Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 23 de dezembro de 2025 às 2:18 h | Autor:

ALB iniciará 2026 em palacete reformado

Coluna Tempo Presente desta terça-feira, 23

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Academia de Letras da Bahia
Academia de Letras da Bahia -

Quem se habituou a frequentar a rica programação de lançamentos de livros, recitais, debates e palestras da Academia de Letras da Bahia terá uma agradável surpresa na volta do recesso de "boas festas".

O Ano Novo dos imortais virá com um ambiente ainda mais belo e bem cuidado, com a conclusão das obras de restauro do Palacete Góes Calmon, onde o estabelecimento funciona desde 1983, em Nazaré.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Para quem ainda não teve a honra de visitar o prédio, pode parecer um serviço pontual, mas é engano, pois foram mais de 100 peças recuperadas, entre portas, janelas, esquadrias, gradis e vitrais.

A coordenação técnica do restauro é assinada pelo arquiteto Antônio Pedro de Paula Calazans, utilizando madeira de lei para as próteses e substituição de peças sem chance de serem recuperadas, mantendo a ferragem original.

O trabalho, acompanhado com atenção pelo presidente da academia, Aleilton Fonseca, começou em maio, tendo merecido uma cerimônia de entrega, na presença do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, e outras autoridades.

“O Palacete Góes Calmon é um patrimônio histórico, artístico e cultural do nosso País, e um lugar de referência da memória baiana”, afirma Aleilton Fonseca.

Segundo o presidente da academia, “o restauro das portas e janelas, além de garantir a preservação do palacete enquanto patrimônio histórico, também eleva a segurança do prédio”.

O imóvel serviu de residência para a família Góes Calmon e foi a primeira sede do Museu de Arte da Bahia, destacando-se por seus encantos, além de guardar valioso acervo documental e bibliográfico sobre a história do Brasil, tendo Salvador como protagonista.

‘Dinos’ de Santa Inês

O município de Santa Inês alcançou a marca de 100 “filhotes” pré-históricos e se tornou a referência brasileira de réplicas de dinossauros e assemelhados. O projeto é conduzido pelo servidor municipal Anilson Borges, responsável por esculturas de carnotaurus, prestosuchus, aratasaurus, ubirajara jubatus, triceraptos, parasaulolophus, stegosaurus, ixalerpeton e tyrannosaurus. Iniciado como brincadeira, há sete anos, o trabalho deu origem ao DinoVale, e hoje integra o cotidiano da cidade. As peças, feitas de gesso, arame e epóxi, são encomendadas por municípios de São Paulo e pelo Ceará, em parceria com a Universidade Federal do Ceará.

POUCAS & BOAS

Com vigência de um ano, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre Itabuna e os municípios de Barro Preto e Itapé para o acolhimento institucional provisório de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A medida conta com a anuência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e está dentro das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Serão acolhidos, simultaneamente, até quatro indivíduos por município, sendo duas crianças e dois adolescentes. Os dois municípios deverão arcar com alimentação e demais despesas e ceder servidores públicos para exercer a função de cuidadores.

Em Alagoinhas, termina, hoje, na Praça Rui Barbosa, a programação especial de Natal, que foi aberta dia 18 de dezembro, na Praça dos Esportes, com o coral Sementes de Luz e a Fanfarra Tradicional de Alagoinhas. A partir das 18h desta terça-feira, acontecem apresentação de Maurício Lins e canções natalinas, seguido do Coral da Igreja Hebrom, 19h30. Os festejos do Natal são coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet).

A edição de encerramento da temporada 2025 do podcast Vem de Lá tem como convidada de hoje a comunicadora estratégica, educadora e artista, Sabrina Bispo. Com início às 19h, ela conversa a respeito da comunicação como ferramenta de educação, vínculo, estratégia e transformação social, com olhar atento ao empreendedorismo negro e às práticas colaborativas. O episódio faz parte da série Conexões em Rede, conduzido pelo jornalista e fotógrafo André Frutuôso.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco