Acervo da Laje presta louvor a Jorge de Jesus
Coluna Tempo Presente deste domingo, 16

Um dos fotojornalistas mais destacados, não apenas por assinar imagens relevantes do cotidiano da Bahia, durante décadas, também por contribuir decisivamente na formação de repórteres, será homenageado dia 20.
A escolha do feriado nacional da Consciência Negra para reverenciar Jorge de Jesus, vai levar cidadãos e cidadãs da Península de Itapagipe e adjacências ao “Acervo da Laje”, espaço cultural palco do encontro.
A homenagem busca fixar na memória afro baiana a relevância das imagens “clicadas” por De Jesus, repórter fotográfico de alta proa em periódicos baianos e de alcance nacional, entre os quais A TARDE.
O olhar preciso sobre aspectos da baianidade, em detalhes ou panoramas, acrescentou ao trabalho do jornalista o epiteto de “historiador do cotidiano”, ressaltando seu compromisso com a comunidade de Plataforma.
- A valiosa coleção visual sobre a história, a cultura e as sociabilidades precisa ser preservado”, destacam os mentores do Acervo da Laje, criado em 2010 por Eduardo Ferreira e Vilma Santos.
Dedicado a cobertura de todas as editorias das quais se tem notícia, entre as quais “polícia”; “esporte”; “cidade”; “política” e “economia”, Jorge de Jesus representa bem o fundamento empírico: “só se conhece o que se pratica”.
Quem com ele cumpriu pautas, entendeu sua proposta iniciada no gênero superlativo “geral”, traduzindo: cobria-se de tudo a qualquer momento, muitas vezes tirando da pauta precária e provisória a foto para manchete de capa.
Para dar o merecido abraço em Jorge de Jesus, além de tudo um pioneiro na luta de raça e gênero, o endereço do Acervo da Laje é Rua Nova Esperança número 34, São João do Cabrito.
Teatro gratuito no Centro
A coreografia “Dembwa” será apresentada gratuitamente no Teatro Gregório de Matos, na Praça Castro Alves, com sessões às 19h nos dias 21 e 28 e às 16h nos dias 22, 23, 29 e 30 de novembro. As apresentações integram o projeto “Mapear o movimento: tempo, memória e ancestralidade”, viabilizado pelo edital Territórios Criativos, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e do governo federal. “Dembwa” nasce do encontro das memórias de Marcos Ferreira e Ruan Wills, artistas que se definem como homens pretos, periféricos, efeminados e ligados ao candomblé-raiz.
POUCAS & BOAS
O Festival Gastronômico Sabores de Teixeira 2025 termina hoje com o Desafio Gastronômico – Duelo de Gigantes, que começou dia 08 com participação de nove casais. Também o Desafio Kids, para crianças entre 07 e 12 anos, terá seu final hoje. Com o tema ‘Gastronomia & Ritmos da América Latina’ o evento tradicional na cidade é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a CDL e o SEBRAE, com participação do SENAC e apoio da ABRASEL e demais instituições parceiras.
A 1º Semana da Prematuridade, começa amanhã em Itabuna, realizada através do Projeto Precoces, do Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH) da Secretaria Municipal de Saúde. Com início às 8 horas, no auditório do Rotary Club, a programação faz parte das ações da Campanha Novembro Roxo. A programação prossegue até quarta-feira e vai debater a importância da prevenção e dos cuidados com bebês nascidos antes de completar 37 semanas de gestação.
Em Juazeiro acontece hoje a 1ª Travessia do Nego D’água, que celebra o Rio São Francisco e uma de suas lendas mais famosas, conhecido como o guardião das águas. Com percurso de 2 km e largada na Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ) da Marinha do Brasil, a chegada será na estátua do Nego D’água, no bairro Angari. Idealizado por Alice Rocha, do Grupo Sereias do Rio, a iniciativa integra esporte, cultura e meio ambiente, com atividades voltadas para a preservação e conscientização ecológica, incluindo ações educativas e de limpeza do rio.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
