Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 13 de maio de 2017 às 10:41 h | Autor:

Alagoinhas vai ganhar Faculdade de Medicina

Alagoinhas, que disputa com Juazeiro para ver quem mais cresceu nos últimos anos, um pela expansão industrial, outro pelo agronegócio, está prestes também a encerrar um capítulo triste do seu dia a dia, a precariedade no atendimento hospitalar.

Só tem o Hospital Dantas Bião, estadual, que recebe gente de toda a região, com largo histórico de paralisações, mas vai ganhar uma Faculdade de Medicina que será ancorada num hospital municipal.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A faculdade quem vai fazer é a Estácio, com apoio da prefeitura, que vai ceder um terreno e junto construir o Hospital Municipal, que, segundo o prefeito Joaquim Neto, vai custar R$ 12 milhões.

– Estamos caminhando para exportar também mão de obra e serviços de saúde.

Joaquim é médico, foi prefeito de Sátiro Dias três vezes e agora é de Alagoinhas. Diz ele que resolver essa questão é ponto de honra.

Oxalá seja. Lá se diz que alguém cai doente e a família também. De ataque de nervos.

Mesa carregada

A audiência pública realizada ontem na Assembleia para debater as reformas de Temer (trabalhista e da Previdência), com a presença do senador gaúcho Paulo Paim (PT), encheu o plenário, apesar do dia chuvoso.

Um detalhe: colocaram tanta gente na mesa para falar que ao meio-dia grande parte do público debandou.

Dia de sexta restaurantes da área fecham.

Outro projeto — Aliás, como a mesa era toda de esquerda, não faltou quem lembrasse o primeiro aniversário do afastamento de Dilma ou da ascensão de Temer ontem. E o clima era azedo, como disse o deputado Daniel Almeida (PCdoB):

– Deu no que já dizíamos. O caso não era tirar a presidente. Era impor outro projeto.

Um sopro levou a alma mais linda e delicada que conheci

Mas são coisas da vida: não sei o que ele fez. Dependendo do que foi, o que o juiz poderá fazer? (...) A lei é para todos

Encontro na Inglaterra

Um encontro pra lá de inusitado acontecerá amanhã entre Jaques Wagner, Ciro Gomes e Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara e amigo de ACM Neto. Os três estarão apresentando suas visões sobre o futuro do Brasil no pós-Lava Jato na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Foram convidados pelo Fórum Brasil/Reino Unido (Forum Brazil UK) para um ciclo de debates fruto de parceria entre o governo britânico e a Embaixada Brasileira.

Com o ex-governador do Ceará na mesa, o encontro promete fortes emoções.

Panos quentes — Mas Wagner contemporiza com seu jeito vaselina:

– Neste Brasil de ânimos acirrados, geralmente as divergências são resolvidas no grito. Mas talvez a fleuma britânica inspire momentos mais cordiais.

Otto sindical

Otto Alencar (PSD) vai apresentar uma emenda ao projeto de reforma trabalhista no Senado. Prorroga o fim do imposto sindical por mais dois anos.

– Temos que dar um tempo para os sindicatos pagarem suas dívidas. Da forma como está, é muito abrupto. Com os sindicatos patronais não acontece nada disso. Só com os dos trabalhadores.

POUCAS & BOAS

* Ética e boa-fé no Direito – Estudos em homenagem ao Prof. Adroaldo Leão e sua histórica obra "O litigante de Má-fé", é o livro que 15 professores, mestres e doutores da Unifacs, sob a coordenação de Rodolfo Pamplona Filho e Paula Sarno Braga, lançam terça (18h) na Unifacs.

POLÍTICA COM VATAPÁ

Milagre de Fátima

E já que o papa está hoje em Fátima, Portugal, onde o Vaticano credita um século do primeiro milagre lá, vamos relembrar a história de Sebastião Nery relatando outro milagre da mesma fonte.

Conta ele que José Maria Alckmin, secretário da Fazenda de Juscelino Kubitschek e depois vice-presidente de Castelo Branco, então deputado federal por Minas Gerais, terra dele, voltava de Portugal e, ao desembarcar no aeroporto de BH, o policial que verifica bagagens travou ao ver os contornos dos vidros de alguns litros em uma sacola.

– O que é isso, deputado?

– Água de Fátima. Mineiro é tarado por água de Fátima. Dizem que bateu uma gotinha o milagre acontece.

– Posso ver?

– Claro que pode.

O policial abriu, virou-se:

– Mas isso é uísque, deputado.

E Alckmin, com cara de espanto:

– Uê! O milagre já aconteceu?!

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco