfora tenta pescá-lo de "jereré": “seria incapaz de dizer que um seja poema melhor. São peixes da mesma maré”.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Formador de gerações e gerações de pesquisadores de ciências humanas, Fernando da Rocha Peres é um dos últimos de uma safra única de intelectuais, transmitindo o DNA ao filho Daniel Peres, professor de filosofia moderna.

“Poemação em São Paulo” vem à lume durante a sessão das quintas, realizada sempre no dia dedicado a Oxossi, no Palacete Goes Calmon, onde fica a sede do “Olimpo” das letras, na cúspide Nazaré-Saúde, do lado da rua da Poeira.

São 53 poemas de temas diversos, como o dedicado a “Caramelo”, cavalo resgatado durante as enchentes do Rio Grande do Sul; e “Olimpiadada”, louvando as performances das ginastas Rebeca Andrade e Simone Biles.

Para quem tem dúvida da estatura de Fernando da Rocha Peres, ou esconde a vergonha de não conhecer sua biografia, basta saber que o soteropolitano é professor emérito da Ufba; diretor e presidente de tudo quanto é instituto cultural de que se tem notícia.

A entrada é gratuita e franqueada ao grande público, podendo migrar para o Estádio da Fonte Nova, descendo a Ladeira do Jaquives, caso subitamente a cidadania tome consciência da dimensão do autor e a sede da ALB fique pequena demais para os autógrafos.

PopRuaJud fecha hoje

Encerra-se hoje o prazo de inscrição para o 2º Prêmio Boas Práticas PopRuaJud, promovido pelo CNJ e voltado a equipes do TJ-BA, MP, Defensoria e demais órgãos do Judiciário. A iniciativa reconhece ações que ampliem o acesso à Justiça para pessoas em situação de rua, com destaque para soluções inovadoras e humanitárias. As categorias são “inovação na prestação de serviços judiciais” e “impacto social e transformação”. Cada instituição pode inscrever até duas práticas via formulário eletrônico no site do CNJ. Os finalistas serão divulgados em 3 de agosto, com premiação de 13 a 15 do mesmo mês, em São Luís.

POUCAS & BOAS

‘Inclusão Escolar para alunos com autismo’ é o tema da capacitação que acontece hoje no Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães com a especialista em educação especial, Veruska de Paula. A formação é voltada para professores em coordenação, gestores escolares e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino. A coordenação é da Secretaria Municipal de Educação do município, através da Gerência de Saúde Educacional.

Em Caetité começa hoje o X Encontro Baiano de Geografia (EBG) e a XI Semana de Geografia de Caetité com o tema ‘Rumos da geografia baiana frente ao avanço do capital: rupturas e esperanças’. O evento vai movimentar o campus VI da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) até o próximo sábado reunindo dentre outros grupos, estudantes e professores de geografia de diferentes regiões do estado. Para comemorar os 33 anos do curso no campus local da Uneb, acontece também o II Encontro de Ex-Alunos de Geografia.

A 3ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária será aberta hoje, no Estacionamento da Associação de Desenvolvimento Sustentável Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), em Feira de Santana. Com a temática, ‘Do campo para a sua mesa, saúde e cuidado de quem planta’, o evento conta com uma programação variada até sexta-feira para debater a atividade da agricultura familiar da região, além de rodas de versos, apresentações artísticas e samba de roda.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas