Academia capricha em rica programação
Coluna Tempo Presente desta terça-feira, 11

A Academia de Letras da Bahia vai encerrando a temporada 2025 com a confirmação de dar o melhor exemplo de como “imortais” podem atuar de forma intensa na dimensão “terrena” com programações frequentes e de qualidade inestimável.
Nesta semana, a seleção convocada pelo presidente Aleilton Fonsêca pode ter exagerado: de hoje até sexta-feira, tem convite para o público participar, gratuitamente, de encontros relacionados a figuras humanas de excelência.
O saudoso Cid Teixeira, salvaguarda da memória da Bahia, será lembrado hoje, às 17 horas, por ocasião do centenário do historiador nascido em Ilha de Maré, cadeira 19 da veneranda instituição.
Tido como a “enciclopédia da Bahia”, conforme epíteto proposto por Roberto Gaguinho em documentário sobre sua extensa biografia, o mareense será tema de discurso especial por parte do não menos admirável Décio Torres.
O amigo de Cid, Fernando Oberlander, confirmou presença na homenagem daquele a quem recorriam os jornalistas baianos, a cada necessidade de se informarem sobre a história.
Na quarta, a academia outorga a comenda Arlindo Fragoso a Carlos Prazeres, regente da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), a quem cabe libertar a música “clássica” do eruditismo, levando as sinfonias a todas.
Quinta, às 17 horas, segue a generosa agenda, com o lançamento de coletânea em homenagem a Dalton Trevisan: “Os elefantes viriam pela manhã”, autoria do jornalista Rogério Faria Tavares.
Na sexta, termina, por ora, a série de belos tentos, com o já noticiado seminário “Ofá: Diálogos Profundos”, dentro da programação Novembro Negro ALB, reverenciando o centenário de Mãe Stella D’Oxóssi.
Formação para a juventude
Oferecer o mais amplo acesso a linguagens artísticas e manifestações multiculturais é a missão do projeto “Tempo Cultural”, desenvolvido junto à juventude de 22 bairros da península de Itapagipe e adjacências. As inscrições para a próxima etapa seguem até sexta-feira, bastando acessar o formulário disponível no perfil do instagram @tempocultural; ou ir aos locais das oficinas. O trabalho é coordenado pelo multiartista e produtor cultural Saulus Castro, em parceria com a Enter Consultoria, ao organizar oficinas gratuitas para moradoras e moradores da Salvador longe dos cartões postais a partir da idade de 16 anos.
POUCAS & BOAS
Em Luís Eduardo Magalhães será lançada hoje, a partir das 7h30, uma edição especial do Programa OperaLEM, em evento no Hospital Municipal Miriam Borges. A iniciativa é voltada para famílias cadastradas no Planejamento Familiar na Secretaria de Cidadania do município, através da Secretaria de Saúde, que marcou as cirurgias de vasectomia e laqueadura mobilizando grande equipe de profissionais da saúde.
Diretor-executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade integra a delegação brasileira como delegado oficial na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA). ‘Floresta, Água e Bioeconomia: Inovação e Sustentabilidade para Enfrentar a Urgência Climática’, e ‘As florestas brasileiras como parte essencial no combate às mudanças climáticas’ estão entre os temas que Andrade debaterá no evento. Ele também vai compor comitiva com outros representantes da Bahia como Fieb, Faeb e ACB.
O prêmio Selo Verde Barreiras Sustentável foi lançado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade com o objetivo de reconhecer publicamente empresas privadas, instituições públicas e associações que desenvolvem ações e projetos voltados à sustentabilidade ambiental. Podem se inscrever organizações com sede ou atuação em Barreiras que comprovem, no mínimo, cinco práticas sustentáveis em execução nos últimos 12 meses. Inscrições até 20 de dezembro e previsão de entrega simbólica do Selo Verde para o dia 20 de março de 2026.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
