Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 16 de novembro de 2025 às 1:34 h | Autor:

Acervo da Laje presta louvor a Jorge de Jesus

Coluna Tempo Presente deste domingo, 16

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Acervo da Laje presta louvor a Jorge de Jesus
-

Um dos fotojornalistas mais destacados, não apenas por assinar imagens relevantes do cotidiano da Bahia, durante décadas, também por contribuir decisivamente na formação de repórteres, será homenageado dia 20.

A escolha do feriado nacional da Consciência Negra para reverenciar Jorge de Jesus, vai levar cidadãos e cidadãs da Península de Itapagipe e adjacências ao “Acervo da Laje”, espaço cultural palco do encontro.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A homenagem busca fixar na memória afro baiana a relevância das imagens “clicadas” por De Jesus, repórter fotográfico de alta proa em periódicos baianos e de alcance nacional, entre os quais A TARDE.

O olhar preciso sobre aspectos da baianidade, em detalhes ou panoramas, acrescentou ao trabalho do jornalista o epiteto de “historiador do cotidiano”, ressaltando seu compromisso com a comunidade de Plataforma.

- A valiosa coleção visual sobre a história, a cultura e as sociabilidades precisa ser preservado”, destacam os mentores do Acervo da Laje, criado em 2010 por Eduardo Ferreira e Vilma Santos.

Dedicado a cobertura de todas as editorias das quais se tem notícia, entre as quais “polícia”; “esporte”; “cidade”; “política” e “economia”, Jorge de Jesus representa bem o fundamento empírico: “só se conhece o que se pratica”.

Quem com ele cumpriu pautas, entendeu sua proposta iniciada no gênero superlativo “geral”, traduzindo: cobria-se de tudo a qualquer momento, muitas vezes tirando da pauta precária e provisória a foto para manchete de capa.

Para dar o merecido abraço em Jorge de Jesus, além de tudo um pioneiro na luta de raça e gênero, o endereço do Acervo da Laje é Rua Nova Esperança número 34, São João do Cabrito.

Teatro gratuito no Centro

A coreografia “Dembwa” será apresentada gratuitamente no Teatro Gregório de Matos, na Praça Castro Alves, com sessões às 19h nos dias 21 e 28 e às 16h nos dias 22, 23, 29 e 30 de novembro. As apresentações integram o projeto “Mapear o movimento: tempo, memória e ancestralidade”, viabilizado pelo edital Territórios Criativos, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e do governo federal. “Dembwa” nasce do encontro das memórias de Marcos Ferreira e Ruan Wills, artistas que se definem como homens pretos, periféricos, efeminados e ligados ao candomblé-raiz.

POUCAS & BOAS

O Festival Gastronômico Sabores de Teixeira 2025 termina hoje com o Desafio Gastronômico – Duelo de Gigantes, que começou dia 08 com participação de nove casais. Também o Desafio Kids, para crianças entre 07 e 12 anos, terá seu final hoje. Com o tema ‘Gastronomia & Ritmos da América Latina’ o evento tradicional na cidade é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a CDL e o SEBRAE, com participação do SENAC e apoio da ABRASEL e demais instituições parceiras.

A 1º Semana da Prematuridade, começa amanhã em Itabuna, realizada através do Projeto Precoces, do Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH) da Secretaria Municipal de Saúde. Com início às 8 horas, no auditório do Rotary Club, a programação faz parte das ações da Campanha Novembro Roxo. A programação prossegue até quarta-feira e vai debater a importância da prevenção e dos cuidados com bebês nascidos antes de completar 37 semanas de gestação.

Em Juazeiro acontece hoje a 1ª Travessia do Nego D’água, que celebra o Rio São Francisco e uma de suas lendas mais famosas, conhecido como o guardião das águas. Com percurso de 2 km e largada na Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ) da Marinha do Brasil, a chegada será na estátua do Nego D’água, no bairro Angari. Idealizado por Alice Rocha, do Grupo Sereias do Rio, a iniciativa integra esporte, cultura e meio ambiente, com atividades voltadas para a preservação e conscientização ecológica, incluindo ações educativas e de limpeza do rio.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco